Aprenda como prospectar clientes e vender mais

Saiba como prospectar clientes e vender mais

As expectativas dos consumidores mudaram muito ao longo dos últimos anos. Se antes a ligação não solicitada era suficiente para prospectar clientes, hoje os vendedores precisam lançar mão de estratégias mais modernas para chegar ao resultado esperado: a venda.

Em um cenário competitivo, onde inúmeras empresas estão tentando chamar a atenção de seus clientes em potencial, o trabalho dos vendedores é alcançar o alvo da maneira mais eficiente e menos invasiva impossível.

Nesta publicação vamos apresentar 8 métodos de prospecção para aumentar as chances de conversão. Vamos começar?

O que é prospecção de clientes?

Imagine a prospecção de clientes como uma pescaria em um vasto oceano, onde o peixe é um cliente em potencial. É como lançar sua isca no lugar certo, no momento certo, para fisgar aquele cliente que realmente precisa e valoriza o que você está oferecendo.

Para alcançar o objetivo, é preciso conhecer as preferências do peixe que deseja atrair. Isso significa entender seus desejos, necessidades e os lugares onde ele costuma nadar. A partir desse entendimento, você ajusta sua isca, que são as suas estratégias de abordagem.

A pesca bem-sucedida, ou seja, a prospecção eficaz, envolve saber usar as ferramentas corretas. No mundo dos negócios, essas ferramentas são as estratégias que você adota para alcançar os clientes em potencial e sobre as quais falaremos a seguir.

Como prospectar clientes com eficiência? Conheça os métodos!

Se você está em busca de impulsionar suas vendas e alcançar um crescimento sustentável nos negócios, a prospecção eficaz de clientes é um ponto-chave. Veja como fazê-la de modo eficiente através dos métodos a seguir!

1. Conheça seu público-alvo e crie perfis de clientes em potencial

Antes de iniciar qualquer estratégia de prospecção, é fundamental conhecer a fundo os seus potenciais clientes. Entenda suas necessidades, desafios e preferências. Pesquise seus comportamentos para criar abordagens personalizadas e mais eficazes.

Com base nesses dados e no histórico de clientes, crie perfis de clientes ideais, também chamados de personas. Inclua características mais importantes que os definem. Assim, terá um bom direcionamento para prospectar, otimizando tempo e recursos.

2. Levante o histórico prospecções bem sucedidas

Já imaginou que experiências passadas podem servir de direcionamento para prospectar clientes? Isso mesmo! Ao analisar prospecções anteriores você terá uma lista de informações valiosas sobre o que deu ou não certo. Então, poderá aplicar esse conhecimento no presente, iniciando um processo de melhoria contínua.

3. Envie e-mails personalizados

Sempre que for entrar em contato com um prospect por e-mail, escreva mensagens personalizadas. Esse detalhe tornará a interação mais pessoal, fazendo com que se destaque em meio a um mar de mensagens padronizadas, onde somente o nome do destinatário é alterado.

Esse é um cuidado especialmente importante quando já houve um contato anterior. Uma forma de demonstrar atenção e gentileza, características levadas em consideração pelos clientes ao fecharem negócio com uma empresa.

4. Seja um especialista na sua área

Essa dica pode até parecer óbvia e talvez seja, mas nem todos a levam a sério. Mesmo profissionais que trabalham há anos na mesma área, muitas vezes não alcançam o posto de grandes especialistas no assunto. A falta de atualização é um dos principais motivos para isso.

Se você deseja se tornar um especialista no seu setor precisa se manter atualizado, encontrar novas formas de resolver os problemas dos clientes e estar preparado para tirar as dúvidas deles. Quanto mais confiança demonstrar nesse papel, mais as pessoas irão confiar em você, o que consequentemente aumenta as chances de fecharem negócio.

5. Aposte no marketing de referência

Você pode até não conhecer o termo marketing de referência, mas certamente o conhece na prática, pois se trata do famoso boca a boca. Trata-se da indicação, que pode ser feita espontaneamente ou através de estímulos, como descontos e bônus aos clientes.

Dependendo do ramo de atuação da sua empresa, vale a pena criar um programa de indicações, onde os clientes atuais sugerem clientes em potencial, que podem ser pessoas físicas ou empresas.

Prospectar clientes vindos de uma indicação encurta o caminho e aumenta as chances de alcançar bons resultados. Afinal, houve o intermédio de alguém que o cliente em potencial já conhece e confia.

6. Tenha presença sólida nas redes sociais

Hoje, os clientes deixaram o papel de coadjuvantes no processo de vendas, tornando-se protagonistas. Se antes eram sempre os vendedores que entravam em contato, atualmente, em muitos casos, acontece o oposto.

Para aproveitar esse tipo de oportunidade é preciso se destacar em ambiente digital, local onde os clientes em potencial vão fazer buscas e encontrar empresas e profissionais. Ter um site bem estruturado e redes sociais atualizadas está entre as principais estratégias nesse sentido.

Tenha atenção em relação aos dados informados, como endereço, telefone, e-mail e outros. Afinal, não dá para deixar um cliente em potencial esperando dias por uma resposta. Apenas informe meios de contato que possa gerenciar e responder rapidamente.

7. Invista no follow up

O follow up nada mais é do que o acompanhamento, pois nem sempre a venda acontecerá no primeiro contato. Então, é importante se fazer presente, mantendo-se na memória do prospect. Assim, ao tomar a decisão, ele saberá exatamente quem procurar.

A forma de realizar esse acompanhamento vai variar conforme o seu tipo de negócio e o perfil dos clientes. Pode ser desde um simples e-mail até o envio de um presente em uma data especial.

8. Transmita credibilidade através dos detalhes

Além das ações direcionadas aos clientes, existem detalhes capazes de fazer a diferença na imagem que transmite a eles. Confira alguns exemplos:

  • Ter um endereço comercial estratégico, próximo a empresas renomadas e de sucesso;
  • Ter um escritório bonito e estruturado;
  • Marcar reuniões presenciais no seu escritório;
  • Contar com atendimento telefônico profissional.

Se você não conta com essa estrutura, saiba que existe a solução perfeita: o escritório virtual. Trata-se de um local que oferece diversos serviços de escritório, além de salas privativas e de reunião.

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