Quais são as vantagens do Home Office para profissionais de TI?

Quais são as vantagens do Home Office para profissionais de TI?

Vantagens do Home Office para profissionais de TI?

 

O home office é uma tendência de trabalho que cresce a cada dia, principalmente nas áreas de suporte técnico, comercial e vendas. Além de ser um modelo de trabalho que traz vantagens econômicas para as empresas, é importante para os funcionários.  Mas quais são as vantagens do Home Office para profissionais de TI?

 

Segundo uma consultoria do Top Employers Institute, de 20 empresas brasileiras referenciadas pelas boas práticas em gestão de pessoas, 15% instituiu o home office como modelo de trabalho. As vantagens do Home Office para profissionais de TI são inúmeras, ainda mais nesta área em que a maioria dos serviços são ligados a programação, suporte e desenvolvimento. Entre as vantagens estão:

 

  • Aumento da produtividade e motivação

Dependendo do tempo gasto pelo profissional para se deslocar até a empresa é muito mais fácil trabalhar em casa, sem enfrentar o caos do transporte público, evitando atrasos diários.

  • Flexibilidade 

Não são todas as pessoas que rendem no horário comercial, alguns preferem levantar mais cedo ou fazer as tarefas na parte da tarde. O profissional tem a flexibilidade de realizar as tarefas nos horários em que seu ritmo é maior.

  • Redução do estresse

Muitas profissionais, principalmente nas metrópoles gastam horas no trânsito, chegam ao escritório e enfrentam um clima competitivo ou desagradável. Trabalhar em casa reduz o estresse e dá mais tranquilidade para desempenhar as tarefas.

  • Redução de custos

Este fator é interessante para as empresas, pois a ausência de profissionais no escritório reduz o consumo de energia, bem como alimentação, combustível ou transporte pago.

  • Autonomia

Mesmo com alguma inversão de horários a rotina home office propicia para o profissional autonomia do seu tempo livre, principalmente se ele for organizado.

  • Concentração

O fato de o profissional estar em casa, não quer dizer que ele vá se distrair facilmente, um lugar confortável é ideal para manter o foco nas tarefas, e isso é possível, principalmente se você estiver sozinho.

  • Redução da poluição

O fato de o colaborador não precisar se deslocar diariamente, produzir poluição e lixo é um benefício para o meio ambiente.

 

O home office como modelo de trabalho já é uma realidade para várias organizações, principalmente as focadas em gestão de pessoas, ligadas em pesquisas e novos recursos. Existem inúmeras vantagens do Home Office para profissionais de TI e de outras áreas também, é importante entender como um ambiente profissional pode favorecer ou prejudicar o colaborador.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *