Como ter Sucesso no Ramo de Representação Comercial

28. setembro 2015 Boletim VO 0
Como ter Sucesso no Ramo de Representação Comercial

O representante comercial atua na intermediação da compra e venda de mercadorias. É uma profissão regulamentada pela Lei nº  4.886, de 9 de dezembro de 1965. O profissional pode atuar de maneira autônoma ou fazer parte de uma empresa de representação comercial – em qualquer um dos casos é obrigatório que tenha registro no Conselho Regional dos Representantes Comerciais.

Algumas ideias ajudarão as empresas da área a terem sucesso ou, aos novos empreendedores, iniciarem sua companhia:

Entenda o mercado de Representação Comercial

Os fabricantes tentam aumentar lucros e diminuir custos. O representante comercial deve compreender que cada setor possui maior ou menor sucesso dependendo da localização que o cliente se encontra. Dessa forma, o profissional deve conhecer as áreas de venda e se são pólos efetivos para boas parcerias. Quais clientes da localidade próxima aceitaria o produto? Ele está de acordo com a situação financeira das pessoas ao redor? Algumas perguntas como essas devem ser feitas.

Escolha um setor de produtos e domine

Por existir uma infinidade de produtos a serem comercializados, o representante nem sempre dominará todas as vendas. O representante precisa se especializar em pequenas áreas e focar na sua habilidade de fala sobre elas. Uma pesquisa de mercado auxilia a empresa de representação comercial associar com qual produto mais combina e em qual quer atuar como agente de lucros.

O espaço físico pode ser simples ou home office

A empresa pode estar na casa do empreendedor no começo. Devido ao crescimento dos negócios, o responsável pode transferir o home office para uma sala física. Já que o setor não exige instalações ou local para depósito, escritórios alugados resolvem os problemas. O ideal para quem está começando é alugar salas próximas a centros comerciais. O Virtual Office oferece a locação de salas.

Processo de legalização da empresa: não deixe de lado!

Não se esqueça do registro que falamos no início do texto. É obrigatório que o Conselho Regional dos Representantes Comerciais esteja ciente de seu empreendimento. Para existência de uma empresa legal no ramo, é necessário que se possua: obter o CNPJ na Receita Federal, o cadastro previdenciário da empresa no INSS e o cadastro para certidão negativa e temas ligados ao FGTS dos empregados na Caixa Econômica. Maiores esclarecimentos com o Conselho Estadual.

Siga o Virtual Office!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *