Como ter funcionários motivados em plena crise econômica?

02. janeiro 2017 Boletim VO 2
Como ter funcionários motivados em plena crise econômica?

Descubra como ter funcionários motivados em plena crise econômica?

 

Com um cenário econômico abalado, não adianta se desesperar, principalmente tentando “enxugar” a equipe. Os colaboradores são os principais ativos de uma empresa, mas não adianta a empresa apenas reconhecer isso, é preciso que efetivamente se estabeleça ações práticas para motivar sua equipe, ainda mais em momentos difíceis. Como ter funcionários engajados em colaborar com a empresa nessa situação?

 

  • Ofereça recompensas para os funcionários

A falta de reconhecimento é um dos motivos que levam à frustração dos funcionários, que consequentemente acabam produzindo abaixo do esperado.  É de extrema importância promover um ambiente de trocas, onde você acompanha as constantes melhorias e proporciona alguma recompensa aos funcionários que cumprirem suas metas. Essa política incentiva os profissionais.

 

  • Dê feedbacks construtivos

Ao contrário do que muitos gestores acham, o reconhecimento não é só financeiro, por meio de simples elogios ou críticas construtivas, você pode surpreender seu funcionário.  Num dado momento pode ser que você se veja ocupado e com diversas coisas para fazer, mas reserve um tempo para isso, mesmo que curto. Caso você seja o tipo de pessoa que só conversa para apontar os erros, o colaborador entende que o trabalho desempenhado é indiferente para a empresa. Dê ouvidos à sua equipe, principalmente a eventuais inquietações e dúvidas.

 

  • Invista em treinamento

Mesmo em tempos difíceis a empresa precisa investir no desenvolvimento dos profissionais, invista em treinamentos, a organização deve estar disposta a fomentar esses potenciais. Mesmo que seja para poucos funcionários, essa decisão independe de qual for posição do profissional, cursos de capacitação e treinamentos, além de contribuírem com a própria organização, também motiva os profissionais, na vida profissional e pessoal.  Demonstra que a empresa realmente confia no talento de cada membro da equipe.

 

  • Seja exemplo para eles

O discurso “faça o que digo, mas não o que faço” não funciona como motivação dentro de uma empresa. Quando o time percebe que quem lidera a equipe tem uma postura engajada e coerente entre o que fala e o que faz, todos respeitam sua gestão. Portanto, seja exemplo para a sua equipe, isso faz de você uma pessoa inspiradora que contorna qualquer situação.  

 


2 thoughts on “Como ter funcionários motivados em plena crise econômica?”

  • 1
    Mirian on 10 de janeiro de 2017 Responder

    Nao é nada disso. Tem outra coisa muito mais importante do que tudo isso…

    • 2
      Carolina Mozone on 27 de janeiro de 2017 Responder

      Olá Miriam, que legal ter sua interação aqui em nosso Blog! Adoramos a troca de conhecimento, conta pra a gente o que é mais importante na sua opinião 🙂
      Grande Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *