Como Disciplinar o Uso da Internet na Empresa

Como Disciplinar o Uso da Internet na Empresa

O uso da internet no ambiente de trabalho é uma questão já discutida por muitos gestores de Recursos Humanos. Não é novidade que a tecnologia causou uma revolução no comportamento das pessoas. Se antes, estar conectado era coisa para se fazer fora do ambiente de trabalho, hoje faz parte do dia a dia checar emails, notificações, mensagens e até mesmo trabalhar via smartphones.

O avanço da tecnologia fez com que a internet se tornasse um valioso recurso no ambiente de trabalho, ela é o maior dicionário de pesquisa do mundo, notícias, listas telefônicas, redes sociais e muito mais pode ser encontrados aqui. Mas quando mal utilizada, ela pode prejudicar o andamento do trabalho e afetar a produtividade dos funcionários. Como disciplinar o uso da internet em sua empresa?

Algumas organizações proíbem o acesso às redes sociais nos computadores corporativos, esse tipo de postura transparece a falta de confiança que os gestores têm em seus funcionários. Há alguns anos essa atitude faria sentido, mas hoje com smartphones oferecendo a possibilidade das pessoas se conectarem em qualquer lugar, a saída é educar os funcionários, para que eles entendam que deve haver uma administração do tempo de acesso às redes.

Converse com a área de Recursos Humanos e crie ações de conscientização, indique que há sim um momento para o uso, mas que a distração pode acarretar na falta de produtividade dos funcionários. Essa política interna deve ser válida para todos. Alerte- os também sobre o que é postado durante o expediente, alguns colaboradores utilizam às redes para falar mal da empresa, do chefe, sendo negativo para a imagem de ambos.

Uma boa política de conscientização deve ser escrita, entregue a todos os funcionários, comunicando e esclarecendo o que é permitido, o que está proibido, alertando que possíveis monitoramentos poderão acontecer, deixar claro o motivo do monitoramento e o porquê esse tipo de ação é importante para a organização.
A tecnologia nos aproxima, auxilia em inúmeras tarefas do dia a dia, mas também é um ótimo termômetro de distração, são tantas notificações, que se o funcionário se auto analisar ele mesmo irá perceber que se tivesse que responder todas as solicitações, teria que estar conectado a todo instante, por isso não basta bloquear as redes, é necessário ter auto controle.

O uso excessivo das redes sociais, em principal, Facebook, Twitter, Instagram e YouTube, acesso a pornografia, download de músicas, sites de entretenimento, sem relação nenhuma com o trabalho, streaming de músicas e vídeos, são os abusos mais frequentes dentro das empresas.

Ao relacionar os problemas que o uso da internet pode acarretar para a organização, cite a falta de produtividade, a má administração do tempo, os problemas legais por conta de conteúdos de pornografia ou pirataria, os problemas com vírus e até roubo de informações da empresa. Dessa forma você fará com que eles entendam que pode usar, mas com responsabilidade, sabendo limitar o tempo dedicado a estas atividades.

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