O que podemos aprender com o caso de Bel Pesce

07. novembro 2016 Boletim VO 0
O que podemos aprender com o caso de Bel Pesce

Veja o que podemos aprender com o caso de Bel Pesce

 

Há algumas semanas atrás a internet fez duras críticas à empreendedora Isabel Pesce Mattos, a Bel Pesce. A jovem ficou conhecida por seus cursos e palestras voltados para o empreendedorismo e novas formas de empreender. Bel mantinha, até então, um currículo invejável, com passagens pelos renomados Google e Microsoft.

A jovem passou a ser chamada de “Menina do Vale do Silício” por contribuir com projetos para a região que concentra grandes instituições de tecnologia. A pesquisa de Izzy Nobre trouxe a tona questionamentos acerca de seu currículo, a omissão de informações, principalmente sobre sua formação acadêmica, a qual Bel floreava com inúmeros cursos de extensão, que na verdade faziam parte de seu currículo de aulas na faculdade.

Sem nos posicionarmos referente ao tema, podemos aprender algumas coisas muito importantes neste momento de crise!

1. Não silencie. 

Houve muitas críticas em torno de seu silêncio, o que deixava claro que o texto estava certo ao afirmar seu “empreendedorismo de palco”, mesmo que essa não fosse a verdade sobre a carreira de Bel. Num momento como esse, silenciar só agrava a crise. Isso fez com que o artigo fosse tido como verdade absoluta e os portais de notícias começaram a replicar a informação.

 

2. Não omita (ou acrescente) informações falsas sobre sua carreira. 

Com os métodos de pesquisa ao inteiro dispor dos usuários, ficou mais fácil buscar o currículo dos profissionais, principalmente quando é uma pessoa pública. De fato, Bel Pesce participou da construção de várias empresas, mas não fundou os projetos como sempre afirmou. Portanto, não omita os fatos, isso pode ser descoberto facilmente.

 

3. Seja cauteloso no meio digital.

Muitos empreendedores ainda não sabem lidar com o meio digital, mas qualquer palavra ou frase mal empregada pode trazer a baixo seu negócio. Os consumidores estão mais conscientes sobre o quê e com quem comprar. A carreira de Bel é realmente brilhante para sua pouca idade, mas seu público ficou se questionando se tudo aquilo era uma fraude, colocando em prova seu trabalho/negócio.

 

Toda essa pesquisa a fundo sobre Bel Pesce foi por conta de outra polêmica anterior. Ao lançar a hamburgueria “Zebeléo”, onde em parceria com o vencedor do programa Masterchef, Leo Young, a empreendedora tentou arrecadar fundos através de um crowdfunding, conhecido como financiamento coletivo.

 

O crowdfunding é bastante usado para ações que beneficiem a todos, que de alguma forma seja interessante para quem ajuda também. Obviamente o público não aceitou essa informação de forma passiva (nem deve). Ou seja, pesquise antes quais as formas de levantar seu negócio sem lesar seu público. Uma atitude negativa, acaba gerando uma série de outros fatos, como neste caso.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *