Série | Passos para alcançar a excelência no atendimento

Série | Passos para alcançar a excelência no atendimento

Passos para alcançar a excelência no atendimento

 

O Virtual Office produziu uma série com quatro posts para impulsionar seu negócio, através de um eficiente atendimento ao cliente

 

Inspirados na Revista Negócios PME, criamos uma série para falar de um tema bastante comum no mercado: como alcançar a excelência no atendimento. Neste primeiro post, falamos do assunto de maneira introdutória, caso você seja pequeno/médio empreendedor, ou mesmo, funcionário de uma empresa desse porte, acompanhe-nos por aqui, o texto é para você.

 

O tema atendimento tem sido bastante dissecado em sites e blogs que abrangem o empreendedorismo, principalmente por se tratar de uma tendência comportamental. Como fazer com que sua empresa seja excelência em atendimento e tenha peso diante das concorrentes, apenas pela forma com que lida com as pessoas?

 

A autonomia financeira e pessoal adquirida no início dos anos 2000, fez com que as empresas tivessem que repensar em como atrair seus clientes. O cliente atual não é passivo, nem influenciado facilmente, e é nisso que as empresas precisam focar.  Atualmente, os consumidores apostam em negócio que carregam características que condizem com sua filosofia de vida, personalidade e gosto pessoal, a exemplo, estão os produtos eco friendly, vegan e cruelty free.

 

Imagine a seguinte situação: você chega a uma loja e a vendedora, empolgada, lhe empurra diversas peças que você não precisa. Ela ainda não sabe o que você deseja, qual estilo de roupa você gosta, mas já sugeriu que tudo veste bem no seu corpo. Ou uma situação ainda pior: você sai de casa despretensiosamente para dar um passeio com seu filho e decide entrar numa loja. O vendedor não te dá a mínima, pois você está de chinelos e ele presume que você está “apenas olhando” e não merece tanta atenção assim.

 

Infelizmente, criou- se um estereótipo de atendimento que nada condiz com satisfação. Mas não se limita somente a esses espaços, bancos e operadoras de telefonia, estão entre as empresas que mais recebem críticas referentes ao atendimento.

 

Seja julgando o cliente pela aparência, empurrando peças sem ao menos saber o que ele precisa, transferindo- o para outros setores, quando pode resolver seu problema ou simplesmente não lhe dando o tratamento educado que ele merece, situações como essas não são difíceis de acontecer. A falta de experiência ou empatia ao lidar com o público é um dos fatores a ser repensado por novos empresários, afinal, estamos falando do consumidor, aquele que carrega o produto/serviço para dentro de sua casa, o maior investidor do seu negócio.

 

A excelência no atendimento ao cliente nada mais é que a forma correta de tratar o cliente final, sem nenhum transtorno para ele ou para a empresa. Mas mais do que isso, proporcionar para ele uma experiência única de compra, onde numa próxima oportunidade ele ainda opte pelo seu produto/serviço.

 

Nos textos seguintes vamos falar sobre estratégias de atendimento para aplicar na sua empresa, cursos de capacitação focados em atendimento ao cliente e dicas básicas para introduzir no ambiente de trabalho, especialmente como estímulo aos funcionários. Tratar seu cliente da maneira como ele deseja ser tratado é a chave para alavancar seu negócio.

 

Acompanhe- nos por aqui e nas redes sociais.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *