Escritório virtual em São Paulo e endereço de correspondência – Como funcionam?

Escritório virtual em São Paulo e endereço de correspondência - Como funcionam?

A tecnologia trouxe inúmeras facilidades para a sociedade e uma delas foi facilitar a abertura de uma empresa. Hoje, se a atividade puder ser realizada remotamente, não é preciso alugar um imóvel para ter um endereço e usar no registro do negócio. Isso se deve ao serviço de escritório virtual, que oferece uma série de vantagens.

Falando especificamente da cidade de São Paulo, a locação de uma sala para montar um escritório costuma envolver altos custos, especialmente nas áreas consideradas nobres e estratégicas para os negócios. Assim, o escritório virtual se mostra como uma opção acessível e democrática para os empreendedores.

Nesta publicação vamos explicar como funcionam os serviços de escritório virtual em São Paulo e endereço de correspondência, além das vantagens envolvidas. Acompanhe!

Como funciona um escritório virtual?

Para abrir uma empresa e ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é preciso fornecer um endereço para os órgãos oficiais responsáveis por esse registro. No entanto, hoje, muitos empreendimentos funcionam remotamente.

Ainda que seja permitido, em alguns casos, usar o endereço residencial, essa não é uma opção muito indicada. Afinal, além de ser um dado pessoal e não poder ser divulgado em materiais de comunicação da empresa, há diversas outras implicações.

Em algumas situações, é comum precisar receber clientes na sede da empresa. Além disso, a localização exibida no site de um empreendimento contribui para a transmissão de valores ao público, como credibilidade e segurança.

Assim, o escritório virtual vem como uma solução para todos esses pontos. Trata-se de um serviço geralmente oferecido por complexos de salas de escritório e os chamados coworkings.

Após a contratação, o usuário pode usar o endereço do local para registrar a empresa e também divulgá-lo para os seus clientes. Embora o empreendimento não necessariamente funcione naquele prédio, os contratantes do serviço de escritório virtual têm ali uma base.

Serviços oferecidos por um escritório virtual

Existem diversos pacotes de escritório virtual, entre as opções oferecidas estão:

Endereço fiscal

O serviço de endereço fiscal costuma ser o mais procurado nos pacotes de escritório virtual. Com a contratação, você pode usar o endereço do local para registrar a sua empresa junto aos órgãos oficiais.

Vale lembrar que essa prática é permitida por lei. Para mais detalhes, sugerimos a leitura de outra postagem do blog Virtual Office, em que abordamos as leis para uso do escritório virtual.

Endereço comercial

O endereço fiscal pode ser contratado juntamente com o endereço comercial. Como o próprio nome indica, trata-se de uma informação utilizada para fins comerciais, ou seja, materiais de divulgação.

Se você nunca pensou no endereço da sua empresa por esse lado, vale a pena considerar. Informar o endereço no rodapé do site institucional é mais do que um mero detalhe e pode contribuir para o sucesso do negócio.

Imagine que uma pessoa está fazendo uma busca online por uma agência de marketing. Então, visita o site de uma empresa e vê que o escritório está localizado na Berrini, avenida famosa de São Paulo por abrigar empreendimentos de sucesso. 

Percebe o quanto isso pode impactar na imagem do negócio e influenciar na decisão de um cliente em potencial?

Endereço de correspondência

Apesar de, hoje, a comunicação empresarial acontecer majoritariamente via e-mail e outros meios digitais, as correspondências ainda existem. Geralmente, elas estão atreladas ao endereço fiscal, sendo enviadas por órgãos oficiais.

Mais um serviço que compõe o escritório virtual é o recebimento de correspondências e o seu posterior redirecionamento para o local informado pelo titular. Assim, não há o risco de nenhuma carta importante ser perdida.

Atendimento telefônico

Empresas em geral recebem ligações telefônicas. Dessa maneira, contar com um atendimento profissional ajuda a transmitir seriedade ao público. Entretanto, contratar um profissional para isso é inviável para muitos empreendimentos.

Com o escritório virtual também dá para ter essa facilidade. As ligações são atendidas e os recados repassados imediatamente por email. Algumas facilidades extras nesse sentido são o atendimento em outros idiomas, além do português, e personalizado, como se a equipe fosse exclusiva do seu negócio.

Número de telefone exclusivo

Quer ter um número de telefone exclusivo para incluir em materiais de divulgação? O escritório virtual também tem essa opção. Perceba que dá para ter um atendimento personalizado e em um número próprio, ou seja, uma experiência de exclusividade sem precisar pagar os custos integrais dela.

Contratação de salas de escritório e reunião

Ainda que o escritório seja virtual, dá para trabalhar no local, seja diariamente ou apenas em alguns dias da semana, em salas privativas. Além disso, é possível reservar salas de reunião para receber clientes com todo o conforto e causar uma boa impressão.

Vantagens do escritório virtual em São Paulo

Um levantamento realizado pelo Quinto Andar, plataforma especializada em locação de imóveis, listou os bairros mais caros de São Paulo e os valores médios do aluguel mensal por metro quadrado em cada um deles. Observe:

  • Vila Olímpia – R$ 74;
  • Pinheiros  – R$ 60;
  • Vila Nova Conceição  – R$ 60;
  • Vila Madalena  – R$ 59;
  • Real Parque  – R$ 55;
  • Brooklin  – R$ 54;
  • Santo Amaro  – R$ 53;
  • Itaim Bibi – R$ 52;
  • Moema  – R$ 50;
  • Jardim Paulista  – R$ 47.

Isso sem contar na Avenida Paulista, com um dos metros quadrados mais caros da capital.

Esses endereços abrigam diversas das empresas mais importantes do Brasil. Logo, ter um empreendimento registrado nessas regiões causa uma ótima impressão junto aos clientes. Entretanto, os altos valores dos aluguéis não são acessíveis para a maior parte dos empreendedores, especialmente os iniciantes.

O escritório virtual é a melhor solução para ter acesso a um endereço de prestígio para abrir a empresa, receber correspondências e divulgar, sem arcar com os altos custos de uma locação tradicional. Além disso, dá para escolher um plano com mais serviços que contribuam para a produtividade e o sucesso do negócio.

Economia compartilhada em alta

Diversos serviços utilizados hoje são baseados em um mesmo conceito, a economia compartilhada. Segundo dados levantados pela consultoria PwC, 15 bilhões de dólares são movimentados anualmente no mundo com esse tipo de serviço.

São exemplos disso os carros de aplicativo que levam os passageiros de um lugar a outro, as plataformas de locação de imóveis por temporada e, claro, o escritório virtual. Esses serviços são baseados no compartilhamento de bens e facilidades que individualmente seriam inacessíveis para a maior parte das pessoas.

Mais um fato que mostra o alinhamento dessa ideia com o momento atual do mundo é a questão ambiental. Com mais pessoas desfrutando de um mesmo bem, os impactos ao planeta são reduzidos.

Conclusão

A contratação do serviço de escritório virtual em São Paulo, incluindo endereço de correspondência e outros mencionados ao longo da postagem, é uma opção que oferece uma série de benefícios. Não apenas na capital paulista, mas em outras cidades também.

Primeiramente, você pode tranquilamente abrir o negócio com o endereço fiscal, utilizando-o também para fins comerciais, pagando valores acessíveis. Com isso, não precisa expor seu endereço residencial e ainda causa uma boa impressão entre os clientes.

Mais vantagens incluem poder contar com serviços de atendimento que ajudarão a transmitir confiança ao público, além de ter acesso a salas de reunião e escritório. É um pacote de benefícios capazes de impactar diretamente o desempenho da sua companhia.

Para isso, é preciso buscar uma empresa séria, afinal, ela irá ceder o endereço para o seu empreendimento. Se não for uma organização confiável, poderá fechar em pouco tempo e gerar problemas para você alterar essas informações no registro do seu negócio.

No Virtual Office você encontra a tradição de 26 anos de existência aliada à modernidade de uma empresa que busca estar sempre alinhada com as tendências mais recentes do universo empresarial. Entre em contato para conhecer os planos oferecidos.