Os principais erros das empresas ao escolher um coworking

pensando-empresário

Deixar o home office ou um escritório próprio e migrar para um coworking é um movimento que está se tornando cada vez mais comum no mercado. Contudo, essa decisão precisa ser tomada considerando alguns cuidados para evitar os principais erros das empresas ao escolher um coworking.

Afinal de contas, não é todo escritório compartilhado que oferece as vantagens necessárias para que a escolha valha a pena. Não basta se autodenominar coworking para ser um bom coworking.

Continue a leitura para descobrir quais são os erros mais comuns e conferir dicas para fazer a melhor escolha para o seu negócio.

10 Erros das empresas ao escolher um coworking

Quer dar um passo positivo para a sua empresa e migrar para um coworking? Então evite os erros a seguir e aumente as chances de tomar uma decisão acertada!

1. Considerar apenas o preço

Para fazer qualquer tipo de escolha, considerar apenas o preço é um grande erro. Por mais que se tenha um orçamento restrito, é preciso analisar o custo-benefício, pesar os dois lados e assim tomar a decisão mais inteligente.

Empresas que escolhem um coworking apenas pelo preço podem perder em diversos outros quesitos. Se você não deseja cometer o mesmo erro, considere os pontos a seguir ao fazer a sua escolha.

2. Deixar de analisar a estrutura

Um coworking é mais que um espaço com mesas e cadeiras para trabalhar. É preciso analisar toda a estrutura do local, incluindo a qualidade da conexão com a internet, o prédio em que está localizado, os banheiros, a cozinha, tudo aquilo que fará parte do dia a dia da sua empresa.

Lembre-se que a funcionalidade irá impactar diretamente no desempenho da sua equipe e, consequentemente, nos resultados do negócio. Portanto, não dá para ignorar esses pontos.

3. Não verificar o horário de funcionamento

O horário de funcionamento é um fator muito importante ao escolher um coworking. Afinal, é necessário que comporte o horário de funcionamento da sua empresa. Como certos prédios comerciais permanecem abertos até certa hora, lembre-se de fazer essa verificação para evitar problemas.

4. Não dar a devida importância à localização

Um bom coworking deve estar localizado em uma região estratégica da cidade. Esse fator irá influenciar diretamente na rotina de toda a sua equipe, além de impactar na facilidade para encontrar clientes e fornecedores.

Além da questão prática, a localização tem outros impactos, como: estimular e facilitar o networking, circular diariamente em locais que movimentam o mercado e transmitir mais credibilidade.

5. Não considerar as comodidades do espaço

Já falamos que um coworking não é apenas um local com estações de trabalho. É necessário analisar todas as comodidades oferecidas.

Veja o que você pode encontrar em um espaço de qualidade:

  • Recepção;
  • Água, chá e café;
  • Atendimento telefônico personalizado;
  • Gestão de correspondências;
  • Equipamentos para apresentações, como projetor;
  • Suporte de TI;
  • Ar condicionado;
  • Móveis funcionais e modernos.

6. Não verificar as medidas de segurança

A segurança é um fator fundamental em qualquer situação, em especial em relação ao local que será a sede da sua empresa. Portanto, verifique se o espaço é seguro e quais são as medidas adotadas para tal.

7. Optar por um local que não tenha sala de reunião

Faz parte da rotina de uma empresa realizar reuniões. Quando os encontros envolvem toda a equipe, podem ser facilmente realizados na sala de trabalho. Entretanto, em certas situações é necessário reunir apenas parte do time ou incluir clientes, fornecedores e outros parceiros de negócios.

Nesse caso, é preciso contar com uma sala de reunião disponível e equipada com tudo o que é necessário para fazer apresentações e passar tempo resolvendo determinadas questões confortavelmente.

Lembre-se de verificar se o espaço dispõe de salas de reunião para locação por hora. Assim, é possível realizar esses encontros com toda a comodidade e sem precisar manter um local como esse definitivamente, pagando apenas quando usar.

Deixar o home office ou um escritório próprio e migrar para um coworking é um movimento que está se tornando cada vez mais comum no mercado.

8. Não analisar a flexibilidade

A flexibilidade faz parte da real essência do coworking. Por isso, verifique se o espaço em questão realmente tem essa filosofia ou se apenas está usando o nome para atrair clientes.

Um coworking flexível é aquele que permite que seus usuários optem pela modalidade de contratação que julgarem mais conveniente, que pode ser por hora, dia ou esporadicamente.

Hoje, com a ascensão da modalidade híbrida, muitas empresas têm permitido que seus funcionários alternem entre o home office e dias no escritório. Assim, é possível usar a flexibilidade como benefício à equipe e ainda otimizar os custos.

9. Deixar de dar a devida importância para a limpeza

Quando realizada corretamente, a limpeza é um cuidado com o espaço que acaba passando despercebido no dia a dia. Porém, quando não é feita regularmente começa a incomodar.

A falta de higiene no ambiente de trabalho compromete a concentração, a saúde de pessoas alérgicas e ainda pode transmitir uma imagem negativa para os clientes e parceiros de negócios que visitarem o local.

Por essa razão, antes de escolher um coworking questione sobre a frequência de limpeza do espaço e analise esse quesito ao fazer uma visita.

10. Não cogitar os serviços de endereço fiscal e comercial

Por fim, temos um ponto que muitos deixam passar batido ao buscarem um coworking: endereço fiscal e comercial.

Se a sede da sua empresa será no local, é importante fazer os devidos registros junto aos órgãos competentes usando aquele endereço. Então, pergunte se há esse serviço, assim, poderá usar esse dado também nas comunicações do empreendimento e para o recebimento de correspondências.

Acerte ao escolher um coworking: venha para o Virtual Office!

Quer levar a sua empresa para um espaço com todas as facilidades e comodidades para obter excelentes resultados? Venha para o Virtual Office! São mais de 20 anos de experiência no ramo oferecendo o melhor para os nossos clientes.

Temos unidades em São Paulo, Alphaville e no Rio de Janeiro, todas muito bem localizadas e equipadas com salas para diferentes finalidades, como: salas para treinamento, reuniões, entrevistas, auditórios para eventos, self-storage, além de escritórios privativos mobiliados.

Faça uma escolha acertada! Entre em contato e agende uma visita para conhecer os nossos espaços.