Dicas para Evitar Dores Durante o Trabalho

Dicas para Evitar Dores Durante o Trabalho

Algumas dicas de exercícios e acessórios ajudam que os profissionais que trabalham em escritórios, atendendo telefonemas ou que precisam do computador durante o dia, aliviem os incômodos que podem ser causados na coluna, lombar, pescoço ou até dores musculares em locais como braços ou ombros. Verifique algumas dicas para evitar dores que já até receberam nomes científicos: “LER” que está relacionada aos esforços repetitivos e “DORT” que são as patologias musculares ou ósseas desenvolvidas no trabalho.

1. Realize pausas rápidas para alongamentos em atividades repetitivas:

Caso o seu esforço no trabalho seja desenvolvido de forma repetitiva e que você realize funções que exijam os mesmos músculos e movimentos, dê pausas durante as tarefas. As pausas breves costumam ter maior eficácia que as longas que ocorrem de uma única vez. Alguns alongamentos ajudam no relaxamento e diminuem as dores.

2. Afasta-se do computador por alguns minutos:

Os computadores são os grandes causadores de desconforto nos olhos e cansaço visual. Para que este incômodo não resulte em problemas de saúde, a cada hora, se distancie da máquina por 4 minutos. Também verifique se o local não está demasiadamente escuro, porque, assim, o computador precisa emitir muito brilho que pode agredir a visão.

3. Procure por acessórios que facilitem a digitação:

O processo de digitar no teclado pode ser cansativo e causar dores nos dedos e pulsos. Para torná-lo menos agressivo, embora não pareça, procure por mouse pad e teclados com borda estofada e arredondada para conforto dos braços. É algo simples, porém evita materiais rígidos em contato com a pele e músculos.

4. Opte por fones de ouvido:

Para profissões que usam o telefone ao mesmo tempo da digitação, é extremamente indicado que se faça a opção pelos fones de ouvido. Desta forma, posições desconfortáveis com o telefone tradicional com ou sem fio, são eliminadas e desgastes no pescoço e ombros não ocorrem.

5. Adeque a postura ao monitor:

A postura é fundamental para evitar dores na lombar e coluna. A dica é que o monitor permaneça na linha dos olhos e nunca abaixo deles, assim, a coluna não se curvará mais que o limite dela. O regulador para cada altura do usuário também é bastante indicado, além das cadeiras que devem ser macias e com ajuste para o antebraço não permanecer tão distante do teclado e do mouse.

As dicas são essenciais para que LER e DORT não se tornem patologias crônicas e não resultem em problemas de saúde.

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