Salas privativas e sua importância para empresas de grande porte

Entenda a importância das salas privativas em empresas de grande porte

Os benefícios oferecidos pelas salas privativas em escritórios compartilhados para profissionais autônomos e pequenos empreendimentos são diversos. Não precisar investir em infraestrutura no início da jornada empreendedora com certeza é muito positivo para que pequenos negócios possam se consolidar. Contudo, há também uma série de vantagens para empresas de grande porte que optam por esse modelo. 

Na postagem a seguir iremos apresentar com mais detalhes os ganhos que essas companhias podem ter ao adotar o uso de salas privativas em espaços compartilhados. Convidamos você a desvendar esses benefícios, boa leitura!

Afinal, o que são salas privativas?

Para ser possível compreender os benefícios que esse modelo oferece para empresas de grande porte, é essencial conhecer o conceito. As salas privativas estão localizadas dentro de escritórios compartilhados.

Basicamente, são cômodos de uso exclusivo de diferentes profissionais e empresas. Essas salas são totalmente mobiliadas para que os usuários possam entrar e já iniciar as suas atividades.

Dessa forma, oferece total privacidade para que o seu usuário possa realizar as suas atividades de trabalho. Não há interferências de terceiros e todos os arquivos e demais pertences do empreendimento são mantidos em segurança. Nos momentos de pausa das tarefas corporativas, os profissionais que atuam nas salas privativas podem interagir com os colegas nas áreas de uso comum.

Em linhas gerais, os espaços compartilhados oferecem toda a infraestrutura de uma grande empresa sem os custos que essa infraestrutura gera. Então, os colaboradores de organizações de grande porte podem utilizar os espaços com total privacidade para realizar suas tarefas e com a possibilidade de interagir com os colegas. 

Salas privativas para empresas de grande porte: por que são utilizadas?

Há um movimento acentuado de empresas de grande porte que estão aderindo ao modelo de escritório compartilhado.

Uma das principais características que agrada aos gestores desses empreendimentos é a facilidade de manutenção do foco dos colaboradores. Geralmente, essas companhias alocam parte de suas equipes nesses espaços para oferecer conforto e um ambiente dinâmico para poderem criar com mais liberdade.

Existem alguns motivos que podem levar à adoção do uso de salas privativas por grandes organizações. Pode ser devido ao crescimento da companhia, para facilitar o acesso de alguns profissionais sem perder a infraestrutura de um escritório, mudança de cidade, entre outros. O que se pode observar, independentemente dos motivos para a mudança, é o aumento da produtividade dos funcionários. 

As salas privativas podem ser utilizadas também para a contratação de mão de obra terceirizada. A excelente localização que esses espaços costumam ter também é um fator que pode levar os gestores a realizarem essa migração. Para realizar reuniões com os clientes ou mesmo melhorar as condições de trabalho de algumas equipes, é possível optar por essa solução. 

Salas privativas para empresas de grande porte: qual a importância?

Os escritórios compartilhados têm se mostrado excelente escolha para empresas de todos os portes. Afinal, economizar, poder focar nas atividades da companhia, ter acesso à infraestrutura moderna e ainda fazer networking é interessante para todos os tamanhos de empresas.

A seguir, apresentaremos com mais detalhes os motivos pelos quais as salas privativas são importantes para uma boa gestão de grandes organizações. 

1. Bom uso da economia compartilhada

Independentemente do porte da empresa, é bastante custoso alugar salas comerciais ou sedes para uma filial. O conceito de economia compartilhada funciona como uma solução para essa questão. Em vez de arcar com um aluguel convencional e pagar até pelo que não irá usar, é possível pagar somente uma taxa mensal e ter acesso à infraestrutura e serviços. 

Os adeptos do escritório compartilhado têm acesso a salas privativas, espaços de uso comum, equipamentos, móveis, serviços como limpeza, manutenção e segurança, profissionais telefonistas e recepcionistas, entre outros, pagando apenas uma taxa. As contas de água, luz, telefone, internet, entre outras, são diluídas entre os usuários do espaço, ficando bem mais econômico.

Além disso, os espaços compartilhados permitem que os usuários escolham um plano adequado às suas necessidades. Logo, a empresa paga apenas pelo que realmente vai usar. Tudo fica centralizado em um contrato bem menos burocrático do que um contrato convencional de aluguel.

Salas privativas e sua importância

2. Networking

Profissionais que atuam em grandes empresas precisam estar sempre em contato com potenciais clientes e parceiros. Mas, como ampliar o seu networking tendo uma rotina longa de trabalho e estando em um local isolado? As salas privativas em escritórios compartilhados podem ser a resposta para essa questão.

Como já citamos, o trabalho é realizado em uma sala com total privacidade e isolamento, mas nos intervalos é possível interagir com os colegas do escritório. Áreas de uso comum podem se tornar o cenário do surgimento de boas parcerias. 

É provável que os funcionários de grandes empresas não teriam a oportunidade de conhecer profissionais que são seus colegas no escritório compartilhado em outra situação. Esse contato é enriquecedor e pode gerar ótimos resultados para as companhias.

3. Possibilidade de expansão

Grandes empresas também podem e devem ter planos de expansão. Contudo, mesmo para uma companhia com recursos abundantes, não é interessante gastar mais do que o necessário nesse processo. Levar o empreendimento para uma nova cidade demanda um período de adaptação e, nessa fase, o ideal é ter o mínimo de custos possível.

Os escritórios compartilhados são ótimas opções para essa expansão, uma vez que permitem iniciar as atividades rapidamente em outras cidades e com menos custos. Vale lembrar, inclusive, que esses espaços oferecem endereço comercial (aquele que consta nos materiais de divulgação) e endereço fiscal (aquele utilizado para registro nos órgãos públicos), facilitando a burocracia. 

4. Acesso à infraestrutura com menos custos

Para algumas companhias de grande porte é necessário ter uma sala de reunião moderna e um auditório para realizar alguns treinamentos de colaboradores. Contudo, não necessariamente os ambientes serão usados com frequência. Investir em montar e mantê-los com equipamentos atualizados pode gerar um grande custo.

Nos escritórios compartilhados é possível locar esses espaços pagando por eles somente o tempo de uso. Quem utiliza uma sala privativa no escritório tem acesso a um valor promocional para locar essas salas. Então, você utiliza as estruturas sempre que precisar sem pagar por elas quando não estiver usando.

As salas privativas são soluções modernas que podem auxiliar empresas de todos os portes!