Você sabe o que NÃO fazer em uma entrevista?

Você sabe o que NÃO fazer em uma entrevista?

Saiba o que NÃO fazer em uma entrevista

 

5 situações  para não repetir em um processo seletivo

É natural ficar nervoso num processo de seleção, principalmente quando você deseja muito aquela vaga. Alguns deslizes passam despercebidos pelos recrutadores, mas outros são gritantes, não dando nem a chance de demonstrar suas reais qualidades. Veja o que pode ser sua sentença numa entrevista e NÃO cometa mais os mesmos erros.

Atrasar. Certamente você não gosta de esperar o amigo que marcou às 14h, mas chegou as 14h30. Não seria diferente com o recrutador. Chegar atrasado em uma entrevista de emprego acaba com a sua credibilidade, antes mesmo de você explicar o que pode ter acontecido (imprevistos acontecem) ao recrutador. Se esforce para chegar ao local da entrevista com antecedência, isso só soma pontos positivos para você. Ao definir o horário que vai sair de casa já conte com imprevistos e trânsito, chegar cedo é melhor que atrasado.

Falar mal do emprego ou chefe anterior. Seu emprego anterior pode mesmo ter sido ruim, mas falar mal dele pode desperdiçar sua nova oportunidade de emprego. Mesmo que você tenha sido infeliz, isso passa para o recrutador a impressão de ingratidão.

Não conhecer a si mesmo. O recrutador te pergunta uma qualidade e um defeito, você fica confuso ao responder, pergunta ainda sobre as suas experiências e você se contradiz. Não precisa florear, todos os seres tem defeitos, inclusive o recrutador. Ter um discurso impreciso é sinal de despreparo, se você não domina seu próprio histórico profissional isso não é visto como algo positivo. Formule ao menos 5 questões para responder a cerca da sua experiência, do cargo, da empresa e dos seus defeitos/qualidades.

Ego inflado. Destacar suas habilidades é uma coisa, mas agir de maneira forçada ou falsa é outra. Os recrutadores costumam ter muita experiência em identificar fingimentos e mudanças de comportamento. Seja honesto, mentir nunca é o caminho, principalmente quando é alguma mentira ligada a vaga, como dizer que tem habilidade com algum software que será utilizado, mas na verdade não tem. Você vai ser contratado pelo que é, então valorize suas qualidades e conhecimentos reais.

Pressionar o recrutador. Ligar excessivamente, mandar inúmeros e-mails para o recrutador cobrando a resposta sobre a vaga pode aborrecê-lo. Isso transmite certa ansiedade, o que você pode fazer é perguntar qual é o prazo para a conclusão do processo e esperar até a data para cobrar uma posição.

Poderíamos citar mais algumas dicas sobre o que não fazer em uma entrevista, mas as atitudes despretensiosas citadas acima são as mais corriqueiras. Estude a empresa, a vaga, vá com a roupa adequada, saia de casa mais cedo, leia o seu currículo atentamente, o desejo de passar é seu, lute por isso.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *