Como o ambiente de trabalho pode ajudar ou prejudicar os funcionários

Como o ambiente de trabalho pode ajudar ou prejudicar os funcionários

É da espécie humana ser influenciada pelo ambiente em que está inserido, isso não seria diferente no ambiente de trabalho, lugar que a maioria das pessoas passam de 6 a 12 horas por dia. Um bom lugar é capaz de trazer mais produtividade por parte dos funcionários, pois eles querem dar bons frutos para aquela empresa, e isso está diretamente ligado à uma boa liderança.

 

Se o líder ou chefe, como são conhecidos, não são profissionais com atitudes humanizadas, não sabem tratar ou lidar com pessoas, só estão dispostos a dar ordens e broncas, estes são reprovados pelos colaboradores que acabam descontando no trabalho ou na falta dele.

 

Motivar funcionários deve ser o item principal da cartilha de todo e qualquer empresário, independente do porte da empresa. Além de ser uma necessidade básica das pessoas, o reconhecimento impulsiona e até faz com que ela se sinta mais engajada no trabalho e na vida pessoal.

 

Enxergue o potencial da sua equipe, e de cada funcionário individualmente, isso não significa não dar atenção aos erros, é necessário alertar sobre os erros, mas sobre as possibilidades de acerto, se possível evidencie mais os acertos. O feedback também é importante, sendo assim o próprio funcionário vai reconhecer onde está errando e acertando, mas com consciência de que o chefe também vê os acertos.

 

Criar um ambiente de trabalho agradável propicia o desenvolvimento profissional de cada um, o funcionário sai de casa disposto a estar naquele ambiente, vestir a camisa da empresa, simplesmente por ter empatia com as pessoas envolvidas no projeto, e ao sair se sente realizado.

 

Faça investimentos em treinamentos, palestras relacionadas a temas profissionais e bem estar. É notável que essas ações são importantes para o crescimento profissional de cada colaborador, e mais ainda para não criar um ambiente de trabalho rígido, sem oportunidade alguma.

 

Cumpra os prazos estabelecidos, para manter uma equipe fiel ao seu lado. Prometeu uma comissão, bônus ou salário para tal data? Cumpra esse prazo, assim seu time confiará em você, e você não será visto como uma pessoa irresponsável que não dá importância para as necessidades dos seus funcionários, que na maioria das vezes já tem planos para aquele dinheiro.

 

Motivar funcionários é liderar com senso humanizado, se colocando no lugar do outro, explorando o que cada um tem de melhor, talentos não são idênticos, cada profissional tem uma forma de trabalhar, uma forma de errar e pessoas em geral são assim, diferentes. Essa atitude com certeza trará realização para as pessoas envolvidas e para você como gestor também.

 

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