Como se conectar com outras pessoas e construir relacionamentos profissionais trabalhando remotamente?

Como se conectar com outras pessoas e construir relacionamentos profissionais trabalhando remotamente?

O trabalho remoto proporciona muita praticidade e liberdade para a rotina. No entanto, uma queixa comum está relacionada à dificuldade de construir relacionamentos profissionais à distância.

Afinal, esse contato é importante, tanto por questões relacionadas à carreira e desenvolvimento, quanto para o próprio bem-estar. Mas como suprir essa necessidade gerada pelas novas formas de trabalho?

Vamos trazer essa resposta ao longo dos próximos tópicos. Continue lendo para conhecer uma modalidade de espaço ideal para superar as barreiras impostas pelo trabalho remoto.

Entenda a importância de se conectar com outras pessoas e construir relacionamentos profissionais

A conexão com outras pessoas vai além de uma simples troca de informações. Trata-se de construir laços baseados na confiança, no respeito mútuo e na colaboração. 

Esses relacionamentos desempenham um papel fundamental na construção de uma rede de contatos sólida, capaz de gerar oportunidades de negócio, parcerias estratégicas e aprendizado contínuo.

Uma pesquisa realizada pelo The Adler Group, empresa especializada em recrutamento, mostrou que 85% das vagas são preenchidas por meio de indicações e networking. Isso evidencia a importância de ter uma rede de contatos relevante, capaz de fornecer informações valiosas e recomendações profissionais.

Conectar-se com outras pessoas é poderoso porque permite a troca de conhecimentos e experiências. Ao se conectar com indivíduos que possuem diferentes habilidades, conhecimentos e perspectivas, é possível expandir horizontes, obter insights e, até, descobrir novas oportunidades de mercado.

A falta de conexão e relacionamentos no trabalho remoto

Com o crescimento do trabalho remoto, a falta de conexão e relacionamentos tornou-se uma preocupação crescente para muitos profissionais e empresas. Afinal, além de questões relacionadas ao bem-estar, também existem impactos ao engajamento e à produtividade.

A distância física e a comunicação predominantemente virtual podem criar uma sensação de isolamento e desconexão entre colegas de trabalho. Isso pode levar a uma diminuição da colaboração, da criatividade e até mesmo do senso de pertencimento à equipe.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Buffer, plataforma para gestão de redes sociais, 20% dos profissionais que trabalham remotamente citaram a solidão como o maior desafio enfrentado nesse formato. O dado ressalta a importância de abordar a falta de conexão e relacionamentos quando se trabalha remotamente.

Felizmente, existem soluções inovadoras para enfrentar esse problema. Um exemplo são os espaços flexíveis de trabalho, que oferecem diversas soluções como, como salas de escritório e de reunião, atendimento telefônico e, claro, a proximidade com outras pessoas.

Como o escritório compartilhado pode ajudar na construção de relacionamentos profissionais?

É chamado escritório compartilhado uma estrutura composta por diversos serviços voltados para empresas e profissionais que atuam remotamente. Através dessas soluções se tem mais liberdade para estar em diferentes lugares sem perder os contatos dos clientes, as correspondências e mantendo um endereço fixo.

Veja, a seguir, motivos que mostram como o escritório compartilhado pode ajudar você a se conectar com outras pessoas e na construção de relacionamentos profissionais.

Proximidade com outros profissionais

Primeiramente, ao frequentar o escritório compartilhado se tem convivência com outros profissionais. Mesmo que o local não tenha espaços compartilhados de trabalho, acontece uma proximidade natural. Isso torna a rotina diferente de quem atua somente em home office e não vê outras pessoas.

O fato de se deslocar de casa para o trabalho, mesmo que em dois ou três dias na semana, já pode trazer benefícios, contribuindo para o aumento da motivação. Além disso, do contato com terceiros podem surgir diversos tipos de parcerias comerciais.

Local para realizar reuniões com clientes

Quando o contato com clientes e parceiros de negócios se dá exclusivamente por videoconferência, não há a mesma conexão de encontros presenciais. No escritório compartilhado existe a opção de alugar salas de reunião equipadas, pagando apenas conforme o uso.

Ter um ambiente adequado para receber as pessoas é mais um fator que ajuda na criação e manutenção de relacionamentos profissionais. Afinal, além de tratar das questões centrais, também acaba acontecendo uma conversa informal.

Se você deseja se destacar em sua área de atuação, além de competências técnicas, também deve investir nas chamadas soft skills, habilidades comportamentais ligadas ao relacionamento.

Saber se relacionar faz com que se torne um nome marcante na mente das pessoas, o que pode resultar em indicações e excelentes parcerias.

Serviços que favorecem o fortalecimento da rede de contatos

Networking não é um destino e sim um caminho. Contatos não são eternos e precisam ser alimentados. Por isso, é sempre importante ter alguém disponível para atender ligações e anotar recados. Assim, as conexões permanecem e rendem frutos.

Através do escritório compartilhado, até mesmo autônomos e pequenas empresas podem contar com uma equipe de profissionais de atendimento digna de grandes negócios. O número de telefone é exclusivo e o atendimento personalizado, detalhes que geram confiança e transmitem profissionalismo.

Sala privativa para a equipe trabalhar presencialmente

Para empresas que desejam proporcionar um ambiente agradável aos seus colaboradores, existe a opção da sala privativa. O espaço é contratado conforme as necessidades do empreendimento, vem mobiliado e equipado com internet de alta velocidade, serviços de limpeza, manutenção e TI.

A experiência é a mesma de um escritório próprio, pois ao final do dia basta trancar a porta e levar a chave. No entanto, existem as vantagens de estar sob a estrutura e segurança de uma empresa especializada.

Auditório para a realização de eventos

Além das salas de reunião, é possível reservar um auditório para a realização de eventos. Ocasiões como essa são oportunidades de construir relacionamento com grupos maiores de pessoas, seja para apresentar um novo produto ou serviço, celebrar uma conquista ou mesmo compartilhar conhecimento para promover sua marca.

Endereço que causa uma boa impressão

Por fim, existe um detalhe que, embora pareça não ter relação direta, ajuda na construção de relacionamentos profissionais: o endereço da empresa. Essa informação costuma ser divulgada no site institucional e em cartões de visita. O que nem todos sabem é que faz parte da imagem que o empreendimento transmite.

Descobrir que uma empresa fica localizada na Avenida Paulista ou na Berrini, por exemplo, dois importantes endereços de São Paulo, atrai muito mais a atenção das pessoas do que um endereço desconhecido.

Onde encontrar todas essas vantagens?

Se você está se fazendo essa pergunta, saiba que a resposta é: Virtual Office!

Com 5 unidades em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, a empresa está presente há 27 anos no mercado, contribuindo para a criação de relacionamentos duradouros para negócios de diferentes segmentos. Entre em contato para conhecer as opções de serviços e planos.