A Importância de Capacitar os Funcionários

A Importância de Capacitar os Funcionários

Capacitar o funcionário não é uma tarefa difícil, principalmente quando se encontra uma baixa no mercado para determinadas atividades. Mas muitas empresas negligenciam a capacitação e não dão a devida atenção para quem presta serviço diário para a empresa. Seja um negócio de pequeno, médio ou grande porte, o funcionário precisa de motivação na sua área.

Em contrapartida, há tempos o mercado encontra dificuldades para encontrar colaboradores qualificados para certos cargos. Seja pela falta de experiência ou pela formação acadêmica, o mercado tem ficado escasso quando se trata de áreas específicas.

A capacitação de funcionários têm se tornado comum em empresas de médio e grande porte, na maioria das vezes essa valorização beneficia a própria empresa, que ganha em ter uma equipe alinhada com seus valores, e consequentemente, faz com que ela ofereça ao mercado um produto ou um serviço de qualidade.

Hoje em dia as organizações modernas não veem mais o colaborador como o futuro da empresa, não pensam mais em capacitação com a preocupação de perder o funcionário. O que realmente importa é o valor que o profissional dá para a empresa, a partir desse reconhecimento e a chance de continuar evoluindo, faz com que a empresa retenha esses talentos.

Portanto, crie um clima agradável na empresa, ofereça atividades diferentes, que propicie o desenvolvimento do funcionário como profissional e pessoa, tais como, treinamentos, palestras com assuntos relacionados a gerenciamento de tempo, qualidade de vida e relações pessoais. Surpreenda seus funcionários em datas que comemorem suas profissões, são nas pequenas atitudes que se demonstra o reconhecimento da empresa pelo seu trabalho.

Implante essa ideia no seu negócio, existem inúmeras consultorias de RH que auxiliam os gestores nestes processos. Algumas empresas passaram a investir na criação de escolas com cursos técnicos, para contratar de lá os  futuros colaboradores.

O bom gestor mantém sua equipe engajada, esta aí a importância da capacitação, despertar o melhor de cada indivíduo e reconhecer suas aptidões. Tanto no âmbito profissional, quanto no pessoal, ser reconhecido é uma das necessidades básicas do ser humano.

Reconheça e enxergue sua equipe, os pontos fracos e fortes de cada um, é positivo sair da relação superficial, e caminhar para uma relação de trocas honestas e profissionais, principalmente com a capacitação do funcionário. Dê esses feedback’s, fale dos acertos, eles anseiam por essas respostas, essas atitudes são mais construtivas do que destacar só pontos negativos.

Siga o Virtual Office!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *