Dia Internacional da Mulher – Significado da data e o papel das empresas

Dia Internacional da Mulher - Significado da data e o papel das empresas

O Dia Internacional da Mulher é comemorado todos os anos em 8 de março. É uma data que reúne a celebração das conquistas femininas e a luta pelos direitos que ainda precisam ser alcançados.

Todos os anos, a ONU (Organização das Nações Unidas) define um assunto para ser debatido na Comissão sobre a Situação das Mulheres (Commission on the Status of Women). Para 2023, o tema escolhido foi: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

Naturalmente, a data tem grande importância no mundo corporativo porque suas raízes estão na luta das mulheres por melhores condições de trabalho. O tema deste ano traz o debate para o contexto atual, no qual a tecnologia está cada vez mais presente.

Continue acompanhando para saber mais e conferir formas com as quais sua empresa pode contribuir para a equidade de gênero.

O real significado do Dia Internacional da Mulher

A origem do Dia Internacional da Mulher está em um fato ocorrido em 8 de março de 1908. Nessa ocasião, trabalhadoras de uma fábrica têxtil em Nova York, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação por melhores condições de trabalho e salários mais justos.

O grupo, que tinha cerca de 15 mil mulheres, foi reprimido com violência, e esse evento serviu como inspiração para a criação de movimentos em defesa dos direitos das mulheres. Assim, em 1910, a ativista Clara Zetkin sugeriu a criação da data durante uma conferência de trabalhadoras, oficializada em 1975, pela ONU.

Conhecer a origem da data é fundamental para compreender o seu real significado. É uma forma de conscientizar as pessoas sobre a luta feminina, o que foi conquistado, os preconceitos a serem combatidos e como a sociedade pode contribuir para mais avanços.

Tema do Dia Internacional da Mulher em 2023

Entre os dias 06 e 17 de março, acontece a 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres, evento também conhecido pela sigla CSW.

O tema do encontro é: “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”.

A programação da CSW67 girará em torno das perspectivas femininas na tecnologia, educação e inovação. O objetivo é buscar formas de reverter a crescente disparidade entre os gêneros e promover a inclusão de mulheres nos espaços digitais.

O custo da desigualdade de gênero

Segundo o relatório UN Women’s Gender Snapshot, de 2022, produzido pela ONU Mulheres, a ausência feminina no universo digital custa caro para toda a sociedade. Devido a isso, nos últimos dez anos, países de baixa e média renda deixaram de ter seu produto interno bruto aumentado em 1 trilhão de dólares.

Veja mais alguns dados sobre os impactos da desigualdade de gênero em relação à tecnologia e informação:

  • A cada 10 profissionais de áreas como ciência, engenharia e tecnologia da informação, apenas 2 são mulheres;
  • As mulheres representam 33% da força de trabalho nas empresas, mas ocupam apenas 1 em cada 4 cargos de liderança;
  • Na lista de pedidos para registro de patentes, apenas 16,5% das invenções foram desenvolvidas por mulheres.

Veja como as empresas podem contribuir para a equidade de gênero e os benefícios dessas iniciativas

No Brasil, é comum que as empresas promovam uma programação especial no Dia Internacional da Mulher, com homenagens e presentes. Embora essas ações sejam válidas, é importante encontrar maneiras de contribuir, de fato, para a equidade de gênero ao longo de todo o ano.

Diversas companhias ao redor do mundo estão adotando estratégias nesse sentido. Afinal, como mostram os dados do relatório da ONU, toda a sociedade perde com a desigualdade.

Confira, a seguir, as três principais ações realizadas e os benefícios que elas podem proporcionar.

Equiparação salarial entre homens e mulheres

Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as mulheres recebem o equivalente a 77,7% do salário dos homens no Brasil.

A diferença salarial é ainda maior em cargos de diretoria, gerência e áreas ligadas à ciência. Nesses casos, especificamente, o salário das profissionais fica entre 61,9% e 63,6% dos homens.

O motivo para essa discrepância não está na falta de qualificação. As estatísticas mostram que as mulheres são mais instruídas do que os homens no nosso país. Considerando a população acima de 25 anos, a taxa de pessoas sem instrução é de 37,1% entre elas e 40,4% entre eles.

As empresas que queiram contribuir para a equidade de gênero no mercado de trabalho devem começar equiparando os salários. Nas companhias onde já existe essa padronização, esse é um sinal de que estão no caminho certo.

Inserção de mulheres em cargos de gerência

Em se tratando de cargos gerenciais, a participação feminina é de apenas 37,5%, de acordo com o IBGE. Então, é válido realizar uma análise no quadro de funcionários atual e verificar como os postos de liderança são distribuídos.

Mais uma vez, a equidade de gênero se mostra positiva para as empresas. A maior participação feminina em cargos de gerência pode gerar os seguintes benefícios:

Diversidade de pensamento

A inclusão de mulheres na liderança de empresas tende a aumentar a diversidade de pensamento e perspectivas. Isso porque elas podem trazer novas ideias e abordagens para os desafios empresariais, resultando em soluções mais inovadoras e criativas.

Melhoria na retenção de talentos

A liderança feminina pode contribuir para a criação de uma cultura empresarial mais inclusiva e colaborativa. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge mostrou que as mulheres têm mais empatia do que os homens.

Isso significa que elas são mais comprometidas com o bem-estar dos outros, o que pode resultar em ambientes de trabalho mais positivos e produtivos. Como consequência, a rotatividade é reduzida e os talentos são mantidos.

Melhoria do desempenho financeiro

Segundo relatório da S&P Global, empresa americana especializada em análises financeiras, os valores das ações de empresas dirigidas por mulheres são superiores em relação à média do mercado.

A diversidade de pensamento, a tomada de decisão informada e a cultura empresarial mais inclusiva podem ser fatores que contribuem para isso. Esse é mais um dado que mostra o quanto a equidade de gênero é positiva não apenas para as mulheres, mas também para as empresas e toda a sociedade.

Incentivos ao desenvolvimento em todos os níveis

Investir no desenvolvimento das funcionárias é mais uma ação válida. Isso pode incluir o oferecimento de programas de treinamento com foco em liderança, além de áreas técnicas, especialmente em tecnologia, e várias outras. 

Essa é uma forma de apoiar o crescimento profissional das mulheres e garantir que elas tenham as habilidades e experiências necessárias para ocupar diferentes posições na empresa.

Lembrando que esse tipo de investimento também costuma ajudar na questão da retenção de talentos. Assim, através de um conjunto de ações, as companhias dão início a uma reação em cadeia marcada por engajamento, produtividade e bons resultados financeiros.

Conclusão

O Dia Internacional da Mulher é um momento de comemoração pelas conquistas alcançadas, celebração das mulheres e também a lembrança de que todos podem contribuir para uma sociedade mais justa, igualitária e próspera.

O Virtual Office parabeniza todas as mulheres pela data e reconhece a importância do papel feminino no mercado de trabalho. Como disse Michelle Obama: “Hoje celebramos a força, a determinação e a resiliência das mulheres em todo o mundo”.