Escritório compartilhado: solução para solidão de casa

trabalho solidão

As palavras “trabalhar em casa” soam como música para os ouvidos de muitos profissionais que nunca passaram pela experiência e idealizam essa rotina. No entanto, na prática, a situação se mostra um pouco diferente e o escritório compartilhado pode ser uma ótima solução.

O home office, embora pareça muito prático e cômodo, é sinônimo de solidão para muitas pessoas. Esse estado pode prejudicar o desempenho, além de aumentar o risco de depressão e outras questões de saúde mental e física.

Siga a leitura para entender melhor sobre o assunto e saber como o escritório compartilhado pode ser uma solução. Vamos começar?

A solidão do home office

A University of Southern California realizou uma pesquisa sobre os impactos do home office na saúde mental dos profissionais. O resultado foi bastante alarmante, pois 75% dos participantes do estudo apresentaram problemas de ordem mental, enquanto 64% tiveram questões físicas.

A rotina de acordar e permanecer no mesmo local trabalhando durante todo o dia pode ser bastante complicada para muitos indivíduos. A falta de contato com outras pessoas e de movimento são as principais responsáveis por isso.

Mesmo que a tecnologia possibilite a comunicação com colegas de trabalho, o contato não é o mesmo que o presencial. Afinal, mais do que a troca de informações, o ser humano tem a necessidade de estar entre outras pessoas, o que não é possível no home office.

Os impactos gerados por essa rotina sem sair de casa podem ser:

  • Problemas físicos gerados pela falta de movimento e por passar horas trabalhando na mesma posição;
  • Ausência de estímulos para a criatividade;
  • Solidão;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • Síndrome de Burnout por conta do excesso de trabalho;
  • Distorção de imagem por se ver excessivamente pela câmera durante videoconferências;
  • Piora de quadros preexistentes de transtornos mentais.

A verdade é que trabalhar em casa é bem menos glamouroso do que muitos acreditam. Embora haja quem se adapte e goste dessa rotina, a maior parte das pessoas precisa sair de casa e ir até um escritório para viver com equilíbrio.

Como o escritório compartilhado pode ajudar?

Durante os meses mais críticos da pandemia, em que o home office era a única opção para muitos profissionais, muitas empresas fecharam seus escritórios. Com a vacinação em massa e o controle do vírus foi possível retornar à modalidade presencial.

No entanto, muitos se viram sem um espaço físico para trabalhar que não fosse a própria casa. É exatamente nesse ponto que entram os escritórios compartilhados, uma solução econômica e eficaz para a solidão do home office.

Esses espaços contam com várias salas privativas mobiliadas e prontas para uso. Diferentemente de um local com salas comerciais convencionais, os usuários têm acesso a toda a estrutura do local e serviços que agregam praticidade e credibilidade perante os clientes.

As empresas podem alugar essas salas privativas de acordo com o tamanho da equipe. Assim, os colegas interagem, se apoiam e trabalham de maneira colaborativa. Mesmo no caso de profissionais autônomos que atuam sozinhos, sair de casa e ter contatos com colegas do espaço fará uma grande diferença.

Benefícios do escritório compartilhado para a saúde mental

Quer saber mais sobre como o escritório compartilhado pode ajudar a superar a solidão de casa e melhorar a saúde mental? Veja os benefícios a seguir.

1. Ter uma rotina

O fato de precisar sair de casa acaba obrigando as pessoas a terem uma rotina minimamente organizada, mesmo que não seja obrigatório seguir horários. Isso acaba gerando um efeito dominó positivo, regulando horários de dormir, de fazer as refeições e outras atividades do cotidiano.

Nem todos conseguem manter uma rotina no home office, exatamente por já estarem no local em que irão realizar a maior parte das atividades. Isso acaba abrindo espaço para a procrastinação, o excesso de trabalho e o descontrole em relação às tarefas e aos cuidados com a própria saúde.

2. Local adequado para o trabalho

Para realizar trabalhos de escritório não basta ter um notebook, é necessário contar com uma estrutura para posicioná-lo corretamente, entre outros detalhes. No escritório compartilhado há móveis adequados e um ambiente que propicia a concentração.

Passar horas seguidas em posições inadequadas, além de prejudicar o foco e o desempenho, pode gerar problemas posturais. Estar posicionado corretamente em uma cadeira e uma mesa com as alturas adequadas é fundamental.

É sempre importante lembrar que corpo e mente estão totalmente conectados. Logo, a má postura pode gerar dores que irão resultar em desânimo, impactando diretamente no desempenho profissional, nas relações, enfim, em tudo.

3. Convivência com outras pessoas

Não dá para falar em solução para a solidão sem citar a convivência com outras pessoas, não é mesmo? No escritório compartilhado os usuários poderão conviver com os colegas da empresa e também com os membros das salas vizinhas.

Como todos dividem a copa, a todo o momento se tem contato com outras pessoas. Isso cria um ambiente familiar e agradável, além de possibilitar o networking. Conhecer profissionais de diferentes áreas é ótimo para ampliar a rede de contatos e expandir os horizontes.

4. Sair de casa e movimentar o corpo

O corpo humano foi feito para se movimentar. Por isso, a inércia gera tantos problemas, como os vasculares, aumento do peso, dores etc. Sair para ir trabalhar no escritório compartilhado exige que as pessoas saiam de casa e se movimentem.

Inclusive, muitas podem aproveitar para inserir a prática de uma atividade física antes, durante ou após o trabalho. Os ganhos para a saúde do corpo e da mente serão muitos!

5. Possibilidade de adotar o trabalho híbrido

Para vencer a solidão de casa e, ao mesmo tempo, evitar o estresse diário gerado pelo trânsito das grandes cidades, muitas empresas têm optado pelo trabalho híbrido. Nessa modalidade, os profissionais se dividem entre o home office e o escritório, assim, conseguem manter uma rotina prática e equilibrada.

O escritório compartilhado é um grande aliado do modelo híbrido, tanto que até grandes corporações estão realizando essa migração. Assim, reduzem custos e oferecem aos colaboradores um local moderno, estruturado e bem localizado.Viu só como o escritório compartilhado pode ser a solução para a solidão de casa? Para ter acesso a esses e outros benefícios, procure um local estruturado e com experiência no ramo, como o Virtual Office!