Como é o dia a dia em um coworking?

reunião-equipe

É comum que pessoas que nunca tenham visitado ou mesmo assistido alguma matéria a respeito tenham dúvidas sobre como é o dia a dia em um coworking. Afinal de contas, por mais que seja um escritório, é uma modalidade diferente do tradicional.

Como é trabalhar em um espaço com outros profissionais? E a convivência? Posso realizar reuniões com clientes? Quem irá recebê-los? As respostas para essas e outras perguntas você poderá conferir ao longo da publicação. Acompanhe e tire todas as suas dúvidas!

Entenda como é o dia a dia em um coworking

Um coworking é um escritório que conta com toda a estrutura necessária para o trabalho. Há estações de trabalho com mesas e cadeiras, conexão com a internet, ar condicionado, recepção, sala de reuniões, cozinha, área de convivência e uma decoração moderna.

A diferença dos coworkings para escritórios convencionais é que os espaços são compartilhados. Assim, os coworkers contratam um plano de acordo com as suas necessidades e desfrutam de tudo o que o ambiente oferece.

Em se tratando do dia a dia, para os usuários não há muita diferença de outros tipos de escritório, a menos, claro, em relação à liberdade de horários e à praticidade. Cada coworker chega ao local, vai para sua estação de trabalho, conecta seu notebook à internet e inicia suas atividades.

Como não se trata de uma empresa, em que todos os profissionais são funcionários, cada um segue sua própria rotina. Isso inclui horário de entrada e saída, pausas para almoço e outras refeições e assim por diante.

Com a convivência, é natural que os coworkers interajam, façam networking e surjam até amizades. Por se tratar de um espaço com pessoas com interesses em comum, essas conexões acabam acontecendo naturalmente, o que ajuda a tornar a rotina mais leve e agradável.

Diferenciais que um coworking oferece para o dia a dia

Para entender melhor como é o dia a dia em um coworking é preciso conhecer os diferenciais que esse espaço oferece. Saiba mais!

Espaço pronto para uso

Diferentemente do que ocorre quando se monta um escritório próprio, o coworking está pronto para uso. Tudo o que você precisa fazer é contratar um plano e começar a usar, simples assim.

Não é necessário lidar com imobiliárias, empresas de luz, energia, água, internet, contratar recepcionista, nada disso. A principal vantagem dos coworkings é que eles permitem aos profissionais e empreendedores dedicarem todo seu tempo ao seu trabalho.

Localização estratégica

A localização é um ponto bastante importante a ser mencionado em relação aos coworkings. Por serem espaços voltados para profissionais e empresas de diferentes áreas, ficam localizados estrategicamente para facilitar as conexões dos coworkers com clientes e parceiros de negócios.

Além dos benefícios do ponto de vista profissional, esse é um aspecto vantajoso para a vida pessoal. Afinal, em regiões privilegiadas da cidade é possível encontrar diversos estabelecimentos que fazem parte da sua rotina e torná-la mais prática.

Serviço de escritório virtual

Anteriormente mencionamos sobre a flexibilidade de horário que os usuários de coworkings têm e uma facilidade que contribui com isso é o serviço de escritório virtual. Se você não pretende ir todos os dias para o escritório, essa é uma ótima opção.

Funciona assim: ao contratar o serviço, você passa a ter direito a atendimento telefônico personalizado, gestão de correspondências, endereço comercial, fiscal e outros serviços administrativos. Os serviços costumam variar de acordo com o plano contratado.

Sala para reuniões

Nem todo profissional realiza reuniões todos os dias, assim, dá para contratar o serviço de estações de trabalho rotativas e reservar a sala quando precisar. Dessa forma, é possível otimizar os custos e pagar apenas pelo que realmente for usar.

Mais uma vantagem é poder alugar uma sala de reuniões pagando por hora e de acordo com o número de pessoas que for receber. Vale mencionar que esses espaços são equipados com WiFi de alta velocidade, projetor, ar condicionado e outros recursos para tornar as reuniões agradáveis e produtivas.

Um coworking é um escritório que conta com toda a estrutura necessária para o trabalho.

Recepção

Ao marcar uma reunião, não é necessário se preocupar com o horário em que o convidado irá chegar, pois os coworkings contam com recepcionistas. Além de praticidade, esse é um detalhe que ajuda a transmitir seriedade e credibilidade, o que é muito importante para conquistar a confiança de clientes e parceiros de negócios.

Atendimento telefônico

Além do atendimento presencial, o atendimento telefônico é mais um serviço de grande utilidade. Se você costuma receber chamadas internacionais, é necessário buscar um coworking com pessoal preparado para o atendimento em outros idiomas, como é o caso do Virtual Office

Facilidade para fazer networking

Todo profissional que deseja se destacar reconhece a importância do networking. Afinal, quanto mais se é visto, mais se é lembrado. Seja no home office ou em um escritório próprio, fazer contato acaba sendo algo que acontece apenas em situações especiais, como eventos, por exemplo.

Em um coworking todo dia é dia de fazer networking e conhecer pessoas com interesses em comum. Uma simples pausa no meio do trabalho para um café é uma oportunidade de conversar com colegas e criar conexões.

Dicas para tornar o dia a dia em um coworking mais agradável

Além de todas as vantagens que a estrutura do coworking oferece, existem algumas ações que os coworkers podem adotar para tornar a convivência mais agradável para todos. Veja quais são.

  • Evitar falar alto ao telefone e utilizar a função viva-voz;
  • Respeitar o espaço dos colegas;
  • Ser simpático e interagir com as pessoas sempre que tiver oportunidade;
  • Não monopolizar itens de uso compartilhado;
  • Usar fones de ouvido para reproduzir vídeos e outras mídias com som;
  • Participar de ações coletivas, como happy hours, por exemplo;
  • Praticar atos simples de gentileza;
  • Manter sua estação de trabalho organizada;
  • Respeitar os momentos de concentração dos colegas, evitando interrompê-los.

Considerando todas as informações apresentadas até aqui podemos concluir que o dia a dia em um coworking pode ser bastante prático e funcional graças à estrutura do espaço. Além disso, com a colaboração de todos a convivência pode ser ainda mais harmoniosa e positiva.