Sua Empresa Está Fazendo um Bom Atendimento?

Sua Empresa Está Fazendo um Bom Atendimento?

Atender bem é um requisito fundamental para qualquer empresário que entende que a base de um negócio reside justamente nas pessoas envolvidas, e que também entende que isso significa muito mais do que um sorriso simpático na hora da venda. Um bom atendimento além de ser uma estratégica de marketing, indica os pilares e valores de uma empresa.

Atenção, cordialidade, educação e carinho são características fundamentais para quem busca atender bem as necessidades de seus clientes e consumidores, mas num mercado competitivo e tecnológico, isso já não basta.
A tecnologia é uma via de mão dupla. Assim como permite nos comunicar com o cliente, também nos permite ouvir o que ele tem a dizer. Para que o canal de comunicação com o cliente seja efetivo, é necessário escutar os elogios e tomar ações em relação às críticas e sugestões. Empresas que não entendem essa premissa comprometem sua imagem nas redes sociais e consequentemente seus clientes têm uma percepção negativa da marca.

Atendimento baseado em dados

Seja explícita ou implicitamente, estamos constantemente qualificando o ambiente que nos cerca de acordo com os dados que recebemos. Ao vermos um filme, temos a opção de darmos uma nota (geralmente de 0 a 5 estrelas), por exemplo.
Com o advento digital, os dados deixam de ser parciais e se tornam amplos, o que é chamado na área de tecnologia da informação como megadados.
Qualquer empresa pode se beneficiar muito desse recurso de megadados, pois ele permite analisar cada um dos componentes de um bom atendimento, contanto que aliados com os conceitos tradicionais de mercado.

Escala de Lealdade com o cliente

A escala de lealdade do cliente é um bom exercício de megadados, pois permite personalizar os fatores do pós-venda mais adequados para a mensuração do resultado desejado.
O termo foi popularizado em 1999 ao ser utilizado na revista HSM Management e explica os diferentes níveis que o cliente se relaciona com as empresas:

· Primeiro nível: Fazer com que o cliente saia satisfeito é o objetivo de todas as empresas, mas isso não é tudo.

· Segundo nível: Manter o cliente satisfeito é o que fará dele um cliente fiel.

· Terceiro nível: Potenciais consumidores não aparecem de um dia para o outro. São resultados de atendimentos bem realizados anteriormente.

· Quarto nível: Um propagador das ideias da marca é raro de se encontrar, é necessário um trabalho longínquo de planejamento.

· Quinto nível: Mesmo quem está disposto a divulgar um serviço ou produto pode divulgar as ideias de um concorrente. Há, porém, aqueles que influem os valores da marca aos seus próprios valores pessoais.

A importância de um bom atendimento telefônico

Nada substitui estar cara a cara com o consumidor, mas estar presente no momento do atendimento não garante que ele será bom. Define-se se o atendimento foi bom pela percepção do atendente.

O atendimento telefônico não permite se basear em percepções. Atender bem pelo telefone significa dedicar toda a concentração de um lado da linha na esperança de conquistar o interesse de quem é atendido, por isso é necessário atenção redobrada.

As ferramentas tecnológicas estão a cada dia sendo aprimoradas para amplificar e compreender as empresas que a empregam, mas são os profissionais atrelados que definem a qualidade de um atendimento. Entre os valores do Virtual Office, está prestar atendimento de excelência, o que nos diferencia no mercado há 20 anos. Prezamos por serviços de qualidade e por isso nossos colaboradores são constantemente treinados para estar em harmonia com nossos valores mais intrínsecos.


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