Outubro Rosa: Entenda a importância do movimento

16. outubro 2017 Boletim VO 0
Outubro Rosa: Entenda a importância do movimento

Desde a década de 90 o mês de outubro é conhecido internacionalmente como Outubro Rosa. Outubro Rosa é um movimento que tem como principal objetivo ressaltar a necessidade da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, mais comum em mulheres.

Para mobilizar a população dos Estados Unidos sobre a importância da prevenção contra o câncer de mama, as cidades americanas começaram a enfeitar fachadas com laços rosas. A ideia lançada pela Fundação Susan G. Komen For The Cure, inicialmente, fez com que a maioria dos locais públicos, corridas, desfiles de modas e outros eventos passassem a usar também.

Embora a doença devastadora esteja presente o ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. No Brasil, o primeiro sinal de participação no Outubro Rosa aconteceu em 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor. Desde então o movimento ganhou força por aqui, no mês de outubro é possível ver edifícios, monumentos e pontos turísticos iluminados.
O fato é que existem alguns grupos de riscos mais propensos à doença. As mulheres acima dos 40 são maioria, logo atrás estão as mulheres que nunca amamentaram, que fumam, que gestam após os 30 anos, que fazem uso crônico de bebida alcoólica ou são sedentárias.

Entre os cuidados básicos e que funcionam como ações preventivas, estão: alimentação saudável, exercícios físicos, controle do peso e técnicas de relaxamento da mente, e os principais, exames de mamografia e a ultrassonografia mamária, esta última, feita em mulheres abaixo de 40 anos.

Portanto, não hesite em procurar um especialista a quaisquer sintomas sentidos, a doença silenciosa faz mais de 60.000 vítimas por ano em todo o país, sendo o segundo tipo de tumor maligno mais incidente entre as brasileiras, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer). Cuide-se!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *