Como serão os escritórios compartilhados no período pós-pandemia?

trabalho escritório

Você está se perguntando como serão os escritórios compartilhados no período pós-pandemia? Embora o vírus covid-19 não tenha desaparecido completamente, podemos dizer que já estamos vivendo este momento. Muitas empresas já retornaram ao trabalho presencial ou híbrido e os encontros presenciais também já estão acontecendo.

Mesmo que, com o passar do tempo, o retorno às atividades se torne cada vez mais seguro, devemos reconhecer que certas mudanças vieram para ficar. Afinal de contas, muitos meses se passaram e certas adaptações foram transformadas em hábitos e necessidades.

Na publicação de hoje vamos falar sobre as mudanças pelas quais os escritórios compartilhados e a rotina de trabalho em geral estão passando. Continue com a gente e venha entender mais sobre esse assunto.

Escritórios compartilhados no período pós-pandemia: o que os profissionais estão buscando?

Para começar, a ideia de escritórios compartilhados em si já está bastante alinhada com esse momento pós-pandemia. Embora seja uma solução que já existia e já tinha muitos adeptos em todo o mundo, se encaixa totalmente às necessidades atuais.

Por se tratarem de espaços flexíveis, econômicos e que não perdem em nada para os escritórios convencionais, são ideais para comportar a rotina de profissionais dos mais diferentes segmentos.

Considerando tudo isso, podemos dizer que a principal mudança que já está acontecendo e que possivelmente será realizada por cada vez mais empresas e profissionais é a migração para esse tipo de espaço.

Assim que a pandemia foi declarada no Brasil, um grande sentimento de incerteza se instaurou nas empresas. Como os colaboradores passaram a trabalhar em suas casas, muitas companhias fecharam seus escritórios, encerrando contratos de aluguel.

No início, parecia que o home office seria o futuro do trabalho e que não haveria mais escritórios ou pelo menos não tantos deles. Entretanto, conforme os meses foram se passando, uma série de fatores foi mostrando que essa previsão não iria se concretizar.

Entre os principais fatores que mostraram que o trabalho remoto em massa não seria mantido a longo prazo são:

  • Profissionais com estafa por permanecerem o dia todo no mesmo ambiente e com dificuldade de separar a hora de trabalho de outras atividades pessoais;
  • Problemas de comunicação entre a equipe;
  • Dificuldade para a realização do trabalho colaborativo;
  • Aumento do desafio para disseminar e fortalecer a cultura da empresa remotamente;
  • Excesso de distrações em casa;
  • Desmotivação geral.

Por outro lado, devemos considerar que houve quem se adaptou muito bem ao home office. Muitos profissionais conseguiram manter uma rotina equilibrada em casa. Porém, especialmente no caso de autônomos, certos pontos da estrutura de um escritório fazem falta. Então, o que fazer para atender esses dois perfis?

Escritórios compartilhados são ideais para todos os perfis

Os escritórios compartilhados contam com soluções ideais para todos os perfis de profissional. Os que desejam retornar à modalidade presencial ou híbrida podem optar pela sala privativa. Já os autônomos adeptos do home office podem se valer do serviço de escritório virtual.

Considerar a forma como cada indivíduo se sente mais motivado e produtivo é muito importante. Inclusive, as empresas que respeitam essas características dos seus colaboradores conseguem reter talentos e estimulá-los a alcançarem sua máxima performance.

Vantagens que os escritórios compartilhados oferecem

Quer ter a flexibilidade de um escritório compartilhado e a privacidade de uma sala comercial própria? Confira as vantagens de se tornar usuário dos serviços oferecidos por esses espaços.

1. Não necessita de investimento inicial

Após um acontecimento como uma pandemia, que gerou tantos impactos econômicos, é natural que as pessoas fiquem um pouco mais conservadoras financeiramente. Em um escritório compartilhado não é necessário realizar nenhum tipo de investimento inicial, nem em depósito caução para aluguel ou em mobília.

2. Facilidade para adoção do trabalho híbrido

O trabalho híbrido é uma modalidade que se popularizou muito no pós-pandemia. Sua grande vantagem é reunir os benefícios do trabalho presencial e remoto. A estrutura dos escritórios compartilhados facilita esse tipo de rotina para as empresas e os seus funcionários. 

3. Promove a interação entre colegas de trabalho

Empresas que se instalam em salas privativas de escritórios compartilhados têm a vantagem de contar com sua equipe trabalhando unida presencialmente. Assim, os funcionários podem acertar detalhes de projetos e atividades com mais facilidade, aumentando a motivação e a conexão do time.

4. Sem preocupação com limpeza e manutenção

Durante os meses em que a equipe permaneceu em home office, as empresas não precisaram se preocupar com detalhes como limpeza e manutenção do escritório. Com a necessidade de retorno ao modelo presencial ou híbrido, a única forma de continuar sem esse tipo de preocupação é optando por um espaço que já conta com esses serviços, como os escritórios compartilhados.

5. Estrutura de atendimento presencial e telefônico

Contar com um profissional para realizar o atendimento presencial e telefônico em um escritório particular envolve custos que nem todas empresas podem pagar. No entanto, esses serviços fazem a diferença para transmitir credibilidade aos clientes. Optando por um escritório compartilhado é possível ter acesso a essa estrutura sem arcar com custos altos. 

6. Sala de reunião para encontros presenciais

Durante os meses de isolamento social, os encontros presenciais com clientes e parceiros de negócios foram substituídos pelas videoconferências. Porém, hoje, já é possível voltar a realizar reuniões convencionais e construir relacionamentos profissionais mais sólidos.

Mais uma vantagem oferecida pelos escritórios compartilhados é a possibilidade de usar a sala de reunião. Assim, você reserva o espaço de acordo com o número de convidados e pode recebê-los com toda a estrutura necessária para um encontro produtivo e confortável.

7. Praticidade para ampliar ou reduzir o negócio

Outro benefício dos escritórios compartilhados é a praticidade para alterar o plano contratado. Se a empresa for passar por um processo de expansão, é possível migrar para uma sala maior que comporte mais funcionários. O mesmo se aplica à necessidade de redução do empreendimento.

Os escritórios compartilhados são a melhor escolha que as empresas podem fazer no período pós-pandemia. Eles comportam negócios de diferentes segmentos, oferecem uma estrutura completa, otimizam custos e contribuem para o bem-estar da equipe.Torne-se membro de um espaço com mais de 26 anos no ramo e desfrute de todas essas vantagens, venha para o Virtual Office!