Por que as empresas têm ocupado cada vez mais os espaços de coworking?

Por que as empresas têm ocupado cada vez mais os espaços de coworking?

Apontado pelos especialistas como um modelo que veio para ficar, o coworking nada mais é do que um espaço compartilhado entre várias empresas – cada vez maiores – mas por que ele é tendência e cada vez mais utilizado?

A resposta é simples: o coworking representa uma evolução da cultura de trabalho nas corporações e está totalmente alinhado à escassez de recursos e à adoção das transformações digitais, que preveem ambientes com menos hierarquias e mais interação.

Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, o coworking é uma forma de trabalho que veio para ficar, englobando, inclusive, companhias de grande porte, que abrirão mão de suas grandes sedes para se estabelecer em um espaço propício para a inovação.

Entre alguns dos benefícios de escolher um espaço de coworking estão:

Aumento da viabilidade financeira, especialmente para pequenos empreendedores;

Maior integração e conexão com profissionais de diferentes áreas, gerando oportunidades de negócio;

Flexibilidade no trabalho e extinção das baias com lugares estipulados;

Ambiente propício para inovar e utilizar a criatividade a favor do negócio.

O mito de que apenas companhias gigantes conseguem atingir a um público grande foi totalmente derrubado pelos jovens do Vale do Silício com suas invenções que mudaram o mundo, então, espaços pequenos, descontraídos e colaborativos são o local ideal para criar e trocar conhecimentos, independentemente do porte de uma empresa.

Como escolher o espaço de coworking ideal

Ao se darem conta de que grandes prédios e estruturas complexas não são mais necessárias para seus negócios, as empresas começam a buscar espaços de coworking – isso vale também para pequenos empresários, claro -, mas como saber qual é o melhor para você?

Primeiramente, é importante verificar se o coworking se encaixa no modelo de negócios da sua empresa, avaliando a rede de empreendedores que trabalha neste local e as oportunidades que poderiam surgir daí.

Há inúmeros perfis de coworking, que vão desde mais jovens, descontraídos, voltados ao marketing, à publicidade, ao direito… Cabe ao empreendedor avaliar qual é o que melhor se encaixa ao seu ramo de atividade e lhe trará melhores frutos, integrando projetos e viabilizando parcerias.

Não espere mais para mudar a forma como sua empresa se posiciona no mercado. O coworking é uma forma de inovar gastando menos e seguindo a tendência mundial dos negócios.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *