LinkedIn, como se diferenciar dentro da rede?

LinkedIn, como se diferenciar dentro da rede?

Empresários e profissionais de diferentes áreas criam perfis no LinkedIn para fazer contatos, divulgar seu trabalho e até encontrar oportunidades. No entanto, para ter bons resultados é preciso se diferenciar, afinal, são milhões de usuários utilizando a plataforma.

Somente no Brasil, são mais de 50 milhões de perfis ativos, e no mundo mais de 850 milhões. Quer saber como se destacar em meio a essa infinidade de profissionais? Continue a leitura para conferir as dicas que preparamos!

O desafio de se diferenciar no LinkedIn

Se existe uma certeza que todo profissional e empresa devem ter é a de que haverá concorrência, o que vale para o mercado e também para o LinkedIn. Ter concorrentes pode gerar dois tipos de reações: acreditar que pode competir com eles ou se deixar levar pela insegurança e desistir.

Se você chegou até aqui é sinal de que acredita que pode se destacar na plataforma e conquistar grandes oportunidades. Esse é o primeiro requisito para se diferenciar no LinkedIn: acreditar na sua capacidade.

Quando se fala em diferenciação no mundo dos negócios, o principal setor com esse poder é o de pessoas. E o LinkedIn é uma rede social com foco total nas pessoas, suas experiências, habilidades e conhecimentos.

Apesar de tudo isso parecer óbvio, nem todas as companhias e profissionais utilizam esse “superpoder”. Assim, seus perfis são mais do mesmo, com postagens parecidas em praticamente todos os aspectos, como textos, imagens e vídeos.

Como se diferenciar oferecendo ao público a mesma coisa que os outros empreendimentos? Para se destacar é preciso mostrar algo diferente, com uma abordagem adequada à sua personalidade e à sua forma de trabalhar.

Afinal, cursos, equipamentos, softwares, tudo isso os concorrentes podem ter igual. A diferença precisa vir do seu ponto de vista em relação a todos esses elementos, pois é daí que vem a sua exclusividade, o seu superpoder!

Comece encontrando o seu diferencial

Para se diferenciar no LinkedIn é necessário encontrar o seu diferencial, seja como empresa ou profissional. Para isso, responda as perguntas a seguir: 

  • Em quais pontos você se diferencia dos demais?
  • O que você oferece para resolver problemas dos seus clientes?
  • Acredita que está transmitindo isso claramente no conteúdo que compartilha no LinkedIn?
  • Se sim, acha que as postagens estão chegando ao público que precisa e vê-las?

É importante que você reconheça os seus pontos de diferenciação para, a partir deles, alcançar esse objetivo na plataforma.

7 Estratégias para se diferenciar no LinkedIn

Após identificar o seu diferencial, conheça estratégias para se destacar no LinkedIn. Assim, poderá expressar a sua identidade da maneira certa, alcançando excelentes resultados!

1. Comece pelo título

O título de um perfil do LinkedIn vem logo abaixo do nome e tem função semelhante a uma manchete de jornal. Por isso, precisa ser atrativo para as pessoas terem o interesse de ler todo o conteúdo sobre você e sua carreira.

Existem diversas estratégias de se diferenciar através do título, é importante que você escolha aquela que mais faça sentido, considerando a sua área e abordagem. Confira algumas sugestões de caminhos para seguir e exemplos!

  • Cite seus nichos: Advogado especializado em propriedade intelectual e contratos;
  • Diga quem você ajuda e como: Ajudo empresas a registrarem suas marcas e firmarem contratos com transparência;
  • Inclua um compilado de informações relevantes sobre sua trajetória: Advogado na Rodrigues&Alves Advocacia | Professor da UNIXXX | Escritor | Palestrante;
  • Mencione a sua localização: Advogado em São Paulo | Especialista em Propriedade intelectual | Contratos | Direito civil;
  • Escreva em primeira pessoa: Posso ajudar a sua empresa com o registro de marcas e contratos, contribuindo para mais proteção e prosperidade.

Atenção: se optar por citar várias informações, como alguns exemplos mostraram, use o símbolo da barra vertical para separá-las.

2. Conheça profundamente o seu público-alvo

Como foi a tarefa de pensar em um título para o seu perfil do LinkedIn? Se achou simples, leia-o se colocando no lugar do seu público-alvo e verifique se continua parecendo interessante.

Esse exercício de se imaginar na posição do seu cliente em potencial é fundamental para qualquer ação de marketing. Afinal de contas, o foco deve estar sempre direcionado a esse perfil de pessoa.

Caso sinta dificuldade para simular os pensamentos e necessidades do público, é sinal de que precisa conhecê-lo melhor. Isso pode ser feito através de pesquisas, conversas com clientes e colegas do setor, e te dará mais bagagem para se destacar no LinkedIn e no mercado.

3. Seja original e fuja de clichês

Basta navegar por alguns minutos no LinkedIn para encontrar diversos textos e frases motivacionais. Embora esse tipo de conteúdo tenha seu público e possa até gerar reflexões interessantes, isso se tornou lugar-comum, pois é o que a maioria está fazendo.

Quem deseja se destacar, precisa ter disposição para ser original, o que dá muito mais trabalho, mas também traz recompensas que fazem todo o esforço valer a pena.

Em vez de simplesmente copiar e colar um texto pronto, que tal escrever o seu ponto de vista, incluindo conhecimentos da sua área?

Vai falar de um assunto em alta no seu segmento? Utilize uma abordagem diferente, incluindo dados que não tenha visto outras pessoas mencionarem. Esses detalhes farão você se diferenciar.

4. Não basta ser competente, tem que parecer

Desde sempre, os profissionais e empresas, além de serem competentes, precisam demonstrar isso para transmitir confiança e conquistar clientes. No entanto, como no passado a concorrência era menor, talvez fosse mais simples passar essa imagem.

Hoje, especialmente no LinkedIn, existe uma infinidade de perfis de profissionais das mesmas áreas, oferecendo serviços e conteúdos semelhantes. Então, se o seu intuito é se diferenciar e conquistar uma posição de destaque, precisa demonstrar sua competência.

O caminho para isso não se resume a uma ação e sim a várias delas, realizadas dia após dia, com constância. Compartilhe notícias relevantes para os seus clientes com seus comentários de especialista, tire dúvidas do público, escreva artigos e publique no LinkedIn. Assim, pouco a pouco, será visto com referência.

5. Compartilhe vivências da sua carreira

Fez uma viagem profissional, deu uma palestra, participou de um evento do seu segmento, recebeu um prêmio? Publique imagens no LinkedIn contando sobre a experiência, mas faça de forma que as informações sejam úteis para quem estiver lendo.

Essa estratégia de compartilhar vivências profissionais, incluindo informações de valor ao leitor, cria um diferencial. Afinal, não serão postagens puramente para mostrar a sua competência e sucesso, quem ler terá algum benefício.

6. Mantenha seu perfil atualizado e completo

Apesar de ser algo básico para quem deseja se destacar no LinkedIn, é sempre bom reforçar: mantenha seu perfil atualizado e com o máximo de informações relevantes.

Preencha todos os campos que fizerem sentido e puderem contribuir para demonstrar sua competência. Escreva um bom resumo, acrescente as experiências profissionais, habilidades, cursos etc.

A foto também deve ser atualizada e condizente com o ambiente profissional. Lembre-se que a ideia é dar rosto para as informações compartilhadas, então esse deve ser o foco ao escolher a imagem. 

7. Utilize palavras-chave estrategicamente

Por fim, além de se dedicar ao conteúdo, utilize palavras-chave estrategicamente. Elas ajudarão seu perfil e suas postagens a aparecerem em destaque quando alguém fizer uma busca relacionada na plataforma.

Para escolher as palavras-chave se coloque no lugar de um recrutador ou de um cliente em potencial que está procurando um profissional. O que essa pessoa digitaria no campo de busca do LinkedIn?

Geralmente, um mesmo profissional pode ser buscado com diferentes termos, então é válido explorar todos eles no seu título e resumo. As demais seções do perfil também podem e devem conter palavras-chave.

Conclusão

Para se diferenciar no LinkedIn é preciso ter um perfil completo, fornecer valor através dos conteúdos publicados e usar as palavras-chave certas. Dessa maneira, é possível alcançar os seguintes resultados:

  • Construir uma imagem de autoridade entre os contatos que já possui;
  • Aparecer nas buscas feitas por recrutadores ou clientes em potencial;
  • Agradar as pessoas que acessarem o perfil através das buscas;
  • Obter destaque em meio aos concorrentes ao se candidatar para vagas na plataforma.

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