A importância da mulher no mercado de trabalho

Mulher no mercado de trabalho

Falar sobre a importância da mulher no mercado de trabalho é também lembrar que ainda há muito o que se avançar, pois a desigualdade de gênero continua sendo grande. Por outro lado, é preciso reconhecer os avanços conquistados ao longo das décadas.

Na publicação de hoje, um dia tão emblemático  como o Dia Internacional da Mulher, vamos abordar a evolução da participação feminina e contribuição delas ao ambiente de trabalho.

Continue lendo e veja como as profissionais auxiliam as organizações de diferentes formas, através de habilidades e visões únicas. Assim, mostraremos que a contratação de mulheres, especialmente para cargos de direção e gerência, é mais do que uma iniciativa com foco social e sim uma estratégia positiva para os negócios. Acompanhe!

A evolução da mulher no mercado de trabalho

Primeiramente, vamos celebrar as principais conquistas já alcançadas. Confira a linha do tempo que mostra a evolução da participação feminina no mercado de trabalho.

Início da luta pela igualdade

No início do século XIX, as mulheres enfrentavam uma série de restrições no mercado de trabalho. A maioria delas era relegada a papéis domésticos e as que trabalhavam fora de casa necessitavam de direitos básicos.

Primeiras conquistas

Até a década de 1930, era comum que trabalhadores e trabalhadoras fossem submetidos a 12 ou mais horas de trabalho diárias. Nos anos seguintes isso começou a mudar, até que em 1943 a jornada foi reduzida para 44 horas semanais.

Fim da necessidade de autorização do marido para trabalhar

Uma vitória significativa para as mulheres veio na década de 1960, com o fim da exigência de autorização do marido para trabalhar.

Anteriormente, elas precisavam da aprovação do cônjuge para ingressar no mercado de trabalho, uma prática que hoje é inimaginável no Brasil.

1975 – Ano Internacional da Mulher

Em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou o “Ano Internacional da Mulher”, reconhecendo a importância de destacar e abordar as desigualdades de gênero em todo o mundo.

Esse marco simbolizou um compromisso global em promover a igualdade e reforçou a necessidade de avançar em direção a um futuro mais inclusivo e justo para todas as mulheres.

Empoderamento e empreendedorismo

Atualmente, vemos um número crescente de mulheres assumindo papéis de liderança e empreendendo seus próprios negócios. Isso reflete não apenas um avanço na igualdade de gênero, mas também uma mudança na mentalidade sobre o potencial delas no mundo dos negócios.

Continuidade da luta e compromisso com a igualdade

Apesar das conquistas alcançadas, ainda há desafios a enfrentar. A luta pela igualdade de gênero no mercado de trabalho é contínua e requer o comprometimento de todos.

À medida que celebramos as conquistas do passado, também nos comprometemos a continuar lutando por um futuro onde todas as mulheres tenham as mesmas oportunidades e direitos no ambiente profissional que os homens.

10 Motivos que mostram a importância da mulher no mercado de trabalho

Confira a seguir uma lista de motivos que mostram o quanto a participação da mulher no mercado de trabalho é importante para as empresas e a sociedade.

1. Impacto econômico positivo

Evidências apresentadas pela ONU mostram que a redução da desigualdade de gênero no mercado de trabalho tem potencial para impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto) per capita em 20%.

Isso mostra que não se trata de uma questão de interesse apenas das mulheres, mas sim de toda a sociedade.

“Mulheres prósperas impulsionam economias prósperas”, ONU Mulheres.

2. Diversidade de perspectivas e inovação

A participação feminina no mercado de trabalho proporciona às empresas uma riqueza de perspectivas e experiências diversas.

Essa diversidade de pensamento impulsiona a inovação, além de enriquecer a resolução de problemas ao reunir diferentes pontos de vista.

3. Habilidades de comunicação interpessoal

Mulheres destacam-se por suas habilidades de comunicação, promovendo ambientes de trabalho onde a troca de ideias é fluida e eficaz. Essa capacidade contribui para a construção de relacionamentos colaborativos e para a formação de equipes coesas.

4. Empatia e inteligência emocional

A empatia é uma habilidade que costuma se destacar nas mulheres, que conseguem compreender as emoções dos outros de forma genuína. É o que diz um estudo publicado pela revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), iniciativa da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos.

Essa inteligência emocional fortalece a coesão da equipe e cria um ambiente de trabalho mais humano e compassivo.

5. Resolução criativa de problemas

As mulheres abordam desafios com uma mentalidade criativa, buscando soluções inovadoras para problemas complexos. Essa abordagem única, muitas vezes influenciada por uma combinação de intuição e pensamento analítico, resulta em estratégias que podem levar a resultados surpreendentes e inovadores.

6. Gestão do tempo e organização eficientes

Muitas mulheres demonstram habilidades exemplares de gerenciamento de tempo e organização. Essa competência aumenta a eficiência individual e contribui para um ambiente de trabalho onde prazos são cumpridos de maneira consistente, promovendo a produtividade.

7. Adaptabilidade e resiliência

A capacidade de adaptação é uma característica comum às mulheres, permitindo a elas enfrentar mudanças e desafios com resiliência. Essa habilidade garante a continuidade dos negócios em cenários dinâmicos e estimula a inovação diante de adversidades.

8. Colaboração e fortalecimento da equipe

As mulheres que possuem cargos de liderança costumam promover ambientes de trabalho onde as ideias são compartilhadas e as habilidades são complementares. Essa abordagem colaborativa cria uma atmosfera de cooperação que impulsiona o desempenho coletivo.

9. Liderança transformadora

Muitas mulheres que possuem cargos de gerência adotam um estilo de liderança transformadora, focado na capacitação e desenvolvimento de suas equipes. Essa abordagem cria líderes resilientes e promove uma cultura organizacional de crescimento contínuo.

10. Gestão da diversidade

Sensíveis às questões de diversidade e inclusão, as mulheres desempenham um papel fundamental na criação de ambientes de trabalho justos e equitativos. Esse compromisso fortalece a cultura organizacional, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas.

Nós do Virtual Office temos o orgulho de dizer que 85% das posições em nosso quadro de colaboradores são ocupadas por mulheres. Assim, podemos comprovar todos os dias as informações apresentadas.

Aproveitamos para desejar um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas as nossas colaboradoras, residentes e a você, leitora do nosso blog.