O que é breakeven de uma empresa?

Breakeven: Como Identificar o Ponto de Equilíbrio da Sua Empresa

Aqui no blog do Virtual Office costumamos desmistificar termos do universo do empreendedorismo que parecem complexos. Hoje, vamos para mais um: você sabe o que é breakeven de uma empresa?

Saiba que esse é um importante conceito a se considerar na gestão de um negócio, representando um marco para o seu desenvolvimento.

Continue a leitura para entender o que é breakeven, qual a sua importância, a diferença em relação ao payback, como calcular e mais!

O que é break even de uma empresa?

Também chamado de ponto de equilíbrio, o termo breakeven representa o momento em que os ganhos de uma empresa se igualam aos seus custos, incluindo tanto os fixos quanto os variáveis.

Dessa forma, ela começa a “se pagar”, ou seja, vender produtos e serviços em um volume suficiente para custear a operação. Assim, a partir desse ponto, qualquer aumento no faturamento já pode ser considerado lucro.

Qual a importância do breakeven?

O cálculo do breakeven é uma importante métrica para uma empresa. Afinal, proporciona uma visão clara sobre o momento em que o negócio começa a dar lucro.

Com essa informação, é possível:

  • Tomar decisões estratégicas com maior embasamento;
  • Fazer ajustes na precificação;
  • Cortar custos;
  • Realizar investimentos para acelerar o crescimento;
  • Analisar a viabilidade financeira do negócio;
  • Evitar prejuízos prolongados;
  • Alcançar a sustentabilidade do negócio.

Qual é a diferença entre payback e break even?

Embora payback e breakeven sejam termos relacionados à análise financeira de um negócio, eles representam conceitos diferentes. Observe:

Breakeven: indica o momento em que a empresa cobre todos os seus custos e começa a gerar lucros.

Payback: mede o tempo necessário para recuperar o investimento inicial feito na abertura do negócio.

Dessa forma, enquanto o breakeven mostra quando o negócio se torna sustentável financeiramente, o payback revela quanto tempo leva para o investimento retornar ao empreendedor.

Ambos são muito importantes na gestão de uma empresa, sendo essencial acompanhar essas métricas para tomar decisões estratégicas.

O breakeven permite ao empreendedor entender quando o negócio passa a ser financeiramente viável, ajudando a ajustar preços, reduzir custos e otimizar operações.

Já o payback, por sua vez, auxilia na avaliação do retorno sobre o investimento, mostrando-se necessário para medir a rentabilidade de novos projetos ou iniciativas de expansão.

Quanto tempo para uma empresa dar retorno?

Não existe um tempo padrão para uma empresa começar a dar retorno. Afinal, isso depende de uma série de fatores, incluindo:

  • Segmento de atuação;
  • Modelo de negócio;
  • Investimento inicial;
  • Estrutura de custos;
  • Estratégia de crescimento adotada.

Desse modo, empresas com um modelo enxuto e baixos custos fixos, como as startups, podem atingir o breakeven em poucos meses. Enquanto isso, negócios que exigem um alto investimento inicial, como indústrias, podem levar até anos para começar a gerar lucros.

Além disso, aspectos ligados à gestão financeira e os tipos de produtos ou serviços tendem a influenciar diretamente nesse tempo.

Como fazer cálculo de breakeven?

Para calcular o breakeven de uma empresa, é necessário considerar os seguintes dados:

  • Custos fixos: não sofrem variação relacionada ao volume de vendas, como aluguel, salários, manutenção da sede, água, energia elétrica etc.
  • Custos variáveis: aqueles que variam conforme o volume de vendas, como matéria-prima, despesas de viagem, combustível etc.
  • Vendas: total faturado com a comercialização de produtos e serviços.

Qual a fórmula para calcular o ponto de equilíbrio?

Existem diferentes fórmulas para calcular breakeven, sob diferentes aspectos. Veja, a seguir, a fórmula usada para calcular quantos produtos ou serviços precisam ser vendidos mensalmente para atingir o ponto de equilíbrio.

Breakeven = custos fixos / (preço de venda por unidade – custos variáveis)

Confira um exemplo:

Custos fixos: R$ 15.000

Custos variáveis por unidade: R$ 80

Preço de venda por unidade: R$ 100

Breakeven = 15.000 / (100 – 80) = 750 unidades

05 Passos para sua empresa atingir o breakeven rapidamente

Todo empreendedor tem como objetivo que sua empresa comece rapidamente a dar lucros. É importante ter paciência até isso acontecer, no entanto, isso não significa somente esperar que aconteça.

Confira uma sequência de passos para seu negócio atingir o breakeven rapidamente.

1. Ajustar os preços

Uma medida importante para atingir o breakeven rapidamente é ajustar os preços, de forma que seja possível cobrir os custos, mas sem afastar os clientes. Para isso, é preciso analisar bem o mercado, estudar a concorrência e entender a percepção de valor pelo público.

Dessa forma, se reduz os riscos de praticar um preço baixo demais, que prejudique cobrir os custos, ou alto demais, que atrapalhe as vendas.

2. Treinar a equipe de vendas

Alcançar um bom volume de vendas é crucial para alcançar o breakeven. Para isso, é preciso treinar a equipe responsável por atender os clientes.

Um time bem preparado saberá entender as necessidades do público, apresentar os diferenciais do produto ou serviço e, consequentemente, converter mais vendas.

Investir na capacitação da equipe do comercial acelera o crescimento do negócio e reduz o tempo necessário para atingir o ponto de equilíbrio.

3. Investir em marketing

Investimentos estratégicos em marketing são mais um passo importante para aumentar as vendas e, assim, alcançar o breakeven mais rapidamente.

Para isso, é essencial escolher os canais certos e criar campanhas direcionadas ao público-alvo. O marketing digital, por exemplo, oferece diversas estratégias eficazes, como anúncios pagos, marketing de conteúdo, e-mail marketing e presença nas redes sociais.

Campanhas bem planejadas não apenas atraem mais clientes, mas também fortalecem a marca e geram oportunidades constantes de vendas, acelerando o caminho para o breakeven.

4. Focar em um público-alvo bem definido

Para aplicar os passos anteriores é necessário conhecer bem o público-alvo. Afinal, com base no perfil de cliente ideal será possível precificar corretamente, treinar os funcionários para uma abordagem adequada e direcionar campanhas de marketing.

Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, análise de comportamento dos clientes e utilização de dados do histórico de vendas.

5. Reduzir custos

Por fim, uma dica primordial para alcançar o breakeven rapidamente envolve a redução de custos. Para que isso não prejudique o funcionamento da empresa e nem a qualidade dos seus produtos ou serviços, é necessário buscar a economia estrategicamente.

A contratação de um serviço de escritório virtual em vez de locação de uma sala comercial é bem mais econômica, proporcionando facilidades como:

  • Sala privativa para alguns dias da semana ou uso diário;
  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Endereço fiscal e comercial em uma região estratégica para os negócios;
  • Salas de reunião para locação por hora;
  • Recepção e mais!

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