Faça uso de ferramentas gratuitas na comunicação interna da sua empresa

Algumas empresas prezam pela política de comunicação interna, principalmente as de médio e grande porte, que tem em seu quadro um número significativo de funcionários. Além de ser um estimulador, mantém os colaboradores informados e eles se sentem parte integrante das decisões e projetos da empresa.
Uma comunicação interna eficaz é capaz de motivar funcionários, pois eles percebem que os conflitos estão ou serão solucionados, consequentemente ajudando na produtividade, e até nas vendas, que sofrem impacto. Mas para isso é preciso ter meios e ferramentas para propor uma comunicação saudável e assertiva.
Existem diversas ferramentas gratuitas de comunicação. Como é o caso do Skype, uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, no campo pessoal e profissional, onde é possível manter a comunicação, entre os colaboradores, de maneira rápida e gratuita. Mas se por um lado ele é visto como um aplicativo que auxilia o ambiente profissional, por outro é tido como uma ótima distração, isso porque é possível interagir com contatos pessoais.
O Google+ também é uma excelente ferramenta gratuita, ele vem embutido com o Google Hangouts, lá os funcionários podem convidar pessoas ou um grupo para as salas de bate papo, tendo um tom mais profissional, é possível arquivar todas as conversas, garantindo a privacidade dos usuários.
O Hall também é uma opção de ferramenta, além do sistema de chat, ele também gerencia projetos. Os funcionários só gastarão mais tempo para aprender a mexer, já que não é um aplicativo usual, mas vale a pena. Pode ser feito chat em grupo, conversa privada e até vídeo conferência. Existem planos pagos e gratuitos, em todos se armazenam conversas e vídeos.
A intranet é também é uma alternativa, funciona como uma rede corporativa, ela interliga os departamentos e facilita a comunicação entre os colaboradores. Permite que o usuário compartilhe e armazene as informações. No entanto, demanda constante atualização da área de tecnologia, por apresentar soluções já ultrapassadas.
Por fim, as conhecidas newsletters é uma excelente maneira de manter os funcionários informados. Lá podem ser colocados os aniversariantes do mês, testemunhos de clientes, histórias motivadoras dos gestores e dos funcionários, eventos, notícias sobre o setor, em geral, informação que agregue na sua comunicação interna.