Escritório compartilhado e coworking são dois conceitos próximos, mas que não se referem exatamente à mesma coisa. Eles se baseiam na mesma ideia de economia compartilhada, mas têm formas de funcionamento diferentes.
Entender as características das duas modalidades de escritório é importante para identificar qual melhor se encaixa às suas necessidades. Vamos começar e descobrir as diferenças entre esses espaços?
Escritório compartilhado e coworking: o que são?
Há quem use escritório compartilhado e coworking como sinônimos. No entanto, cada um representa um espaço com características próprias, como poderá conferir a seguir.
Coworking
A palavra coworking vem do inglês, sendo formada pelo prefixo “co”, que dá a ideia de colaboração, e a palavra “working”, que significa trabalhando. Assim, temos algo como “trabalhando colaborativamente”, em tradução livre.
Os espaços que ganharam esse nome surgiram por volta do início dos anos 2000, nos Estados Unidos. Esses locais nasceram para receber profissionais e empresas e proporcionar um ambiente criativo, que estimulasse a produtividade e em que houvesse colaboração.
Perceba que o conceito engloba tanto a individualidade das atividades dos usuários quanto a união e o apoio mútuo. Essa foi uma grande inovação, pois não havia nada parecido. Vale mencionar que, até então, cada profissional podia trabalhar apenas no espaço físico da sua empresa.
O tempo foi passando e os coworkings mantiveram essa essência. Geralmente, são espaços amplos em que há diversas mesas no mesmo ambiente. Hoje em dia, há locais que oferecem também a opção de sala privativa para os usuários que preferirem essa modalidade.
Escritório compartilhado
Agora vamos falar sobre o escritório compartilhado, que se diferencia por um ponto principal, a configuração do espaço. A ideia de compartilhamento da estrutura é mantida, no entanto, cada usuário ou empresa tem a sua própria sala.
É um formato bastante interessante para quem prefere um local reservado para trabalhar ou mesmo precisa receber pessoas com frequência, como clientes e parceiros de negócios.
A experiência que se tem é a mesma de um escritório próprio. Entretanto, há diversas vantagens extras, que são os serviços oferecidos pelo local. A limpeza da sala, as despesas de água, luz, internet e até a própria mobília, tudo faz parte do pacote.
O usuário de um escritório compartilhado não precisa se preocupar com nenhuma questão estrutural. Todos os detalhes ficam sob responsabilidade da gestão do espaço. Dessa forma, é possível manter 100% do foco no trabalho.
Comparação entre escritório compartilhado e coworking
Agora que apresentamos os dois conceitos, fazendo uma comparação entre escritório compartilhado e coworking, é possível identificar que a principal diferença é realmente a configuração dos espaços.
O coworking é um ambiente que tem como característica principal a ausência de paredes. Mesmo que possa haver a opção de sala privativa, o padrão é esse local que estimula a colaboração e a integração dos coworkers.
Já no escritório compartilhado, o padrão são as salas privativas. De qualquer maneira, a colaboração pode acontecer por conta da convivência entre os usuários das salas vizinhas.
Através desse comparativo podemos perceber que as duas opções são interessantes e vantajosas. O que os interessados devem considerar ao escolherem são as suas necessidades e o seu perfil.
Quais são as vantagens que o escritório compartilhado e o coworking oferecem?
Até aqui deu para perceber que coworking e escritório compartilhado são serviços diferentes, mas que também possuem semelhanças, certo? Nesses pontos em comum estão as vantagens que eles oferecem, acompanhe!
Economia
No início da postagem falamos sobre ambas soluções serem baseadas no conceito de economia compartilhada, bastante em alta atualmente. Consiste na utilização de bens e serviços em conjunto. Assim, o custo para os usuários é bem menor.
Tanto escritório compartilhado quanto coworking proporcionam aos seus membros uma economia significativa. Afinal de contas, o valor pago mensalmente é bem mais baixo do que seria necessário para manter um espaço na forma tradicional.
![escritorio-compartilhado-e-coworking Principais diferenças entre escritório compartilhado e coworking](https://www.virtualoffice.com.br/wp-content/uploads/2022/06/escritorio-compartilhado-e-coworking.jpg)
Foco total no trabalho
Nas duas opções os usuários não precisam se preocupar com detalhes relacionados à estrutura. Os serviços de manutenção, limpeza e recepção são gerenciados pelos responsáveis pelo espaço. Assim, é possível se concentrar totalmente no trabalho e nas metas profissionais.
Networking
Seja no coworking ou no escritório compartilhado, a proximidade com outros profissionais acaba incentivando o networking. Através desses contatos é possível conquistar novos clientes, selar parcerias, além de trocar experiências e indicações.
Localização privilegiada
Bons coworkings e escritórios compartilhados ficam localizados em áreas privilegiadas, próximos a centros comerciais. Esse é um fator de grande relevância porque facilita a rotina e aproxima os usuários de uma série de oportunidades.
Sala de reunião
Mais uma facilidade que está presente nos melhores coworkings e escritórios compartilhados são as salas de reunião. Para usar é preciso reservar pelo tempo que for necessário, pagando um valor proporcional.
É um espaço reservado e estruturado para receber clientes e outros convidados com tranquilidade e conforto. Além da questão funcional, uma sala de reunião equipada e bem localizada transmite credibilidade e, consequentemente, fortalece a confiança.
Estrutura pronta para uso
Por fim, há a vantagem de serem estruturas prontas para o uso. Não é preciso adquirir móveis e nem se preocupar com instalações. Basta chegar com seu material de trabalho e iniciar as atividades.
Conclusão
Como foi possível ver, escritório compartilhado e coworking são soluções semelhantes, mas com características que as diferenciam. Embora sejam espaços totalmente democráticos, acabam atraindo perfis diferentes.
O coworking é geralmente mais procurado por profissionais que estejam em busca de criar conexões e construir sua carreira. O escritório compartilhado, por sua vez, costuma ser a escolha daqueles que buscam um espaço estruturado e tranquilo para trabalhar e receber seus clientes.
Independentemente de qual seja a sua escolha, escritório compartilhado ou coworking, é fundamental encontrar um espaço organizado, seguro e confiável. Afinal de contas, a imagem da sua empresa estará atrelada ao local.
No Virtual Office você encontra salas privativas com estrutura completa, mobiliadas e decoradas. São 26 anos de experiência no setor, o que se traduz em serviços da mais alta qualidade. Além disso, há o Club Coworking, que faz parte do mesmo grupo e possui as características que citamos ao longo da publicação.
Entre em contato para saber mais sobre os serviços e planos disponíveis!