Está em dúvida se deve migrar sua empresa para um escritório compartilhado? Essa é uma mudança que está se tornando cada vez mais comum por causa das vantagens envolvidas.
Menos custos, localização privilegiada e o acesso a serviços que tornam o dia a dia mais prático e ajudam a impulsionar o negócio estão entre os principais benefícios. Vamos entender melhor os motivos para realizar essa migração? Siga a leitura e acompanhe!
O que é um escritório compartilhado?
Escritório compartilhado é o nome de uma estrutura com diversas salas comerciais. Não se trata de um aluguel comum de uma sala e sim de um pacote com outros serviços que facilitam a rotina e impulsionam os empreendimentos.
A palavra “compartilhado” se refere ao espaço completo, formado por várias salas. Inclusive, essa é uma solução baseada em um conceito chamado economia compartilhada, em que bens são usados por várias pessoas e, assim, têm seus custos individuais reduzidos.
No quesito privacidade, o escritório compartilhado oferece a mesma de um espaço próprio. Inclusive, profissionais que precisam dessa condição para atender os seus clientes, como terapeutas, por exemplo, também podem se valer desses locais.
10 Motivos para migrar uma empresa para um escritório compartilhado
Vamos agora para a lista de 10 motivos para migrar a sua empresa para um escritório compartilhado. Veja o quanto essa mudança pode ser vantajosa em diferentes aspectos, como: financeiro, prático e até de produtividade.
1. Não é preciso fazer investimento inicial
Montar um escritório próprio envolve realizar um investimento inicial, que inclui: móveis, itens de decoração, cheque caução (exigido por muitas imobiliárias), entre outros detalhes. Quanto mais equipado quiser deixar o espaço, maior será o custo.
No escritório compartilhado não há esse investimento, pois a sala estará pronta para uso. Além disso, não há um contrato como no aluguel, por isso não há a necessidade de depósito inicial.
2. Opção mais econômica do que um escritório convencional
Além de não ser necessário fazer investimento inicial, o escritório compartilhado é uma opção mais econômica. Arcar individualmente com os custos de todas as facilidades que fazem parte do serviço é inacessível para muitas empresas.
A ideia dos serviços baseados em economia compartilhada é exatamente essa, democratizar o acesso. Como várias pessoas compartilham a estrutura do local, os custos se tornam reduzidos para todas.
3. Flexibilidade que acompanha o crescimento da empresa
Imagine que você alugou uma sala para montar o escritório da sua empresa. Então, meses se passaram, o empreendimento cresceu e foi necessário realizar novas contratações. Porém, o espaço atual não comporta toda a equipe. Nesse caso, seria necessário mudar para outro lugar e começar tudo novamente, o que significa um novo custo inicial.
Em um escritório compartilhado não há esse problema, pois a flexibilidade é uma das características do serviço. Assim, seria feito apenas um reposicionamento da sala, tornando-a mais ampla. Da mesma maneira, é simples fazer o movimento contrário e reduzir o tamanho se for preciso. Tudo de forma totalmente descomplicada!
4. Dedicação total ao negócio
Ter um escritório próprio não exige apenas investimentos financeiros, mas também de tempo, um recurso extremamente valioso, especialmente para empreendedores. Afinal, além de gerenciar o negócio em si, é preciso cuidar de questões gerenciais.
São exemplos: limpeza, acompanhamento do trabalho da recepção, manutenção de ar condicionado e outros equipamentos etc. Tornando-se usuário de um escritório compartilhado você pode se dedicar integralmente à sua empresa, pois a gestão de espaço cuida dos detalhes estruturais.
5. Suporte no uso da estrutura
No escritório compartilhado você tem suporte no uso da estrutura. Então, se vai realizar uma reunião e tem um problema com a projeção é só chamar que um profissional de TI irá te auxiliar. Da mesma forma que acontece com outras questões estruturais.
É uma situação totalmente distinta do aluguel de uma sala convencional, em que o suporte está relacionado apenas ao imóvel e costuma ter a imobiliária como intermediária.
6. Liberdade para personalizar o espaço
O fato da sala ser mobiliada traz muita praticidade, no entanto, não é um empecilho para a personalização. Os usuários podem realizar modificações no espaço para deixar mais funcional e dar toques pessoais.
O ambiente é muito importante para que os profissionais se sintam bem e sejam produtivos. Além disso, cada empresa pode desejar personalizar com itens que carregam a logomarca e as cores do negócio.
7. Privacidade
A privacidade é um fator fundamental para trabalhar em diferentes áreas. Às vezes, é preciso abordar estratégias confidenciais, atender clientes (como no caso dos terapeutas e outros profissionais), enfim, se sentir à vontade no ambiente.
O escritório compartilhado proporciona isso porque, como vimos, o nome se refere apenas à divisão do espaço como um todo. Cada empresa fica localizada em uma sala privativa para realizar suas atividades tranquilamente e sem interrupções.
8. Atendimento personalizado para seus clientes
Um grande diferencial do escritório compartilhado é o atendimento personalizado. Quando um cliente entrar em contato por telefone ou for até o local para uma reunião, será recebido por recepcionistas preparados que irão transmitir profissionalismo e credibilidade.
9. Local para realizar reuniões e eventos com desconto
Para certos tipos de reunião é importante contar com um espaço adequado. Nesse caso, os usuários do escritório compartilhado podem alugar uma sala com desconto, pagando por hora, dia ou período.
É possível também escolher a sala de acordo com o número de participantes. Essa adequação às necessidades é ótima também para otimizar custos. Afinal, além de não ser preciso manter um local fixo, o valor é totalmente adaptável ao uso.
10. Localização estratégica
Por fim, temos mais um motivo bastante relevante para uma empresa migrar para um escritório compartilhado, a localização. Estar em centros comerciais traz mais praticidade para os empreendimentos e ainda facilita o acesso a oportunidades. É muito mais fácil se reunir com clientes e prospects, participar de eventos e fazer networking.
Qualquer pessoa que já tenha feito uma pesquisa de imóveis para alugar sabe o quanto a localização pesa no valor mensal. Com o escritório compartilhado não há esse problema exatamente pelas questões que já mencionamos em relação ao custo.E então, se convenceu de que uma empresa deve sim migrar para um escritório compartilhado? Se deseja fazer parte de um local com 26 anos de experiência no ramo, venha para o Virtual Office!