Qual é o grande desafio para as empresas em 2018?

26. fevereiro 2018 Boletim VO 0
Qual é o grande desafio para as empresas em 2018?

O ano de 2017 não foi fácil, especialmente para os pequenos e médios negócios. Altas taxas de desemprego, instabilidade política e econômica… tudo contribuindo para maus resultados, mas o que esperar de 2018? Será que podemos ser mais otimistas?

A resposta é sim! Setores como o de comércio e serviços já tiveram uma reação, bem como turismo, indústria e agropecuária. Quem caprichou no planejamento estratégico no último ano tem tudo para superar dificuldades agora e obter resultados muito bons.

Os pontos positivos não são poucos, bem como os desafios. A seguir, listamos alguns aspectos a se considerar em 2018:

Retomada da economia

Espera-se um grande respiro para o Produto Interno Bruto (PIB) para este ano, com estimativa de aumento de 2%. Nesse aspecto, o principal desafio dos pequenos e médios negócios é investir, apesar do cenário ainda nebuloso e dos juros altos.

A crise é fonte de oportunidades, então, é imprescindível construir um planejamento estratégico consistente. Ações impulsivas devem ficar longe d e um negócio em 2018.

Reforma Trabalhista e sua adaptação

Sancionada pelo presidente Michel Temer, a Reforma Trabalhista revisará postos de trabalho, gerando novas modalidades de contrato e flexibilidade nas relações corporativas. Aqui, o desafio das empresas é utilizar essa oportunidade para manter os colaboradores engajados e comprometidos, absorvendo os melhores talentos.

Ajuste às mudanças tributárias

O empresário brasileiro terá, em 2018, o desafio de lidar com as mudanças tributárias, revendo seus regimes fiscais para conseguir vislumbrar metas de crescimento. O Simples Nacional é um exemplo: empresas enquadradas nesse sistema de tributação precisarão rever cálculos de faturamento atual e projeções para escolher o melhor regime, já que o teto de faturamento de MEs e EPPs aumentou de R$ 3,6 milhões para R$ 4,8 milhões, ao passo que o teto para MEIs subiu de R$ 60 mil para R$ 81 mil.

Análise precisa do negócio

Esse é um grande desafio para grande parte das empresas, que precisam analisar o mercado, identificar riscos, demandas e oportunidades, conseguindo elevar faturamento, rentabilidade e reduzindo prejuízos e custos fixos.

Mais uso da tecnologia

A tecnologia digital precisa ser, cada vez mais, vista como aliada das PMEs. Por isso, é essencial investir em ações tecnológicas, que personalizem a interação com pessoas e permitam uma experiência melhor ao cliente. Integração de canais físicos e digitais é fundamental para o sucesso de um negócio hoje em dia.

E sua empresa? Como se posiciona diante de todos esses desafios? Você sente que está preparado para crescer em meio a esses cenários? O importante é planejar e executar uma boa gestão para alcançar os melhores resultados!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *