A rotina de um advogado envolve muito mais do que as funções ligadas ao ofício em si, como processos, consultorias e audiências. O profissional que tem o seu próprio escritório precisa cuidar de outros detalhes relacionados ao negócio, incluindo a captação de clientes.
Esse é um tema bastante importante para advogados que estão iniciando sua carreira e ainda não são conhecidos. Assim como para aqueles que já têm uma carreira consolidada, mas precisam se movimentar para lidar com a concorrência.
Continue a leitura para saber como captar clientes na advocacia seguindo as determinações da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Vamos lá?
Captação de clientes da advocacia: mudanças no Estatuto da OAB
Quando o assunto é a captação de clientes na advocacia, é preciso lembrar que a profissão é regida pelo Estatuto da OAB. Logo, é importante conhecê-lo para agir de forma ética e evitar penalidades na divulgação dos serviços.
Até 2022, os advogados deveriam seguir a Lei n° 8.906, de 04 de julho de 1994. O Código de Ética da Ordem tinha muitas restrições sobre publicidade, o que se tornou um problema para os profissionais, principalmente durante a pandemia. Afinal, o marketing digital era a única forma possível de captar clientes.
Por conta dessa e de outras necessidades geradas pelos avanços da sociedade, foi sancionada uma nova lei, que altera a anterior. Assim, através da Lei 14.365, de 02 de junho de 2022, os advogados passaram a ter mais liberdade para captar clientes.
Contudo, vale destacar que o Código de Ética e Disciplina continua valendo, a mudança se deu através de uma maior liberdade em relação aos canais de divulgação.
O que pode e não pode na captação de clientes na advocacia?
Quando o assunto são boas práticas, é válido nos atentarmos tanto para o que pode ser feito, quanto para o que deve ser evitado. Veja, a seguir, um compilado com as principais regras para a captação de clientes na advocacia.
Práticas permitidas
Publicidade informativa: deve ter caráter meramente informativo, nunca de promoção pessoal ou de captação direta de clientela.
Uso adequado dos meios de comunicação: o advogado pode fazer publicidade por meio de placas, cartões de visita, panfletos, internet e outros meios. Mas desde que não utilize expressões ou imagens que possam ferir a ética profissional ou prejudicar a imagem da advocacia.
Publicidade deve ser discreta e sóbria: compatível com a dignidade da profissão, evitando sensacionalismos e exageros.
Anúncios patrocinados no Google e redes sociais: desde que as demais regras sejam seguidas, os advogados podem patrocinar anúncios e postagens nas redes sociais para alcançar um maior número de pessoas.
Práticas proibidas
Divulgação de preços: é proibido anunciar preços ou formas de pagamento de serviços advocatícios.
Comparação de serviços: é vedado ao advogado comparar seus serviços com os de outros profissionais, bem como anunciar ser o melhor ou oferecer resultados garantidos.
Abordagem invasiva: os advogados não podem abordar pessoas de forma invasiva, como em filas de banco, hospitais e outros lugares públicos.
8 Dicas para captar clientes na advocacia de forma ética
Agora que falamos sobre a questão ética da captação de clientes na advocacia, confira dicas de como se tornar um profissional mais conhecido.
1. Identifique o seu público-alvo
Todo profissional quando deseja captar clientes precisa identificar o seu público-alvo. Isso é necessário para direcionar as demais ações, otimizando tempo e recursos.
No direito existem diversas áreas e, consequentemente, públicos. Considere o seu nicho para selecionar as práticas mais eficientes e alcançar os seus objetivos. Assim, saberá que tipo de conteúdo produzir para as redes sociais, quais eventos frequentar e assim por diante.
2. Tenha um cartão de visitas sempre à mão
Estamos vivendo a era digital, no entanto, as chamadas ferramentas de marketing offline continuam sendo úteis, como o cartão de visitas. Ao conhecer um cliente em potencial, é mais efetivo oferecer um cartão do que simplesmente falar seu telefone para ele salvar no celular.
No cartão, é possível incluir diversas opções de contato, redes sociais, site, perfil no LinkedIn e, claro, a sua identidade visual. Mais adiante falaremos sobre a importância dos aspectos gráficos para a captação de clientes.
3. Produza conteúdo para as redes sociais
Como vimos anteriormente, a OAB não permite a veiculação de anúncios convencionais, com foco em vendas, e sim de caráter informativo. Por isso, aproveite o potencial das redes sociais para se conectar com as pessoas, construir uma imagem de autoridade e conquistar clientes.
Plataformas como Instagram, YouTube e até mesmo o mais recente TikTok, oferecem a possibilidade dos profissionais compartilharem conteúdos em texto e vídeo, sendo vistos por milhares de pessoas.
4. Tenha uma identidade visual
Quando você está assistindo TV e, de repente, aparece um anúncio no qual a cor laranja aparece de forma destacada, se lembra de alguma empresa? Essa é uma das características da marca do banco Itaú e o exemplo mostra o quanto a identidade visual é importante.
O tipo de letra, as cores e demais elementos usados no material de comunicação de um profissional ajudam a tornar sua presença marcante na memória das pessoas. Assim, quando precisarem de um advogado, rapidamente irão se lembrar de você.
5. Participe de eventos jurídicos
A participação em eventos jurídicos é uma ótima maneira de se tornar mais conhecido e fazer contatos. Além disso, dependendo da ocasião, é uma oportunidade de se atualizar sobre determinado assunto.
Tenha sempre em mente que a captação de clientes na advocacia é diferente de outras áreas. Na maior parte dos casos, as pessoas irão conhecer você em primeiro lugar. Então, quando precisarem dos serviços de um advogado, lembrarão quem procurar.
6. Construa uma imagem de autoridade
Ainda considerando o tópico anterior, é válido agir intencionalmente para construir uma imagem de autoridade. Isso significa aproveitar oportunidades de demonstrar sua experiência e conhecimento na área em que atua.
Embora o tempo seja um fator fundamental para se tornar uma referência, existem ações capazes de acelerar o processo, como:
- Ter um profundo conhecimento na sua área de atuação;
- Participar de lives nas redes sociais em parceria com outros profissionais;
- Dar palestras em empresas, instituições de ensino e eventos;
- Investir na sua formação;
- Manter-se atualizado;
- Ser sempre ético e transparente em suas ações.
7. Mantenha uma base de dados de clientes
Ao longo do tempo, é esperado que muitos clientes passem pelo seu escritório. Para oferecer um bom atendimento, é necessário manter registros com o trabalho realizado para cada um.
Inclusive, esses registros podem ajudar na organização das causas atuais. Assim, será mais fácil atualizar cada cliente sobre o andamento dos seus processos, transmitindo eficiência e profissionalismo.
Existem diversas ferramentas digitais que podem ajudar nessa organização. Dê preferência para as que puderem ser acessadas pela internet para ter flexibilidade e trabalhar de onde estiver, seja em uma viagem, reunião, em um escritório compartilhado etc.
8. Aproveite toda oportunidade de networking
Por fim, aproveite todas as oportunidades de fazer networking que surgirem. Para isso, mostre-se aberto a conversar com pessoas e mantenha alguns cartões de visita à mão para oferecer, caso perceba que faz sentido. Ter essa sensibilidade é importante para não soar invasivo ou insistente.
Como escritórios compartilhados podem ajudar na captação de clientes?
As recentes mudanças nas regras da OAB foram motivadas pelas diversas transformações pelas quais a sociedade passou. Uma delas está relacionada ao local do escritório dos advogados, que antes envolvia mais burocracias.
Hoje, os profissionais podem atender remotamente e ainda têm a opção de atuar em escritórios compartilhados. Esses locais oferecem toda a estrutura para trabalhar, incluindo salas privativas mobiliadas, salas de reunião, recepção, atendimento telefônico, gestão de correspondências e outros, para contratação mediante assinatura.
Dessa forma, não é mais necessário assinar longos contratos de aluguel de salas comerciais tradicionais, pois tudo é feito de forma flexível, sem multas. Além da redução de custos, existe o benefício de se estar próximo a empresas de diferentes segmentos e dos profissionais que trabalham nelas.
A proximidade com pessoas representa um aumento das oportunidades de fazer contatos e, consequentemente, captar clientes. Por isso, é vantajoso ter uma base em um escritório compartilhado que ainda tem o benefício de ser localizado em regiões estratégicas para os negócios.
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