Você já parou para pensar na relação entre ambiente de trabalho e produtividade? Saiba que o local em que se está influencia muito no desempenho, incluindo tanto aspectos físicos quanto emocionais.
Uma sala desorganizada pode comprometer a produtividade tanto quanto um ambiente em que as pessoas não se dão bem. Isso ocorre porque absorvemos o contexto em que estamos inseridos, impactando a concentração, o bem-estar e a motivação.
Se interessou em saber mais a respeito da relação entre ambiente de trabalho e produtividade? Prossiga com a leitura para conferir mais informações e entender como um local organizado e harmonioso pode fazer a diferença na rotina.
Como o ambiente de trabalho e a produtividade se relacionam?
O ser humano precisa de estímulos externos para se sentir motivado. Um fato que explica isso é a chamada depressão sazonal que acomete algumas pessoas durante o inverno. A ausência de sol e dos hábitos comuns ao verão faz com que elas percam o ânimo, mostrando-se apáticas.
Nem todo mundo enfrenta esse problema, no entanto, de alguma forma o ambiente externo impacta na nossa energia. Quando se trata de trabalho, além das questões físicas relacionadas ao espaço, ainda existem aspectos ligados aos relacionamentos.
O psicólogo americano Abraham Maslow criou uma teoria conhecida como Pirâmide das Necessidades em que são representadas as necessidades humanas por ordem de importância. A base começa com pontos ligados à fisiologia e segue até o topo com: segurança, relacionamentos, estima e, finalmente, realização pessoal.
Nesse sentido, não dá para alcançar a realização pessoal, por exemplo, onde se encontra a criatividade e a capacidade de resolver problemas, sem ter as necessidades básicas supridas. E essas necessidades invariavelmente passam pelo ambiente, seja de trabalho, familiar e em sociedade.
7 Fatores do ambiente de trabalho que influenciam a produtividade
Veja quais são os principais fatores que marcam a relação entre ambiente de trabalho e produtividade.
1. Ergonomia
A ergonomia é uma ciência que estuda os diversos aspectos da relação entre o ser humano e o trabalho. O grande objetivo é promover o bem-estar dos profissionais e permitir que realizem as suas funções de modo confortável.
Uma das vertentes estudadas é a questão postural. Uma pessoa que trabalha o dia todo em uma posição desconfortável, por exemplo, dificilmente conseguirá ser produtiva a médio e longo prazo.
Seja no escritório ou no home office, é necessário contar com mesa e cadeira adequadas, respeitando a altura e outros fatores. Outros cuidados incluem a altura da tela do computador e a distância em relação aos olhos.
2. Iluminação e ventilação
A iluminação e a ventilação são mais dois aspectos que influenciam a produtividade. Estar em um ambiente escuro e mal ventilado também pode prejudicar o desempenho de qualquer profissional. A Pirâmide de Maslow mostra claramente a importância de suprir as necessidades básicas para que o indivíduo possa chegar ao topo.
3. Organização
A desorganização externa pode gerar o mesmo efeito internamente. Você consegue se imaginar trabalhando em uma mesa bagunçada, cheia de itens desnecessários? Ou pior, em uma sala em que o padrão é o caos, com coisas espalhadas e pessoas que realizem o seu trabalho sem critério?
A organização é um fator importante quando se trata de estimular a produtividade. Afinal de contas, em um ambiente organizado torna-se mais fácil encontrar os itens que precisa, se locomover e também internalizar um clima de leveza.
4. Trabalho colaborativo
Ter colegas de trabalho e parceiros de negócios com quem contar também pode servir como estímulo à produtividade. A troca de ideias e o compartilhamento de tarefas podem fazer uma grande diferença no dia a dia.
Inclusive, a colaboração ajuda a tornar os projetos mais bem-sucedidos. Afinal de contas, cada envolvido irá contribuir com a sua visão, impactando diretamente nos resultados.
Quem atua como autônomo pode encontrar outras formas de suprir isso. Algumas delas incluem: interagir com colegas da área digitalmente, trabalhar em um coworking alguns dias da semana e incluir os clientes na execução dos projetos.
5. Incentivo ao desenvolvimento
Ter estímulos para se desenvolver é mais uma importante marca da relação entre ambiente de trabalho e produtividade. Por isso, é tão importante que as empresas proporcionem isso aos seus colaboradores.
Além de um clima positivo, é interessante investir em treinamentos e contar com um líder que incentiva o crescimento. Os autônomos podem fazer isso listando seus objetivos em relação à carreira, traçando metas e se esforçando para alcançá-las.
Existe uma citação que diz que quando uma pessoa não sabe onde quer chegar irá se contentar com qualquer lugar. Então, aqueles que não querem isso para sua vida e carreira devem ter suas metas, elas serão o combustível para o esforço diário em cada atividade realizada.
6. Estímulo para uma rotina organizada
Anteriormente falamos sobre a importância da organização do ambiente e agora vamos falar da presença dela em outro aspecto, a rotina. Ter horários para iniciar e encerrar o trabalho é essencial para que qualquer pessoa se mantenha produtiva, saudável e disposta.
Aqueles que têm dificuldade para se organizar no home office podem se beneficiar de ir alguns dias da semana para um coworking. Assim, o fato de precisarem sair de casa em determinados dias poderá ajudar e estimular a organização nos demais.
Pular refeições e deixar de fazer pequenas pausas ao longo do dia para lanchar, alongar o corpo e relaxar a mente pode até parecer uma forma de fazer o tempo render. No entanto, a longo prazo, isso pode contribuir para quadros de estresse e, consequentemente, queda da produtividade.
7. Construção de conexão com outras pessoas
Por fim, não podemos deixar de mencionar a importância da conexão com outras pessoas. Esses laços ajudam a tornar o dia a dia mais leve e retomam para outro tópico mencionado ao longo da postagem, o do trabalho colaborativo.
Qualquer profissional terá um desempenho muito melhor em um ambiente em que se sente bem e que compartilha com pessoas com as quais se sente conectado. Isso pode ser suprido com os colegas da empresa, membros do coworking, clientes e outros parceiros de negócios.
Viu só como ambiente de trabalho e produtividade estão intimamente conectados? Estar em um local agradável nos mais diferentes aspectos faz toda a diferença no desempenho profissional.