Coworking para autônomos – Quais os benefícios?

homem-empresário

Os profissionais autônomos são aqueles que atuam por iniciativa própria e, portanto, não são funcionários de nenhuma empresa. Se você se enquadra nessa categoria e deseja ter um espaço adequado para trabalhar, com toda a estrutura necessária, vai gostar de saber as vantagens do coworking para autônomos.

Siga a leitura para conferir a extensa lista de benefícios que os escritórios compartilhados podem proporcionar para os profissionais independentes. Vamos lá?

O que é coworking?

Caso você tenha dúvidas sobre o que é exatamente um coworking, vamos começar trazendo essa resposta. Trata-se de um escritório que tem toda a estrutura dos espaços convencionais, mas que tem como diferencial abrigar diferentes profissionais.

Em vez do local ser voltado para o funcionamento de apenas uma empresa, é compartilhado entre vários profissionais, tanto autônomos quanto funcionários de negócios inteiros. Isso torna o espaço mais acessível para todos, pois os custos são divididos.

O coworking é um serviço baseado em um conceito que tem feito cada vez mais parte das nossas vidas, a economia compartilhada. Streamings de filmes e séries, além de aplicativos de restaurante e de táxi são bons exemplos de serviços com essa filosofia.

A intenção da economia compartilhada é resolver problemas, democratizar o acesso a bens e gerar renda. O coworking se encaixa em todas essas características porque resolve o problema de quem busca um local para trabalhar, tem um custo mais baixo do que manter um escritório tradicional e gera renda para os proprietários do espaço. Todos ganham!

10 Benefícios do coworking para autônomos

Agora que já sabe qual é a essência dos escritórios compartilhados e seu funcionamento, conheça os principais benefícios do coworking para autônomos. Ao final da lista, irá desejar dar esse passo o quanto antes ou, no mínimo, ter seu interesse aumentado em saber mais sobre o assunto. 

1. Trabalhar em uma localização estratégica

Coworkings ficam em áreas pensadas para facilitar a vida dos seus membros. Por isso, estão geralmente localizados em centros comerciais. Assim, além da praticidade para chegar no escritório, você também terá mais acesso a oportunidades de negócios. Afinal, o endereço em que se está influencia muito nisso.

2. Não ter que se preocupar com diversas despesas

Ao se tornar membro de um coworking, você não precisará se preocupar com cada despesa separadamente, como água, luz, internet e outras. Tudo o que terá que fazer é pagar a mensalidade do local, pois todos os detalhes são cuidados pela gestão do espaço.

3. Custo menor do que manter um espaço individual

Além da praticidade em relação às despesas, o custo também é menor do que teria se fosse manter um escritório próprio. Lembra-se que explicamos sobre economia compartilhada? É através dela que mais pessoas podem ter acesso ao espaço, pois não precisam arcar com os custos por completo, apenas uma porcentagem deles.

4. Dedicar-se totalmente ao seu trabalho

Em um escritório próprio, além de precisar arcar com todos os custos, também é necessário cuidar dos detalhes para que tudo funcione corretamente. Isso inclui decorar, contratar alguém para a limpeza, comprar equipamentos e utilidades etc.

No coworking você não precisa se preocupar com nada disso! Tudo o que precisa fazer é se dedicar exclusivamente ao seu trabalho. Como consequência, terá mais tempo para isso e poderá até ampliar os seus ganhos.

5. Contar com serviços de recepção e atendimento telefônico

Mais duas facilidades que um coworking oferece são a recepção e o atendimento telefônico. Assim, se um cliente ligar ou for até o local, será bem atendido e receberá as informações que precisa.

Esses serviços proporcionam praticidade para o seu dia a dia e também contribuem para causar uma boa impressão.

6. Ter acesso à sala de reuniões quando precisar

Se pensou que no coworking um autônomo apenas terá acesso à sua estação de trabalho, se enganou. É possível reservar a sala de reuniões por hora, período ou dia, pagando apenas pelo uso.

As vantagens dessa facilidade são: ter um local adequado para receber os clientes e poder pagar quando usar, otimizando os custos.

O coworking é um serviço baseado em um conceito que tem feito cada vez mais parte das nossas vidas, a economia compartilhada.

7. Poder receber seus clientes em um local adequado

O local em que recebe os clientes faz uma grande diferença e pode influenciar na decisão dele fechar ou não contrato. Se você trabalha em casa, precisa marcar em restaurantes, café ou no endereço do cliente.

Convidá-lo para o seu escritório transmite mais confiança. E não pense que o fato de ser um coworking poderá comprometer isso, pois esses espaços são bastante valorizados, tanto quanto um escritório próprio.

8. Facilidade para fazer networking

Se você, autônomo, trabalha em casa e sai apenas quando precisa encontrar clientes, como conseguirá fazer networking? Por mais que hoje a internet facilite os contatos, é bem mais fácil se conectar às pessoas ao vivo.

Em um coworking, todo dia é dia de networking. Você poderá se aproximar de colegas na área de descanso, no elevador, na cozinha. Assim, poderá conhecer outros profissionais, trocar figurinhas e indicações.

9. Ter endereço fiscal e comercial

Um profissional autônomo precisa ter empresa aberta para emitir nota fiscal dos seus serviços e ter sua atividade regularizada. Para isso, é necessário contar com um endereço fiscal, que poderá ser o do coworking.

Além disso, poderá usar o endereço também como endereço comercial, divulgando-o no site corporativo e em outras comunicações do seu empreendimento.

10. Interagir com outras pessoas

Até aqui citamos os benefícios relacionados ao trabalho em si, porém, devemos lembrar que a sua saúde mental é a base para tudo. Se não estiver se sentindo motivado e bem consigo mesmo, não conseguirá se dedicar às suas atividades e alcançar os resultados esperados.

Uma queixa bastante comum entre profissionais que atuam em home office é a solidão. No coworking ela irá passar longe de você, pois irá interagir com outras pessoas, criar laços e se sentir parte de uma comunidade.

Viu só como o coworking para autônomos é uma opção interessante? Dar esse passo poderá proporcionar à sua carreira um maior acesso a oportunidades e mais motivação para crescer.