Trabalhar como freelancer tem sido uma alternativa adotada por cada vez mais pessoas. Poder fazer seus horários e atuar em uma atividade alinhada com suas aptidões pode significar alcançar um excelente rendimento. Uma dica para quem deseja dar início à carreira de freelancer é alugar um escritório compartilhado.
Ter um espaço dedicado somente ao trabalho, com sala privativa e a possibilidade de fazer networking pode impulsionar as suas atividades. Os espaços compartilhados são opções econômicas que oferecem toda a infraestrutura para que o profissional possa crescer em seu segmento. Continue a leitura para entender mais sobre as vantagens.
Carreira de freelancer: como começar num escritório compartilhado?
O freelancer é um profissional que trabalha de forma autônoma, prestando serviços para pessoas físicas ou jurídicas por determinados períodos de tempo. Esse formato de trabalho já existe há algum tempo, mas se tornou mais popular com o advento das plataformas digitais. Atualmente, profissionais de diferentes áreas podem oferecer seus serviços à distância.
Quem decide se tornar freelancer deve estar realmente comprometido com a dedicação ao trabalho. Dessa forma, é essencial ter um escritório para realizar suas atividades. Além de dar um ar mais profissional, ajuda a manter a concentração nas tarefas.
Confira a seguir alguns tópicos que fazem do escritório compartilhado uma excelente alternativa para começar suas atividades como freelancer.
1. Sala privativa
Um modelo de espaço de trabalho compartilhado que vem ganhando destaque é aquele que possui salas privativas. Os profissionais alugam uma sala mobiliada que oferece total privacidade. Contudo, não perdem a possibilidade de fazer networking, pois estão em um escritório compartilhado com outros freelancers ou empresas.
O ideal é procurar por um escritório compartilhado que seja flexível, ou seja, que permita mudanças conforme o seu empreendimento for crescendo. Hoje, você pode estar trabalhando como autônomo, mas amanhã pode sentir a necessidade de abrir uma empresa e contratar funcionários.
2. Flexibilidade de horários
Um dos principais benefícios de trabalhar como freelancer é a flexibilidade de horários, ou seja, poder realizar as suas atividades profissionais quando se sentir mais apto. Os escritórios compartilhados oferecem essa possibilidade, o profissional pode ter acesso à estrutura de trabalho com mais liberdade e sempre contando com toda a segurança.
3. Mais profissionalismo
Freelancers devem dar uma atenção especial para o profissionalismo que transmitem para seus clientes. Espaços compartilhados oferecem serviços como atendimento telefônico personalizado e endereço para receber correspondências. Sendo assim, mais do que um mero espaço para trabalhar, o profissional conta com toda uma estrutura para oferecer o melhor para seus clientes.
4. Sala de reunião
Ao longo do desenvolvimento de projetos pode ser necessário fazer reuniões presenciais com os seus clientes. Os escritórios flexíveis geralmente contam com salas de reunião que podem ser locadas para esses momentos.
Dessa forma, é possível receber seus clientes com todo o conforto e estrutura. Inclusive, pode se tornar um diferencial do seu trabalho realizar essas reuniões. Ter um espaço físico para receber os interessados nos seus serviços faz toda a diferença.
5. Endereço acessível
Uma das principais vantagens dos espaços compartilhados é que os escritórios ficam localizados em áreas de fácil acesso da cidade. Se a sua atividade profissional demanda reuniões com os clientes, tenha certeza que esse será um diferencial relevante.
Se, em algum momento, você precisar de ajudantes para realizar projetos pontuais, também tem a facilidade de estar em um ponto fácil de ser acessado pelo transporte público, carros e outras opções.
6. Economia
Ao iniciar uma carreira de freelancer é essencial fazer os cálculos de quanto será necessário investir para realizar esse trabalho. Em grande parte dos casos o mais relevante é ter um escritório. Os espaços compartilhados têm a vantagem de oferecerem um escritório sem os custos de um lugar tradicional.
O profissional paga um valor fixo em que está incluído serviços como o de limpeza, segurança e manutenção. Além disso, é mais prático porque não é necessário fazer vários pagamentos distintos, como aluguel, contas de água, luz, telefone e outros. É a junção entre o prático com o econômico.
Dicas para ser um bom profissional freelancer
Confira a seguir dicas de como potencializar os benefícios de um escritório compartilhado para a sua carreira de freelancer.
1. Disciplina
Disciplina é a palavra de ordem para quem deseja trabalhar como freelancer. O profissional deve focar em cumprir seus prazos com o máximo de qualidade. Por isso, ter um espaço específico para trabalhar é tão importante. Realizar as suas atividades profissionais em casa pode tirar seu foco do que precisa ser feito. Estar em um ambiente com ar profissional faz toda a diferença.
2. Controle financeiro
Engana-se quem pensa que o controle financeiro é exclusivo das empresas. Os profissionais freelancers devem ficar atentos para as entradas e saídas do caixa. Ter um registro é fundamental para entender como os recursos estão sendo utilizados e como melhorar a sua aplicação.
Lembre-se que reinvestir nas suas atividades é sempre interessante para aumentar sua taxa de sucesso. E, mais uma vez, ressaltamos o quanto os escritórios compartilhados são econômicos e vantajosos nesse sentido.
3. Tempo para lazer e descanso
A rotina do profissional freelancer pode ser bastante corrida, mas isso não é desculpa para descuidar dos cuidados consigo mesmo. Organize a sua agenda para ter tempo para o lazer e descanso. Trabalhando em um escritório bem localizado você terá mais facilidade para marcar um happy hour com seus amigos e até mesmo praticar atividades físicas em pistas de caminhada e/ou bicicleta.
4. Continue se qualificando
A busca contínua por qualificação é o que garantirá a sua atualização profissional. Manter-se alinhado com as tendências do mercado é fundamental em um contexto tão competitivo como o atual. Cursos, palestras e workshops são excelentes formas de estar a par dos novos processos que estão sendo desenvolvidos em sua área de atuação.
5. Marketing digital
Promover as suas atividades profissionais é essencial para conquistar clientes. O marketing digital é uma excelente ferramenta para ampliar o alcance do seu trabalho a públicos maiores. Ter um site, redes sociais e especialmente divulgar os projetos já concluídos ajudará a impulsionar a sua carreira. Lembre-se que a propaganda é a alma do negócio.
Trabalhar como freelancer demanda um espaço adequado e criativo para realizar as suas atividades e um escritório compartilhado pode oferecer tudo isso com muito mais economia!