Veja passos para aumentar sua produtividade no trabalho

mulher no trabalho tendo produtividade

Você tem a impressão de que está o dia todo ocupado, mas ainda assim não consegue cumprir as tarefas mais importantes? Quer saber como aumentar a sua produtividade no trabalho?

Saiba que o problema pode estar em não conseguir produzir com qualidade no tempo que destina ao trabalho. Algumas pessoas conseguem fazer mais e melhor em menos tempo porque trabalham com mais foco.

Ter uma rotina equilibrada e organizada é determinante para chegar ao fim da jornada com a verdadeira sensação de dever cumprido. Entender quais são as dificuldades que estão te impedindo de conquistar melhores resultados e remediá-las é crucial.

Continue a leitura e confira os passos para aumentar a sua produtividade com sucesso! Vamos começar essa mudança?

Conheça os 7 passos para aumentar a sua produtividade no trabalho

Ser produtivo depende de alguns fatores, a concentração e a dedicação são potencializadas em alguns contextos. A seguir listamos os 7  passos para aumentar a sua produtividade, são propostas de atitudes simples que podem mudar consideravelmente os seus resultados. 

1. Trabalhe em um lugar adequado

O primeiro passo para ser mais produtivo diz respeito ao ambiente em que você realizará as suas atividades. Ter um escritório organizado e funcional contribui para o bom andamento das atividades.

Um local que possui os recursos necessários para o trabalho e permite uma interação saudável com outros profissionais impacta positivamente na sua capacidade de realização.

Os escritórios compartilhados são excelentes alternativas de ambientes para trabalhar. É uma solução prática para quem atua como autônomo, por exemplo, pois evita realizar suas atividades no ambiente doméstico com uma série de interrupções e distrações.

As empresas também têm nessa solução uma ótima opção, que, além de custos reduzidos, permite alocar seus profissionais em um ambiente mais propício à produtividade. Pode ser interessante fazer essa sugestão ao seu gestor.

2. Tenha uma lista de atividades

Para ser produtivo, além de estar em um ambiente adequado, é essencial ter o conhecimento de tudo o que precisa ser realizado. Dessa forma, é válido que no final de cada dia o profissional elabore uma lista com as tarefas do dia seguinte. Esses afazeres devem ser organizados com níveis de prioridade. 

Devem receber o status de urgentes aquelas tarefas que, se não forem realizadas, irão gerar algum tipo de prejuízo. Tendo essa lista, o profissional fica ciente do que tem a fazer e tende a se organizar mentalmente de forma mais satisfatória para resolver tudo. Além disso, a sensação de eliminar afazeres aumenta a motivação para se manter no ritmo.

3. Fique desconectado das redes sociais

Quem não usa o WhatsApp, Facebook, Instagram, entre outras redes, para trabalhar, deve evitar ao máximo navegar por elas ao longo do expediente. O que parece apenas cinco minutinhos para responder algumas mensagens pode se tornar uma hora de trabalho jogada fora. 

No final do dia, as mensagens ainda estarão lá para serem respondidas e você poderá fazer isso com mais foco e com a sensação de ter completado suas atividades. Então, se possível, permaneça distante das redes sociais.

Para aqueles que ficar desconectado não é uma opção, sugerimos filtrar as interações de cunho profissional. Tudo o que for pessoal deve ficar para mais tarde.

4. Tenha um sistema de organização para sua mesa

A estação de trabalho reflete como está a produtividade do profissional. Então, se a sua mesa está sempre caótica, é importante se atentar para o seu rendimento, que pode não estar dos melhores. A desorganização atrapalha consideravelmente porque impede de encontrar rapidamente os itens necessários e pode aumentar a sua sensação de estresse.

O ideal é ter um sistema de organização, ou seja, organizar dentro de uma lógica que ajude a facilitar a sua rotina. Mais do que simplesmente ter tudo guardado dentro de organizadores, é crucial entender como dispor os itens para tornar seu trabalho mais fluido. Quais são os objetos que você mais usa no seu expediente? 

Tudo o que for prioritário para realizar suas atividades deve ficar à mão, então tente deixar sobre a mesa. Os itens que não têm tanta relevância, mas precisam estar por perto, podem ser alocados nas gavetas.

Caso tenha material que precisa ser armazenado, é válido contar com armários ou outros móveis de arquivo. Tudo deve ter o seu lugar, portanto, quando retirar algo do local lembre-se de devolver.

5. Delegue tarefas

Você é o tipo de profissional que centraliza as atividades? Se faz isso, saiba que é um mecanismo que trabalha contra você mesmo. Ter uma equipe e não aproveitá-la é um verdadeiro desperdício. Dessa forma, se há outros colaboradores que podem realizar algumas das tarefas menos urgentes da sua lista, não pense duas vezes para remanejá-las.

Ao fazer isso você reforça a autoconfiança dos outros profissionais do grupo e ainda libera mais tempo para dedicar às tarefas que são realmente essenciais. Dividir responsabilidades é uma forma de aumentar a qualidade do trabalho e fazer crescer os bons resultados. 

6. Faça pausas regulares

Sabia que fazer pausas regulares ao longo da jornada de trabalho ajuda a aumentar a sua produtividade? Basicamente, os intervalos devem ser usados como recompensa, ao cumprir uma tarefa importante ou trabalhar por um determinado tempo, você se dá o direito de tomar um cafezinho ou só levantar da sua cadeira. 

Nessa pausa, se permita ficar desligado do trabalho por pelo menos cinco minutos. Dar esse tempo para o seu cérebro o ajudará a voltar ainda mais focado para a tarefa seguinte. Não caia na armadilha de que produtividade está associada a ficar ininterruptas horas sem sair do lugar.

7. Tenha momentos de lazer

Para ser um profissional produtivo é essencial ser uma pessoa que se diverte e descansa. Isso significa que você deve inserir na sua rotina atividades de lazer. Ter um hobby, sair com os amigos, assistir a um filme ou ler um livro, por exemplo, ajuda a oxigenar as ideias. 

Permanecer focado apenas no trabalho pode fazer de você um profissional fadigado com facilidade. O equilíbrio é o segredo para ser bem-sucedido nas diferentes esferas da vida. Lembre-se de que todas as partes da sua vida são importantes e merecem a devida atenção.

Com esses 7 passos você conseguirá se tornar um profissional muito mais produtivo!