Como o Blockchain pode facilitar os processos nas empresas

Como o Blockchain pode facilitar os processos nas empresas

Você já ouviu falar em Blockchain ou esse ainda é um termo desconhecido?

Para muitas pessoas, especialmente as antenadas ao universo das criptomoedas, essa rede já é algo familiar, mas, basicamente, podemos resumir Blockchain na seguinte frase:

Blockchain é uma tecnologia com foco na descentralização e que simplifica operações, reduzindo as chances de fraudes.

Em recente encontro, o Fórum Econômico Mundial apontou o Blockchain como uma tecnologia que moldará o futuro, mas, no dia a dia das empresas, você sabe como ele pode facilitar os processos?

Muito além das operações financeiras, o Blockchain pode também ser aplicado a processos corporativos e transações comerciais, trazendo mais segurança e privacidade.

Para que você entenda como funciona o Blockchain na prática, a seguir, explicamos três aplicações dessa tecnologia no dia a dia:

Blockchain na flexibilização do caixa

Com o Blockchain é possível fazer a transferência de ativos em uma cadeia, viabilizando transações seguras, privadas e autorreguladas. Assim, os processos são mais transparentes, seguros e disponíveis a todos os envolvidos em uma empresa.

Concorrência aberta e vendas por preços mais atraentes são outras consequências do Blockchain, já que o software, por ser aberto e controlado, fica disponível a todos os envolvidos no processo.

Visão de toda a cadeia de suprimentos e pagamento instantâneo

O gerenciamento de gastos é um desafio para muitas empresas. Com o Blockchain é possível organizar uma rede autônoma para fornecedores e parceiros, por exemplo. Assim, são automatizados pagamentos, contratos, embarque de mercadorias, etc.

Com essa tecnologia pode-se, por exemplo, detectar problemas em toda a cadeia de fornecimento. Então, a internet das coisas pode ajudar a detectar essa falha e, o quanto antes, promover uma solução – tudo sem interação humana.

Os registros são criptografados e descentralizados

Geralmente, os registros de empresas são administrados por terceiros, algo que resulta em falhas ou invasões hackers. Com o Blockchain, cada registro é criptografado de forma individual, com chaves de acesso. Por isso, invadir o sistema fica muito mais difícil.

Sem intermediários, o Blockchacin torna os processos muito mais seguros, reduzindo também os custos de serviços. Assim, transações são processadas mais rapidamente e falsificações são inibidas.

Redes gigantes como Walmart, Itaú, Bradesco e Nasdaq já utilizam a tecnologia do Blockchain, mas mesmo as empresas de menor porte podem se beneficiar dessa tecnologia.

Portanto, que tal aplicá-la ao seu dia a dia para reduzir custos, gastos e elevar o nível de segurança dos processos? O futuro já chegou!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *