O papel do escritório virtual – Sua empresa bem localizada

O papel do escritório virtual- Sua empresa bem localizada

A localização de uma empresa é um fator muito importante por diversas questões, tanto práticas quanto estratégicas. O escritório virtual é um grande aliado dos empreendedores que desejam estar em polos de negócios sem, necessariamente, investir em um espaço próprio.

Estar em uma região de prestígio pode influenciar o público que a empresa irá atrair, a comunicação da marca e até os valores praticados. Vamos entender melhor esse impacto do endereço e o papel do escritório virtual nesse contexto? Continue a leitura e confira!

Por que a localização de uma empresa é importante?

Em uma época em que compramos e vendemos tanto pela internet, por que a localização de uma empresa pode ser importante? Essa é a pergunta que muitos empreendedores se fazem antes de entenderem o poder do endereço comercial.

Acredite, uma má escolha nesse sentido pode colocar em risco o potencial do negócio, aumentar as despesas e comprometer seu crescimento futuro. Afinal de contas, o endereço é parte da identidade da companhia e da imagem transmitida ao público.

Para ficar mais clara a importância da localização de uma empresa, vamos tomar como exemplo uma startup de tecnologia. Esse é um modelo de negócio do qual se espera valores como modernidade, flexibilidade, mobilidade e outros.

Entretanto, apenas o fato de se tratar de uma startup não é o suficiente para passar essa ideia ao público. É necessário que outros elementos do negócio transmitam esses valores e a localização é um deles.

Imagine uma empresa com um nome futurista e uma identidade visual moderna. Um cliente em potencial acessa o site, se interessa, verifica o endereço do empreendimento e faz uma busca no Google Maps. Então, a rua desconhecida aparece e, em seguida, uma fachada nada condizente com os demais elementos da marca.

Conseguiu entender como ter uma empresa bem localizada é importante? Alguns podem questionar qual a relevância do endereço para negócios digitais. A verdade é que, embora a tecnologia facilite a venda e a prestação de serviços à distância, o mundo físico continua sendo essencial.

O endereço, além de indispensável para a abertura da empresa nos órgãos competentes, é parte do cartão de visitas do negócio. E isso também vale para as empresas remotas.

Escritório virtual: localização para negócios digitais

Um negócio pode ser 100% digital, mas ainda assim vai precisar de um endereço. Em primeiro lugar, para ser devidamente registrado, conforme já mencionamos, e também para transmitir confiança aos clientes.

Ainda que toda a relação comercial seja realizada no virtual, divulgar um endereço é uma forma de mostrar ao cliente que aquela empresa é real. Assim, ele saberá que, se houver algum problema, terá um lugar para ir.

O escritório virtual é uma solução que oferece uma localização estratégica para negócios digitais e também empresas físicas que queiram ter um endereço comercial estratégico.

Com esse serviço, além de usar o endereço, pode-se contratar outras facilidades, como: atendimento telefônico personalizado, número exclusivo, gestão de correspondências e até mesmo a locação de salas para reunião e de escritório.

São diversas possibilidades para criar uma estrutura que possibilite à sua empresa não apenas estar bem localizada, como também oferecer um atendimento de excelência aos clientes.

7 Benefícios do escritório virtual para uma empresa bem localizada

Uma localização privilegiada passa a ideia de um negócio de sucesso em que se pode confiar. Embora isso possa soar superficial, precisamos reconhecer que todos nós fazemos isso, seja julgando empresas, pessoas que conhecemos e em outras situações.

Com um endereço prestigioso, além de uma imagem de sucesso, se tem acesso a diversos benefícios que realmente contribuem para que o empreendimento seja bem-sucedido. Conheça algumas das principais vantagens a seguir!

1. Atrair clientes em potencial na região

É natural que as pessoas deem preferência para contratar serviços de empresas próximas, pela praticidade e também pela confiança. Logo, o endereço pode fazer com que o seu negócio conquiste clientes na vizinhança do escritório virtual.

Isso irá facilitar as reuniões, a participação em eventos para prestigiar o cliente e o fortalecimento da relação de modo geral. Além do mais, auxilia no aspecto que iremos citar no próximo tópico.

4. Tornar a empresa mais conhecida no mercado

Ser reconhecida no mercado como referência do ramo de atuação é tudo o que uma empresa precisa para ter sucesso. Para chegar lá, além de trabalhar duro, é necessário realizar ações intencionais, como estar em uma região estratégica.

Quanto mais as pessoas associarem seu empreendimento à região de prestígio e mais clientes conseguir conquistar na área, mais rapidamente o negócio se tornará conhecido no mercado. 

2. Acesso facilitado a fornecedores

Assim como a localização facilita a conquista de clientes, o mesmo vale para encontrar bons fornecedores. Você poderá, por exemplo, conhecer empresas que forneçam softwares e diversos outros produtos e serviços para o seu negócio.

Ter bons fornecedores é decisivo para um empreendimento crescer, conquistar cada vez mais clientes e se consolidar no mercado.

4. Trabalhar alguns dias da semana no escritório

O escritório virtual possibilita que você trabalhe presencialmente também, seja em uma sala de escritório ou na sala de reunião, recebendo os seus clientes. Essa possibilidade é ótima para os negócios, mas principalmente para ter uma rotina equilibrada, dividindo as horas de trabalho e descanso.

5. Mais facilidade para chegar ao público-alvo

Um advogado especializado em contratos, por exemplo, terá muito mais facilidade para acessar um público-alvo formado por empresas de sucesso, se ele estiver entre elas. A localização também tem esse poder, que não deve ser subestimado.

6. Fortalecimento da marca empregadora

Se você tem funcionários, provavelmente busca os melhores talentos para compor a sua equipe, certo? Para isso, é necessário investir na marca empregadora, ou seja, mostrar para os profissionais que se trata de uma organização boa para trabalhar.

São inúmeros os fatores que compõem uma boa marca empregadora, como: salários oferecidos, benefícios, clima organizacional, possibilidade de crescimento, ações sociais realizadas e outros.

A localização, embora não tenha ligação direta com essa questão, pode ajudar a impulsionar o nome da companhia, atraindo a atenção para que outras características se destaquem. Como consequência, mais profissionais talentosos a conhecerão e terão o desejo de fazer parte da equipe.

7. A localização impulsiona as buscas online

Vamos imaginar duas situações diferentes de busca online por empresas de contabilidade:

1: escritório de contabilidade SP centro.

2: escritório de contabilidade.

A primeira opção de busca é muito mais específica e apenas as empresas que preencherem o requisito de estarem localizadas no centro de São Paulo irão aparecer.

Já na segunda opção, não há um direcionamento para a pesquisa. Dessa forma, irão aparecer empresas do Brasil inteiro, dificultando que o seu empreendimento se destaque. Veja como a localização tem impactos extremamente amplos, influenciando até em como os clientes podem encontrar uma empresa na internet.

Conclusão

Escolher a localização da sua empresa, assim como qualquer outra decisão relacionada, é importante. Não apenas pensando no presente, mas para o seu sucesso futuro também.

Pense em quanto tempo se dedicou para escolher o nome do negócio, o endereço do site e o logotipo. A localização do escritório virtual é igualmente importante, sendo parte da identidade do empreendimento.

Se está buscando um escritório virtual com opções de endereço em regiões estratégicas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, a sua melhor escolha é Virtual Office! Entre em contato e se informe sobre os planos e serviços oferecidos.