A Black Friday está chegando! E você, já está preparando sua empresa? Essa preparação é muito importante para aproveitar ao máximo as oportunidades desta época do ano. Afinal, é um momento em que os consumidores se mostram abertos para comprar produtos e contratar serviços com desconto.
Considerando as vendas realizadas pelo e-commerce brasileiro na Black Friday de 2022, o faturamento foi de R$ 6,15 bilhões, segundo o relatório Neotrust, feito pela plataforma Confi. Para 2023, a expectativa é de um crescimento de 32%.
Continue a leitura para saber mais sobre a data e conferir estratégias de como preparar a sua empresa para vender mais.
Black Friday 2023: o que as empresas devem esperar?
Conforme já adiantamos no início da postagem, a expectativa para a Black Friday 2023 no Brasil é positiva. Segundo levantamento realizado pela Mfield, empresa especializada em marketing de influência, espera-se um crescimento de 32% em relação ao ano anterior.
Mais uma informação otimista está relacionada à visão dos consumidores, que antes olhavam com desconfiança para as promoções da Black Friday brasileira. Uma pesquisa realizada pelo Google mostrou que 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na edição de 2023.
Ainda segundo a mesma pesquisa, as buscas pelo termo “Black Friday” e relacionados cresceram 24% comparado a 2022. Esses dados indicam que os consumidores brasileiros estão cada vez mais familiarizados com as promoções do período.
No entanto, é importante destacar que com a maturidade em relação às promoções, vem também a exigência. Afinal, as pessoas não buscam somente preços baixos, mas também produtos de qualidade, um bom atendimento, enfim, experiências de compra positivas como um todo.
6 Estratégias para vender mais na Black Friday
Apesar de ser originalmente voltada para promoções de produtos, hoje a Black Friday também conta com descontos atrativos no setor de serviços. Por isso, independentemente do segmento da sua empresa, é importante ter um bom planejamento. Acompanhe as dicas!
1. Atenção ao estoque
Para empresas baseadas em produtos, a preparação do estoque é essencial. Lembrando sempre que as decisões relacionadas à aquisição de mercadorias precisam ser estratégicas para não faltar e nem sobrar itens após a Black Friday.
Existem algumas alternativas interessantes adotadas por e-commerces para a venda sem estoque, são elas:
Dropshipping
Nesse modelo, o e-commerce não mantém um estoque físico dos produtos que vende. Em vez disso, a empresa fecha parcerias com fornecedores que cuidam do armazenamento, embalagem e envio dos produtos diretamente para os clientes.
O e-commerce atua como intermediário, divulgando os produtos e gerenciando as transações.
Venda sob demanda
Algumas empresas, especialmente aquelas que vendem produtos personalizados ou sob medida, fazem parcerias com fabricantes que produzem os itens apenas quando há uma ordem de compra. Isso reduz a necessidade de manter um estoque e minimiza o desperdício, no entanto, envolve prazos de entrega mais longos.
Parcerias com fornecedores
Mais uma opção envolve a parceria com fornecedores, que precisam garantir os itens anunciados pelo e-commerce. Nessa modalidade, as mercadorias apenas são adquiridas após a venda aos consumidores. Para dar certo, é preciso ter acordos comerciais muito bem definidos e garantidos por contrato.
2. Crie diferentes opções de ofertas
Para ter sucesso na Black Friday é preciso ir além de simplesmente baixar os preços. Confira outras formas de oferecer vantagens e atrair a atenção dos consumidores:
Combinações de produtos: agrupe itens que costumam ser comprados juntos. Um bom exemplo são os combos de fast food, que oferecem preços atrativos quando o cliente compra sanduíche, batata frita e refrigerante juntos. Isso pode ser aplicado em lojas de diferentes segmentos para aumentar as vendas.
Descontos progressivos: o famoso “compre 2 e leve 3” é uma prática comum que cativa os compradores. Quanto mais compram, mais economizam, o que é ótimo para eles e para o seu negócio.
Bônus por tempo limitado: explore a estratégia de oferecer vantagens extras em compras realizadas durante um período específico.
Aposte no upselling: com o upselling você incentiva os clientes a escolherem a versão mais completa de um produto ou serviço.
Programa de fidelidade: recompense clientes frequentes ou que atinjam um determinado valor em compras com benefícios, como descontos e cashback. Isso aumentará as chances de recorrência.
Prazos de pagamento flexíveis: além dos descontos, ofereça condições especiais, como pagamento facilitado. Esse tipo de estratégia é interessante quando não é possível reduzir a margem de lucro ou mesmo para agregar aos outros tipos de promoção.
3. Aumente a lista de e-mails
A Black Friday pode ser também uma oportunidade de aumentar a sua lista de e-mails. É válido, por exemplo, oferecer cupons de desconto para as pessoas que se inscreverem no site da empresa.
Assim, os contatos poderão ser usados para a construção de relacionamento, através do envio de comunicações com lançamentos, promoções, informações de valor relacionadas ao segmento da companhia etc.
4. Atenção aos canais de atendimento
Anteriormente mencionamos a importância de proporcionar uma experiência de compra positiva aos clientes. Como na Black Friday a tendência é de aumento da demanda, é necessário ter atenção aos canais de atendimento.
Todos os canais divulgados, sejam eles chat, telefone ou e-mail, devem estar disponíveis nos horários anunciados e sem grande espera. Lembre-se que os consumidores estão exigentes, então a demora no atendimento pode representar a perda de vendas.
5. Fortaleça os esforços em marketing
Diferentemente de promoções que você realiza em datas escolhidas, na Black Friday são praticamente todas as empresas realizando ações. Por isso, para atrair os clientes, eles precisam saber o que sua marca está oferecendo.
O marketing, com destaque para o digital, é um elemento indispensável de uma campanha bem sucedida na Black Friday. Portanto, planeje-o estrategicamente, criando expectativas nos clientes e atraindo novos interessados.
6. Invista em estratégias de retenção
Por fim, além de pensar nas vendas da Black Friday, invista em estratégias de retenção. Assim, as ações trarão mais do que apenas resultados de curto prazo e sim clientes fiéis que seguirão consumindo os produtos e serviços da sua marca.
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