5 Dicas para seguir ao abrir um escritório de advocacia

5 Dicas para seguir ao abrir um escritório de advocacia

A abertura de um escritório de advocacia exige planejamento e organização. É importante que o profissional tenha uma visão clara sobre os serviços jurídicos que pretende oferecer, assim como do público-alvo que deseja atender.

Além disso, é necessário pensar nos aspectos relacionados ao negócio, que também será uma empresa e deverá ser gerenciada corretamente. E apesar de ser desafiador ter o próprio escritório, os esforços são recompensados através da autonomia profissional e da flexibilidade.

Na postagem de hoje iremos compartilhar 5 dicas para você seguir ao abrir um escritório de advocacia. Já adiantamos que a 5ª dica pode tornar a empreitada muito mais prática e econômica, acompanhe!

Como abrir um escritório de advocacia de sucesso?

Quando o assunto é sucesso na advocacia, existem muitos aspectos envolvidos e a credibilidade é um deles. Afinal, o advogado é o profissional que representa os direitos das pessoas, logo, envolve lidar com questões delicadas e, muitas vezes, de ordem financeira. Então, a confiança é fundamental.

Credibilidade não é algo que se consegue de forma automática, trata-se de uma construção feita ao longo do tempo. No entanto, existem algumas ações capazes de acelerar esse processo, veja quais são a seguir!

1. Atenção à escolha do nome do escritório

Sempre que alguém vai abrir uma empresa, o nome é uma das primeiras decisões tomadas porque tem uma grande importância. Nomes transmitem mensagens, por isso você deve ter atenção ao fazer essa escolha, além de considerar algumas regras definidas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

Confira dicas para aplicar estratégias para fortalecimento de marca ao escolher o nome do seu escritório e respeitar as regras da OAB:

  • Escritórios de advocacia não podem usar nome fantasia como as demais empresas, apenas a razão social;
  • A razão social do escritório deve ter o seu nome ou de um dos seus sócios, se houver;
  • Evite nomes longos e difíceis de serem pronunciados;
  • Escolha uma opção marcante, que transmita a imagem que deseja passar;
  • Inclua sua especialidade no nome, exemplo: Medeiros Advocacia – Direito de Família e Sucessões.

Aliada ao nome estará a identidade visual do escritório, utilizada no site, cartão de visitas, redes sociais e outros materiais de divulgação. Nesse caso, também é importante seguir as regras da OAB, optando por cores sóbrias que transmitam seriedade.

Importante: lembre-se de verificar se o nome escolhido tem domínio disponível para a criação do site institucional.

2. Defina a sua área de atuação

Um escritório de advocacia pode realizar atendimento gerais, ou seja, em diferentes áreas, ou se especializar em apenas uma. É comum que os advogados iniciantes comecem atuando de forma geral e, conforme vão se tornando mais conhecidos, escolham um segmento específico.

O início, inclusive, é uma oportunidade para o profissional conhecer as diversas áreas do direito na prática. Assim, poderá escolher aquela que mais lhe agradar e na qual tenha obtido os melhores resultados.

3. Mantenha uma comunicação eficaz com os clientes

A comunicação com os clientes é um ponto fundamental para ter sucesso como advogado. Existem profissionais que se dedicam apenas aos processos, se esquecendo de que os clientes são os maiores interessados e querem se manter atualizados sobre os andamentos.

Embora o tempo seja escasso, é necessário incluir na agenda tempo para atualizar os clientes. Uma forma de facilitar esse trabalho é através de sistemas que enviam essas informações automaticamente por SMS ou e-mail, sempre que uma movimentação acontecer no processo.

De qualquer forma, mesmo com os envios automáticos, é importante entrar em contato pessoalmente em algumas situações. Esse tipo de detalhe faz toda a diferença para fortalecer a confiança, fidelizar clientes e dar motivos para as pessoas indicarem o seu trabalho.

4. Utilize as redes sociais como ferramenta de divulgação

A OAB possui regras também para a publicidade dos escritórios de advocacia. No entanto, isso não significa que a divulgação seja proibida. Você pode e deve explorar o potencial das redes sociais para divulgar o seu trabalho e, assim, atrair clientes.

Confira dicas de como fazer isso respeitando as determinações da OAB:

  • Faça publicações de caráter informativo, ou seja, compartilhando seu conhecimento jurídico com as pessoas;
  • Jamais prometa resultados, divulgue preços ou utilize expressões em tom de propaganda do seu escritório;
  • Explore as opções das ferramentas, como: imagens, textos, vídeos e transmissões ao vivo.

5. Considere trabalhar em um escritório compartilhado

Chegamos à 5ª dica, onde iremos explicar como você pode economizar ao abrir o seu escritório e, ao mesmo tempo, ter uma rotina mais prática.

Você já pensou em trabalhar em um escritório compartilhado em vez de alugar uma sala comercial? Apesar do nome “compartilhado”, a sua experiência será a de um escritório próprio, pois irá trabalhar em uma sala privativa, mas com o diferencial de estar em um local totalmente estruturado.

Veja alguns dos principais benefícios que essa opção pode oferecer:

  • Escritório pronto para uso, com mobília, decoração, internet, serviços de limpeza e manutenção, e todos os recursos necessários para começar os atendimentos;
  • Por ser uma estrutura compartilhada, é uma opção muito mais econômica do que um escritório tradicional;
  • Salas de reunião para receber os clientes de forma reservada e confortável, pagando apenas pelo tempo de uso;
  • Localização estratégica, facilitando a rotina e transmitindo credibilidade aos clientes;
  • Oportunidades de networking com usuários e frequentadores do escritório compartilhado;
  • Serviço de endereço fiscal para registro do escritório e comercial para materiais de comunicação;
  • Equipe de atendimento telefônico e para receber os visitantes;
  • Gestão das correspondências que chegarem em nome do seu escritório;
  • Flexibilidade para realizar viagens e atendimentos em outros locais sem perder nenhum recado ou correspondência.

Viu só quantas vantagens essa opção pode oferecer? É um pacote completo para quem deseja trabalhar em um formato moderno, dedicando todo o tempo aos clientes e sem preocupações com questões estruturais.

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