Como reduzir os custos de sua empresa

Como reduzir os custos de sua empresa

Reduzir os custos de sua empresa

 

A redução de custos é bastante comum quando as empresas se encontram num momento de apuros. Mas antes de dar esse passo faça uma avaliação prévia, pois muitas acabam “limando” recursos importantes para os funcionários e andamento das tarefas. Como reduzir os custos de sua empresa, de forma que realmente economize, sem afetar o bem estar e a produtividade dos seus colaboradores?

 

Tenha metas de redução. Não adianta querer reduzir tudo, sem ao menos saber quais os principais itens para isso, sem saber com o quê economizar. Faça um planejamento de diminuição de gastos, sendo assim é possível definir os caminhos a se percorrer.

 

Engaje a equipe. Os funcionários são os principais responsáveis pela redução de custos, a comunicação com eles deve ser reforçada para que isso realmente vire uma causa dentro da empresa. Você pode até criar metas e se elas forem atingidas usar parte da economia para premiar a equipe ou determinado funcionário.  Essa atitude os deixa mais engajado.

 

Adote banco de horas. Essa é uma das alternativas de como reduzir os custos de sua empresa. O funcionário pode recuperar as horas trabalhadas em folgas, emendas e férias mais longas. Além de ser uma excelente maneira de incentiva- lo a fazer atividades que ele evita por conta do trabalho, como, realizar exames de rotina, e até mesmo buscar os filhos no colégio. Situações que a maioria, mesmo precisando, evita para não se ausentar do trabalho.

 

Dê férias coletivas.  Caso haja necessidade de uma redução efetiva, considere dar férias coletivas para os colaboradores. Isso pode ser feito no final do ano ou quando houver uma baixa na demanda de produção. Assim, a empresa economiza com as despesas comuns de luz e água.

 

Toda redução de custo depende da necessidade e apuros em que a empresa se encontra. Se não houver necessidades de fazer reduções radicais, opte por uma economia mais leve, mas que traga resultados pontuais. Engaje os funcionários a não deixarem de economizar, isso é bom para eles mesmos.

 

Uma simples economia na luz que vive acesa sem motivos, o uso da impressora para ter documentos que poderiam ser arquivados numa pasta ou papéis impressos em excesso, são atitudes que facilmente poderiam ser mudadas. Além disso, não afeta o bem estar dos funcionários, ao contrário, os deixa mais engajados numa questão que não é só financeira, mas também ambiental.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *