Faça uso de ferramentas gratuitas na comunicação interna da sua empresa

Faça uso de ferramentas gratuitas na comunicação interna da sua empresa

Algumas empresas prezam pela política de comunicação interna, principalmente as de médio e grande porte, que tem em seu quadro um número significativo de funcionários. Além de ser um estimulador, mantém os colaboradores informados e eles se sentem parte integrante das decisões e projetos da empresa.

 

Uma comunicação interna eficaz é capaz de motivar funcionários, pois eles percebem que os conflitos estão ou serão solucionados, consequentemente ajudando na produtividade, e até nas vendas, que sofrem impacto. Mas para isso é preciso ter meios e ferramentas para propor uma comunicação saudável e assertiva.

 

Existem diversas ferramentas gratuitas de comunicação. Como é o caso do Skype, uma das ferramentas de comunicação mais utilizadas, no campo pessoal e profissional, onde é possível manter a comunicação, entre os colaboradores, de maneira rápida e gratuita. Mas se por um lado ele é visto como um aplicativo que auxilia o ambiente profissional, por outro é tido como uma ótima distração, isso porque é possível interagir com contatos pessoais.

 

O Google+ também é uma excelente ferramenta gratuita, ele vem embutido com o Google Hangouts, lá os funcionários podem convidar pessoas ou um grupo para as salas de bate papo, tendo um tom mais profissional, é possível arquivar todas as conversas, garantindo a privacidade dos usuários.

 

O Hall também é uma opção de ferramenta, além do sistema de chat, ele também gerencia projetos. Os funcionários só gastarão mais tempo para aprender a mexer, já que não é um aplicativo usual, mas vale a pena. Pode ser feito chat em grupo, conversa privada e até vídeo conferência. Existem planos pagos e gratuitos, em todos se armazenam conversas e vídeos.

 

A intranet é também é uma alternativa, funciona como uma rede corporativa, ela interliga os departamentos e facilita a comunicação entre os colaboradores. Permite que o usuário compartilhe e armazene as informações. No entanto, demanda constante atualização da área de tecnologia, por apresentar soluções já ultrapassadas.

 

Por fim, as conhecidas newsletters é uma excelente maneira de manter os funcionários informados. Lá podem ser colocados os aniversariantes do mês, testemunhos de clientes, histórias motivadoras dos gestores e dos funcionários, eventos, notícias sobre o setor, em geral, informação que agregue na sua comunicação interna.


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