O que mudou na forma de trabalhar?

O que mudou na forma de trabalhar?

Confira quais são as mudanças na forma de trabalhar

 

Tendências e novidades de mercado, veja o que mudou no ambiente de trabalho

 

O mercado de trabalho tem passado por constantes mudanças, até de forma desenfreada em algumas áreas. Essa rapidez faz com que as empresas tenham que ficar sempre atentas ao que está acontecendo, para não perder vantagem competitiva em relação às demais, especialmente na retenção de talentos.

Inúmeros aplicativos e softwares, novos formatos de hierarquia, flexibilidade nos horários, o lar como novo ambiente de trabalho, esses são alguns dos itens que compõem as novidades do mercado. Saiba quais são as principais tendências e mudanças na forma de trabalhar atualmente.

Jornada flexível

A jornada flexível e o trabalho remoto é uma das maiores tendências de mercado, deixar com que o funcionário escolha seus horários promove satisfação e mais produtividade. Mas essa novidade já era esperada, inclusive pela dificuldade de locomoção nos centros urbanos, que ocupa um tempo considerável na rotina diária dos colaboradores. Muitos profissionais acabam perdendo suas energias no trânsito, seja de carro, ônibus ou metrô. Assimilando esta realidade, os líderes já conseguem separar quantidade de horas trabalhadas de qualidade de horas trabalhadas, onde o foco está sobre os resultados, não mais na jornada.

Uma nova postura de liderança

A máxima de que as pessoas não abandonam os empregos, mas sim os chefes, é real. Atualmente tem sido muito falado sobre o papel de gestor, não mais de chefe.  A chefia tem por natureza ordenar e expor. Já o líder estimula, incentiva e inspira os colaboradores. São papéis diferentes, que trazem resultados diferentes para as empresas, principalmente para as de porte médio e grande.

Aplicativos e softwares

Atualmente, a maioria das áreas dentro de uma empresa são abastecidas por tecnologia. Funções que antes eram realizadas manualmente, ou por meio do bom e eficiente Excel, agora possuem softwares próprios. A vantagem é que essas tarefas podem ser concluídas em tempo ágil e com menos chances de erros.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *