DEVOPS, SCRUM E DESIGN THINKING: AGILIDADE E FOCO NO CLIENTE

Virtual Office em Parceria com a GoHub

Você irá aprender nesta Palestra:

Introdução ao DevOps

Scrum

Design Thinking


DevOps, Scrum e Design Thiking | Agilidade e Foco no Cliente



Devops e Scrum

DevOps é a buzzword do momento. Mas não se engane, está muito além de modismos temporários e empacotamento de velhos conceitos.

O termo nasceu nas trincheiras de grandes conferências sobre Agile (Scrum, XP, FDD...), entre os anos de 2008 e 2009. Nesta época já era significante a maturidade e a quantidade de empresas que utilizavam frameworks ágeis para desenvolvimento de software, e muitas delas sofriam com um mesmo problema:

  • Como criar uma esteira ágil de entrega de soluções inovadoras, integrando as equipes de desenvolvimento & operação (DEV + OPS)?

  • Como criar uma cultura que fomente a colaboração efetiva entre essas áreas?

  • Como automatizar os diversos fluxos sistêmicos, envolvendo atividades de teste (unitários, funcionais, integrados...), controle de versão, controle de configuração, promoção entre ambientes, entre outras?

  • Como a ascenção da Cloud e dos movimentos Open Source podem impulsionar a entrega contínua?


  • DevOps nasceu e vem evoluindo como uma resposta natural a esses e muitos outros questionamentos. Trata-se de de um movimento cultural e profissional que dá enfase na comunicação, colaboração e integração entre desenvolvedores de software e profissionais de operação de TI (suporte, infraestrutura...), ao mesmo tempo automatizando os processos que envolvem a entrega de software e mudanças na infraestrutura.

    Segundo a Information Week (https://goo.gl/7Fhx2r), 50% das grandes empresas já adotaram ou planejam adotar DevOps em um futuro próximo.

    Design Thiking

    Paola Mânica é designer de serviço na Livework, consultoria pioneira em atuar com a abordagem do Design Thinking aplicada a serviços, e no dia 09/08 ela irá nos contar um pouco sobre o que é essa abordagem e qual é a sua importância no processo de desenvolvimento de novas soluções. Neste encontro iremos conhecer sobre o quê se trata essa abordagem, seus três importantes pilares - a Empatia, a Colaboração e a Experimentação e como podemos aplica-la ao mundo dos serviços.

    O Design Thinking pode e deve ser utilizado em qualquer área de atuação, por qualquer pessoa. Ele nos faz sair da zona de conforto e questionar, entender, com mais profundidade e clareza as necessidades, demandas e desejos das pessoas impactadas por um serviço. É sobre um novo modelo mental aplicado a busca de soluções mais intuitivas, que antecipam intenções e que compreendem a jornada de um usuário.

    Paola trará conceitos, ferramentas e cases que exemplificam essas questões, para que possamos ver na prática, como podemos utilizar a abordagem e fazer dela uma cultura de atuação. Venha descobrir um pouco mais os benefícios do Design Thinking e como ele já é a realidade de muitas empresas.

  • Design Thinking e os 3 pilares: empatia, colaboração e experimentação

  • A importância da empatia e do entendimento das necessidades dos usuários para o desenvolvimento de soluções mais relevantes, coerentes e inovadoras.

  • O design de serviço.

  • O conceito de Jornada do Usuário e suas interações com o serviço.
  • A importância dos pontos de contato (pessoas, objetos/evidências, processos, canais) e como eles são a "voz de um serviço".

  • Cases reais.

  • Sobre os Palestrantes:

    Júlio Oliveira - Palestrante, consultor e instrutor nas áreas de gerenciamento de projetos, desenvolvimento ágil de software, DevOps e gamificação. Atuou em empresas multinacionais, tais como Rede Globo, Volkswagen, Toyota, Bradesco e CIELO. Formado em Administração de Redes de Computadores, pós-graduado em Gestão de Processos de Software, MBA em Gestão de Projetos e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pela Universidade de Liverpool (Reino Unido). Detentor das credenciais PMP e PMI-ACP (Project Management Institute), CSM (Scrum Alliance) e DevOps Master (EXIN).

    Paola Mânica - Designer de serviços na Livework, consultoria global de Inovação e Design de Serviço que projeta experiências de serviços para marcas como Itaú, Natura, Liberty Seguros, A. C. Camargo Câncer Center, Bradesco, Roche, Petrobras, Whirlpool, Libbs, entre outras.

    Formada em Design pela Unisinos – Universidade do Vale do Rio dos Sinos e bolsista pelo programa Ciência Sem Fronteiras pela universidade KAIST – Korean Advanced Institute of Science and Technology, recebeu o Prêmio Bornancini pela Categoria de Design Estratégico com o projeto Bridge – Um sistema produto-­ ‐serviço para desenvolvimento de projetos a partir de experiências de bolsistas de intercâmbio.

    Atuou também no desenvolvimento de projetos em diferentes setores, entre eles o Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre, Hyundai Motor Company em Namyang – Coréia do Sul, Melissa, Libbs, Liberty Seguros, A. C. Camargo Câncer Center, Roche, entre outros. Tendo mais experiência em projetos de diagnóstico de serviço, onde busca entender as reais necessidades, barreiras e expectativas dos usuários e em projetos de desenvolvimento de soluções a partir do Design Thinking.

    Quer saber mais? Inscreva-se já!

    Inscrições abertas até 01/08/17

    VAGAS LIMITADAS!

    INSCRIÇÕES

    Agende este evento!



    Rua George Ohm, 206.
    Cidade Monções - São Paulo - SP.
    100 metros da Berrini
    09/08/17 às 19 horas.

    Como chegar no evento

    Powered by

    Copyright © 2016