Como inovação e empreendedorismo ajudam a alavancar a economia

Como inovação e empreendedorismo ajudam a alavancar a economia

O Brasil é um dos países que mais empreendem. Negócios dos mais diferentes tamanhos e finalidades são abertos todos os dias, mas um ponto ainda é crítico no País: a inovação, que movimenta a economia e gera empregos.

O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgado pelo Sebrae, indica que, embora seja alto, o empreendedorismo no Brasil ainda é de baixa qualidade, o que o classifica na 98ª colocação em um ranking de 137 países avaliados nesse quesito.

Pode parecer estranho um país que empreende e ousa tanto ainda ficar em uma classificação tão baixa quando o assunto é inovar. Sabe por que isso acontece?

Segundo especialistas, esse cenário é causado pela baixa competitividade internacional e inovação aquém do necessário. Em geral, empresários brasileiros focam no mais simples, em algo que atenda às necessidades do mercado interno.

Quais são as consequências do empreendedorismo sem qualidade?

Quando há baixo grau de inovação, há menor geração de empregos, renda e, consequentemente, baixa contribuição para a economia do País.

Como a predominância dos novos negócios do Brasil é das pequenas empresas (98% das existentes), que geram também o maior número de postos de trabalho, inovar desde as menores é um dos caminhos para melhorar esse cenário como um todo.

Como melhorar o cenário do empreendedorismo no Brasil

Para que o empreendedorismo brasileiro realmente seja um celeiro de postos de trabalho e ajude a alavancar a economia, é fundamental que os empreendedores tenham maior nível de preparo e formação, com conhecimentos profundos sobre gestão e planejamento dos negócios.

O que se nota, atualmente, é que grande parte dos gestores possui conhecimentos básicos sobre o negócio em que atua e não busca por uma equipe com profissionais altamente capacitados e que “cubram” suas deficiências. Por isso mesmo, o negócio não inova e acaba por ficar estagnado ao longo dos anos.

Espaços de coworking são o ambiente ideal para que essa “ebulição” de ideias e pensamentos saia do papel. Com networking, ações de inovação e captação de bons profissionais, eles têm se tornado celeiros de empresas realmente inovadoras e exemplos de gestão.

Venha conhecer o Virtual Office! Temos uma longa história de parceria com grandes empresas, que se beneficiam de nossa estrutura de coworking para se transformarem em modelos para o mercado.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *