Gestor x chefe: quais são as diferenças entre eles?

Gestor x chefe: quais são as diferenças entre eles?

Ter um negócio de sucesso não depende só da venda de produtos e serviços, independente do porte da empresa é preciso investir na área de RH e ir além da folha de pagamento. Na maioria das vezes não é preciso investir financeiramente, mas apenas com comportamento e atitudes que mostram sua liderança, principalmente se você lida com funcionários diariamente.

 

Ser chefe é diferente de ser gestor ou líder. Um chefe tem grande tendência ao comando, ele impõe ordens, muitas vezes visando apenas lucro e trabalho. Os funcionários por sua vez têm medo de chefes, isso porque o respeito pode ser abandonado na maioria das situações, então a relação caminha para o medo, onde o funcionário tem receio de se dirigir ao superior.

 

Um chefe não é capaz de motivar funcionários, para ele um trabalho bem feito é obrigação do colaborador, afinal ele ganha para isso. Se for para dar um feedback é evidenciando somente os erros e poucos acertos, mesmo que tenham vários. Essa visão de chefiar além de ser ultrapassada, não é nem um pouco humanizada, por isso existe uma linha tênue entre ser chefe e ser gestor.

 

Um gestor sempre estará motivado pela equipe que conduz, além de inspirar os funcionários. Ele está preocupado com resultados, mas está mais preocupado ainda em ser eficiente, em ajudar e motivar sua equipe, para juntos alcançarem os objetivos, nunca pensando individualmente.

 

Para o gestor ouvir seus funcionários é tão importante quanto distribuir tarefas porque ele quer e precisa extrair o melhor de cada um, tirar dúvidas, ajudar no crescimento e além de tudo respeitar as dificuldades de cada um, auxiliando para superar as limitações, ele é um incentivador de pessoas.

 

As diferenças entre gestor e chefe são muitas, principalmente no que diz respeito ao tratamento de pessoas. Nenhum profissional nasce gestor, mas alguns têm aptidão a enxergarem no outro algum talento. É possível se aperfeiçoar, além de trazer um enorme diferencial para a própria empresa, isso é refletido na rotina, no ambiente que fica mais leve e fácil de trabalhar.

 

Hoje em dia existem cursos voltado para gestores, que ajudam pessoas comuns a conduzir um projeto e ter bons resultados, apenas incentivando outras pessoas a serem melhores para elas mesmas e para o meio em que estão inseridas, neste caso o ambiente profissional.

 

Para quem está no começo, é importante ter em mente a palavra motivar, porque dentre o que foi falado é isso que um gestor faz, ele motiva pessoas. Se você estabeleceu prazos, metas e compromissos com a sua equipe, cumpra, a confiança e responsabilidade que você tem com os funcionários é o que fazem eles terem respeito por você, pela sua gestão.


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