Empreendedorismo: como montar sua startup

Empreendedorismo: como montar sua startup

Empreendedorismo: como montar sua startup

 

Não é uma tarefa fácil montar um negócio, seja ele físico ou digital. Mas não se apegue no medo de sair da zona de conforto, pois um negócio envolve caminhos arriscados. Se você já tem uma ideia na qual apostar, está decidido, mas não faz ideia por onde começar, esse texto vai falar sobre como montar sua startup.

 

O principal fator que faz as pessoas terem receio de apostar suas fichas é a falta de dinheiro. A maioria das justificativas gira em torno da falta de dinheiro, os empreendedores se questionam sobre como irão conseguir pagar o serviço de outro profissional, como um programador, por exemplo. Esse é o caminho mais fácil para quem não acha possível dar certo, aí começa a colocar obstáculos no próprio caminho.

 

Pare com as desculpas, a maioria dos empreendedores não dispõe de um alto orçamento, mas mesmo assim apostam nas suas ideias porque enxergam seu serviço ou produto como algo impactante na vida dos consumidores. Inclusive algumas empresas conhecidas começaram assim, por exemplo, Buscapé e EasyTaxi.

 

Alguns já nascem com espírito empreendedor, outros aprendem. Como montar sua startup vai depender do seu grau de conhecimento, para isso conte com acervo digital de livros, blogs e treinamentos que auxilia nesse desenvolvimento, muitas vezes o conteúdo disponibilizado é gratuito.

 

Você já decidiu em qual segmento vai atuar? Encontre sócios, busque sua lista de contatos e converse com pessoas ligadas ao que você deseja fazer ou ao menos que tenham afinidade com a área. Evite chamar amigos pessoais para esta empreitada, encontre sócios com o mesmo engajamento que o seu, as chances do negócio dar certo só aumenta.

 

Já com o sócio escolhido, preze por um planejamento focado no produto e no cliente. Quem é seu público? Estude ele minuciosamente, com o ambiente digital é mais fácil identificar esses fatores. O seu cliente está no meio digital, se interesse pelo conteúdo que ele deseja ver, pela qualidade do produto que ele aprecia, sua faixa etária e muito mais. Quando você identifica seu público alvo o projeto fica mais interessante para trabalhar.

 

Por fim, tenha controle sobre seu budget, ou seja, a quantidade de dinheiro que você tem disponível. Leve em consideração que o lucro não vem no primeiro, nem no segundo mês, portanto anote tudo o que você gastar e calcule o quanto você ainda tem. Sendo assim você saberá o número de meses que ainda está assegurado.

 

Empreender é uma trajetória de aprendizado, se você errou em determinado ponto, com certeza quando fizer novamente, vai acertar. Especialistas falam que a chance de sucesso das startups está contido nos erros, a cada erro a chance de sucesso aumenta. Agora que você já sabe como montar sua startup, boa sorte!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *