Já imaginou ter a oportunidade de encontrar rapidamente uma pessoa capaz de mudar os rumos da sua carreira, mas ter apenas poucos minutos com ela? Foi pensando exatamente nesse tipo de situação que o elevator pitch foi criado.
A melhor forma de se sair bem em experiências assim é se preparando para elas. Por isso, se você ainda não tem um pitch, é importante começar a criar, pois poderá usá-lo em diferentes ocasiões.
Continue lendo para entender o que é um elevator pitch, seu objetivo, as etapas a serem consideradas, dicas de como fazer o seu e exemplos práticos para se inspirar. Vamos começar?
O que é elevator pitch?
O termo elevator pitch significa, em português, discurso de elevador. Foi criado pensando exatamente no tipo de situação descrita no início da publicação, um encontro rápido com potencial para gerar uma oportunidade.
Trata-se de uma breve apresentação, geralmente de até um minuto, que pode ser de uma empresa, uma ideia de negócio ou do próprio profissional. Por ser algo rápido, precisa ser muito bem pensado para mencionar os principais pontos.
Há quem diga que essa estratégia para apresentar um projeto em tão pouco tempo surgiu da necessidade de produtores de Hollywood mostrarem suas ideias de filmes. Já outros afirmam que a abordagem foi criada no Vale do Silício, quando fundadores de startups iam apresentar a empresa a possíveis investidores.
A verdade é que, independentemente da origem, todo empreendedor passou ou vai passar por situações em que precise vender sua ideia a alguém em poucos minutos, o tempo para o elevador ir de um andar a outro.
Objetivo do elevator pitch
O objetivo do elevator pitch é apresentar rapidamente uma ideia, de forma que o interlocutor sinta interesse em agendar uma conversa para saber mais a respeito. Por isso, o que será falado precisa ser pensado para atrair atenção, causando o mesmo efeito de uma manchete de jornal.
Para obter esse efeito, sua fala precisa trazer as informações mais relevantes, mas sem parecer que está tentando fazer uma venda. Afinal, o objetivo é gerar curiosidade e abrir portas para uma reunião onde possa falar com mais detalhes sobre seu projeto.
Conheça as etapas do pitch
Um bom pitch precisa passar por algumas etapas, que ajudam a gerar interesse no interlocutor. Veja quais são elas.
Apresentação
Em primeiro lugar, o interlocutor precisa saber quem é a pessoa que está falando com ele. Então, lembre-se de começar dizendo seu nome e a sua profissão ou função na empresa.
Descrição do problema
Toda ideia tem o objetivo de resolver algum problema. Dessa forma, explique qual problema o seu projeto consegue solucionar, mostrando que se trata de uma questão relevante, que merece atenção.
Solução
A terceira etapa do pitch de elevador é mostrar como a sua ideia pode resolver o problema apresentado anteriormente. Vale lembrar que esse é o passo mais importante da apresentação, é o que fará com que o interlocutor crie interesse ou pense que é apenas um projeto mais do mesmo.
Proposta de valor
Aliada à solução, a proposta de valor visa mostrar por que a sua ideia é melhor do que todas as já existentes no mercado. Nesta etapa você precisa mostrar os diferenciais do seu projeto, características que o tornam único.
Como fazer um elevator pitch em 06 passos
Além de seguir as etapas apresentadas anteriormente, existem algumas dicas que poderão ajudar você a criar um elevator pitch campeão, confira!
1. Identifique os momentos certos de usar um pitch
Nem toda ocasião pede uma apresentação no formato pitch. De modo geral, essa estratégia deve ser usada em situações como:
- Você está se encontrando com alguém pela primeira vez;
- Seu tempo para captar a atenção da pessoa é limitado;
- A pessoa está em condições de ajudá-lo de alguma forma.
2. Conheça profundamente seu produto ou serviço
Para conseguir resumir a sua ideia em uma fala de um minuto, é fundamental que conheça seu produto ou serviço profundamente. Somente assim conseguirá definir os pontos-chave e destacá-los estrategicamente.
3. Adapte o pitch conforme o interlocutor
Em muitos casos, a forma de apresentar uma ideia irá variar conforme o interlocutor. Então, crie variações conforme os objetivos do pitch, sempre valorizando os pontos mais importantes estrategicamente.
4. Use uma linguagem fácil
A característica mais marcante de um pitch campeão é a objetividade. Dessa maneira, evite usar jargões e termos de difícil entendimento. Preze por uma linguagem simples, respeitando as normas da língua portuguesa, mas mantendo sempre a clareza.
5. Finalize o pitch com uma chamada para ação
Ao finalizar o seu pitch de elevador, inclua uma chamada para a ação, ou seja, o que deseja que o interlocutor faça. Alguns exemplos incluem:
- Agendar uma reunião;
- Visitar seu escritório;
- Fazer uma cotação do produto ou serviço.
Lembre-se de ter sempre à mão um cartão de visitas com seu contato para agilizar a conversa.
6. Pratique
Por fim, lembre-se de praticar o seu pitch. Afinal, quanto mais familiarizado estiver, mais confiança irá transmitir. Mas, lembre-se, a ideia não é decorar e sim absorver os pontos importantes a serem mencionados na apresentação.
Exemplos de elevator pitch
Confira dois exemplos de elevator pitch com objetivos diferentes para se inspirar e criar o seu!
Objetivo: conseguir um investidor
Olá, [nome do investidor], meu nome é [seu nome], e estou transformando a maneira como [cite o problema que sua ideia resolve]. Nosso modelo de negócios já conquistou [X clientes] em [X meses].
Estamos buscando investimento para expandir nossa presença e solidificar nossa posição no mercado. Temos uma equipe apaixonada e resultados comprovados. Acredito que nossa visão não apenas gera retorno financeiro, mas também impacta positivamente a vida das pessoas.
Que tal marcarmos uma reunião para eu te apresentar melhor o negócio?
Objetivo: conquistar um novo cliente
Oi, [nome do potencial cliente], meu nome é [seu nome], e sou apaixonado por ajudar empresas como a sua [cite o objetivo que sua empresa pode ajudar a alcançar].
Recentemente, ajudamos a [empresa semelhante] a [conquistar/resolver um problema X], e acredito que poderíamos fazer o mesmo por você. Nossa abordagem personalizada e resultados comprovados nos destacam no mercado.
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