Qual é o seu estilo de liderança?

06. novembro 2017 Boletim VO 0
Qual é o seu estilo de liderança?

Cada vez mais, quem está em uma posição de liderança, precisa aprender sobre como tomar as melhores decisões em seu dia a dia de trabalho e balizar suas consequências.

Todos nós sabemos que uma liderança enfrenta desafios contraditórios todos os dias. Para alguns, a saída é trabalhar um desafio por vez, para outros, a solução é girar todos os pratos de uma vez, em busca do equilíbrio. O que essas abordagens têm em comum é a busca por uma solução estável.

Nesse cenário, vale refletir sobre alguns pontos:
Estamos liderando para hoje ou para amanhã?
Devemos manter os limites ou ultrapassá-los?
Devemos nos concentrar em criar valor para os acionistas ou gerir com um propósito maior?

Muitos líderes trabalham para reduzir o stress que as mudanças podem gerar em seus colaboradores. Eles dizem que tudo está sob controle e enfatizam a estabilidade, mas quando o ambiente sofre alterações, há um sério risco dessa abordagem resultar em ações defensivas e prejudiciais.

Um exemplo disso é a Polaroid. No mercado de câmeras analógicas, a estratégia adotada pela empresa era de lucrar com a venda de filmes e não com as câmeras propriamente ditas. Seus diretores optaram por não mudar a estratégia de mercado, mesmo depois da entrada das câmeras digitais. O único detalhe foi que eles ‘esqueceram’ que neste novo mercado, o filme já não era mais utilizado.

Em vez de buscar estabilidade e segurança, a liderança deve abraçar um conjunto de dinamismo e constante mudança. Líderes precisam estar abertos emocionalmente para o novo e desenvolver uma estratégia que os ajude a tomar decisões e reconhecer que, talvez, não tenham certezas a respeito do futuro.

Essa prática também gera aptidão para aprender com os erros, alimentar o feedback crítico e facilitar o entendimento das mudanças que precisam ser feitas.

Texto por: Omeltech

contato@omeltech.com.br
Bruno Omeltech Desenvolvimento
CEO da Omeltech Desenvolvimento
Empresa especializada em desenvolver pessoas, com experiência em grandes 
empresas como XYZ.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *