Como um Profissional de TI Pode Se Destacar no Mercado

Como um Profissional de TI Pode Se Destacar no Mercado

A informática deixou de ser utilizada para fins militares e científicos e tomou espaço nas estratégias realizadas por empresas e, também, nas áreas de negócio. No Brasil, até 2020, o setor de TI alcançará 6,5% do PIB e empregará mais de 750 mil profissionais.

Houve um processo de evolução dentro do setor da informática. Do antigo CPD (Central de Processamento de Dados) passou a se responsabilizar pelo desenvolvimento de softwares e por automatizar dados. E, com todas as transformações, surgiu o profissional capacitado na Tecnologia de Informações.

Aqui, damos dicas que ajudam os profissionais de TI a terem seu destaque merecido no mercado:

1) Sempre estar atualizado em novos sistemas de smartphones e de computadores:

Os profissionais de TI, além de executarem demandas e correções, carregam a nova responsabilidade de solucionar e inovar os planos estratégicos de uma empresa – incluindo as diversas formas do cliente conhecer determinado serviço e se interessar por ele. Para isso, é primordial que estejam sempre atualizados em operações de sistemas para computadores e smartphones, manuseio e confecção de aplicativos, computação de nuvem (Drive ou Cloud), Big Data e outros. Todos os aparatos tecnológicos que possam atrair interessados devem ser do interesse dos TI’s.

2) Estar disposto a encarar as redes sociais e usá-las como networking:

Conquistar contatos do mercado de trabalho através dos sites como Google+ ou Linkedin. Outros sites como “Profissionais TI” ou “Empregos TI” são especializados e demonstram a quantidade de vagas disponíveis, eles aceitam cadastros de currículos, oferecem informações e apostilas destinadas aos concursos públicos e, além disso, artigos escritos por pessoas da área podem ser publicados.

3) Paciência é muito importante:

Ser paciente também é uma característica que não deve ser excluída. Problemas com sistemas operacionais são frequentes e, por outro lado, existem os usuários exigentes e que possuem pedidos requintados.

4) Evitar as multitarefas e trabalhar a concentração:

Reduzir a simultaneidade é uma ótima forma de possuir destaque, ou seja, evitar executar várias tarefas ao mesmo tempo e, assim, produzir mais resultado. Concentrar-se de verdade no que está sendo feito é construir maiores habilidades. Uma função bem aprendida e focada raramente precisará ser revisada ou retomada.

Apesar do TI trabalhar, por muitas vezes, de forma autônoma, surgem as Consultorias de TI – equipes especializadas e responsáveis por gerar serviços de alta complexidade tecnológica. Quem as contrata recebe monitoramento durante 24 horas do dia e 7 dias por semana, possui assistência remota, segurança e auxílio com total urgência quando ocorre alguma falha. O que também é uma boa alternativa para o TI, afinal, quando presta serviços à uma consultoria, recebe treinamentos e certificações que acrescentarão ao seu perfil, sem contar os benefícios do emprego fixo.

Acoplados às desenvolvedoras ou consultorias de TI, as especializações em algumas áreas como “ciência de dados”, “sistemas de informação” prometem ser as profissões do futuro. A Era da Informação Digital apenas começou.

Siga o Virtual Office!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *