Descubra 5 desvantagens do Home Office

25. fevereiro 2019 Boletim VO 0
Descubra 5 desvantagens do Home Office

Que o home office é tendência em diversas empresas e conquista cada vez mais pessoas não há dúvidas. Porém você sabia que essa modalidade de trabalho também oferece alguns inconvenientes?

Como tudo na vida, o trabalho remoto de casa oferece aspectos negativos e positivos. É comum, inclusive, que muitos profissionais reclamem dele porque não conseguem focar em suas atividades e se dispersam com facilidade. O surgimento de outros inconvenientes também traz prejuízos.

Se você está pensando em adotar o home office, a seguir, listamos 5 aspectos negativos dele para que você avalie se essa é realmente a melhor alternativa para você.

1. Indefinição de horários e excesso de carga de trabalho

Quando você trabalha de casa é possível criar seus horários, é claro. Entretanto, se o home office não for bem administrado, você acaba se atolando de trabalho e perdendo momentos importantes da sua vida pessoal.

Alguns profissionais afirmam que essa flexibilidade excessiva de horários faz com que eles comecem a trabalhar muito cedo e fiquem até altas horas da noite. Isso porque, sem regras determinadas e um ambiente específico para trabalhar, parece que há coisas a se fazer o tempo todo.

2. Tendência ao isolamento social

Esse é um dos pontos que mais afeta quem trabalha no esquema home office. Isso porque, ao trabalhar de casa, é comum que a pessoa conviva com menos pessoas, não dê tanta atenção à aparência e acabe “se fechando em seu casulo”.

Quando isso acontece, aspectos como networking e relacionamento interpessoal são prejudicados. A consequência disso é um afastamento do mercado de trabalho e perda de algumas habilidades sociais indispensáveis para que você cresça como pessoa e profissional.

3. Falta de atualização profissional em processos gerenciais

Pessoas com cargo gerencial e que necessitam administrar uma equipe têm a necessidade de desenvolver habilidades de relacionamento. Quando você trabalha no home office, o isolamento acaba prejudicando essa capacidade.

O resultado disso é que fica mais difícil de desenvolver equipes, motivá-las e fazer com que todos “falem a mesma língua”. Lidar com pessoas é essencial para aprender o que funciona e o que pode ser descartado nessa tarefa diária que é extrair o melhor de cada profissional.

4. Interferência de assuntos domésticos nos profissionais

Você está trabalhando em casa e, de repente, precisa comprar gás, cuidar do cachorro ou não consegue se concentrar porque as crianças fazem muito barulho.

As distrações do ambiente doméstico são inúmeras e, para a maioria das pessoas, é quase impossível de se separar delas. Em muitos casos, inclusive, o rendimento do profissional é totalmente comprometido por essas intercorrências e sua produtividade pode cair drasticamente.

5. Preconceito do mercado formal com empresas não registradas

Para muitos profissionais, utilizar o endereço de casa para registrar a empresa não é uma boa solução quando o assunto é entrar no mercado formal.

Isso acontece porque muitos parceiros e clientes ainda desejam uma empresa estruturada em um local físico, com endereço fiscal e comercial. Se você diz que trabalha de casa, pode passar uma imagem de menos credibilidade, afastando potenciais negócios.

Para evitar que as desvantagens do home office afetem a sua carreira, uma solução é investir nos escritórios virtuais.

No Virtual Office você pode receber clientes, registrar seu endereço comercial e fiscal, bem como montar uma estrutura de empresa para encontrar parceiros. E tudo é feito em locais empresariais e de grande prestígio!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *