O Escritório compartilhado amplia a rede de contatos?

Amplie sua rede de contatos com o escritório compartilhado

O modelo de escritório compartilhado está se tornando uma opção relevante para diferentes perfis de profissionais e empresas. A divisão de um espaço em comum com salas privativas possibilita a convivência com pessoas de diferentes áreas de atuação sem perder a privacidade necessária para realizar as atividades corporativas.

Saber aproveitar o fato de estar em um ambiente tão diverso quanto esse para ampliar a sua rede de contatos é interessante para ampliar seus horizontes. Muitas parcerias e bons negócios nascem exatamente do ato de fazer networking no escritório compartilhado.

Continue a leitura para saber o quanto esses contatos podem ser relevantes para o seu crescimento no mercado e como fazê-los.

A convivência no escritório compartilhado

Os escritórios compartilhados representam uma excelente oportunidade para empresas e profissionais autônomos, especialmente pela redução de custos. É possível se instalar em um ambiente agradável e bem localizado por um preço muito mais acessível e com diversas facilidades.

Nesse modelo de espaço, o valor pago é bem menor do que o aluguel de um local exclusivo para a sua companhia. A taxa permite utilizar uma sala privativa, preservando a privacidade das atividades empresariais.

Além disso, há os espaços comuns, compartilhados com outros profissionais. Isso significa ser possível trocar experiências com os outros ocupantes do escritório nos momentos de intervalo.

A taxa ainda cobre despesas de manutenção, como a limpeza, por exemplo. O custo benefício é excelente e ainda abre a perspectiva para interagir com profissionais de outras áreas de atuação.

O ambiente dos escritórios compartilhados tende a ser mais leve do que o de uma empresa tradicionalmente instalada. Há mais dinamicidade e a sensação de que se está sempre em contato com algo novo e diferenciado. Dessa forma, é possível desenvolver plenamente a sua produtividade e se manter constantemente inspirado pelas pessoas à sua volta.

Amplie sua rede de contatos no escritório compartilhado

O escritório compartilhado é um ambiente propício para ampliar a sua rede de contatos. A partir desse entendimento, você pode estar se perguntando como fazer para estabelecer essa conexão com os outros usuários do espaço.

Por isso, listamos dicas para dar início a esse processo de aproximação. Vale dizer que, além de interessante do ponto de vista comercial, é uma forma de tornar seus dias de trabalho mais leves e agradáveis.

1. Aproveite os espaços compartilhados

Trabalhar em um escritório compartilhado oferece acesso ao melhor de dois mundos: é possível trabalhar a portas fechadas, mantendo sua privacidade, e interagir com outras pessoas nos espaços comuns.

A dica para quem deseja ampliar o seu networking é usufruir sempre que possível desses espaços compartilhados, como a copa, por exemplo. Tomar um cafezinho com um colega do escritório compartilhado pode abrir espaço para excelentes oportunidades de negócio.

Enquanto relaxam e conversam, vocês poderão descobrir maneiras dos seus empreendimentos se ajudarem mutuamente. Não subestime o impacto positivo que essas conversas de intervalo podem ter. Inúmeras parcerias comerciais nasceram em momentos cotidianos como esse.

2. Aproveite as oportunidades

Além da interação nos espaços comuns, é válido aproveitar outras oportunidades de um contato mais profundo com os colegas. Alguns espaços compartilhados promovem eventos para aproximar mais os usuários. As próprias empresas alocadas nesses espaços também podem oferecer palestras, cursos, entre outros, para estreitar os laços com os demais usuários.

Geralmente, os escritórios compartilhados contam com espaços, como auditórios e salas de reunião, em que é possível promover eventos. Então, se houver palestras, workshops e apresentações de cases de sucesso abertas ao público, aproveite para interagir com quem estiver presente.

Informe-se se há algum espaço no escritório compartilhado em que você possa deixar cartões de visitas para que os outros usuários conheçam melhor o seu trabalho.

Como ampliar sua rede de contatos através do escritório compartilhado?

3. Apresente-se para quem está chegando

O melhor momento para iniciar uma interação com alguém é quando esse indivíduo está chegando ao ambiente. Então, quando um novo ocupante do escritório compartilhado chegar, apresente-se e demonstre estar disponível para ajudar com dúvidas que possam surgir.

Quebrar o gelo com as pessoas que estão chegando ajudará a ampliar sua rede de contatos e também fará de você uma referência positiva no ambiente. Alguém que os colegas procuram para pedir informações e sugestões.

Sempre que possível, se mostre prestativo, claro, desde que isso não atrapalhe a sua produtividade. Passar um recado, ajudar um colega com algum problema ou simplesmente ser agradável quando perceber que o dia do outro está difícil ajuda a criar boas conexões.

4. Compartilhe momentos de lazer

Embora o ambiente seja de trabalho, é importante ter alguns momentos de descanso e lazer. Demonstrar ser uma pessoa agradável para esses momentos também ajudará a fortalecer os seus laços com as outras pessoas.

Enquanto toma um café com colegas de espaço compartilhado você pode comentar sobre uma série ou outro assunto popular. No final do expediente, você pode convidar os demais para um happy hour.

Ter vínculos que ultrapassam o simples “bom dia” e “boa tarde” contribui para criar relações mais fortes que podem se tornar boas parcerias no futuro. O mais importante é saber balancear os momentos de troca pessoal e os momentos com ênfase profissional.

5. Organize eventos

Lembra que mencionamos ser importante comparecer aos eventos realizados no escritório compartilhado? Além disso, é interessante organizar seus próprios eventos. Realizar palestras e apresentações de cases da sua empresa ou área de atuação é uma forma estratégica de apresentar aos seus colegas oportunidades de parceria.

Também funciona como uma mensagem de que você e/ou sua empresa estão abertos para iniciar e manter uma comunicação mais ativa. É possível sugerir a algum colega a realização de algum evento específico para explicar o que as suas empresas fazem, por exemplo.

Outras ideias incluem organizar confraternizações, como as de fim de ano, em lugares como bares e restaurantes, por exemplo. Convide seus colegas para ter a oportunidade de conversar de maneira mais informal. A interação com as pessoas com quem você divide o espaço torna os dias mais agradáveis e o trabalho mais bem-sucedido.

Com essas dicas você conseguirá ampliar a sua rede de contatos no escritório compartilhado!