Como Gerenciar Sua Equipe Remotamente

Como Gerenciar Sua Equipe Remotamente

Atuar no ramo de escritórios virtuais fez com que o Virtual Office tivesse contato com grupos de empresários dos mais diversos tipos, mas com algo em comum: a vontade de se destacar no mercado e prosperar apostando em soluções práticas e eficientes, como a locação de nossas salas.

Quem trabalha com escritórios virtuais muitas vezes encontra a dificuldade de ter que gerenciar sua equipe de maneira remota, ou seja, garantir a produtividade mesmo sem gestores e funcionários estarem no mesmo ambiente diariamente. Você sabe como gerenciar sua equipe remotamente?

O trabalho remoto vem se popularizando nos últimos anos com a implementação de Home Office, que permite que as pessoas trabalhem de casa e utilizem apenas endereços comerciais, mas é preciso muita dedicação e atenção aos detalhes para manter a gestão da equipe sob controle.

Muitos de nossos clientes poderiam falar sobre o assunto, mas quem mais entende de gestão de equipe remota é um americano chamado Jason Fried. Autor de um livro considerado a bíblia do assunto, “Remote: Office Not Required” (ou ‘escritório não é necessário’, em tradução livre) ele atesta:

O escritório, ou como queira chamar o local de trabalho comum, está repleto de

interrupções. Se você fizer uma rápida pesquisa com seus colegas, vai perceber que a maioria prefere executar as tarefas pendentes de manhã cedo ou tarde da noite. Ou levar trabalho para casa, nos fins de semana. Esse não é o melhor jeito de trabalhar. Não se trata de uma questão de preferência dos funcionários. É uma decorrência do erro na estrutura dos locais onde trabalham.

A seguir, alguma dicas que Fried dá no Livro:

Confiança acima de tudo: “Se você quer trabalhar com as pessoas, você precisa acreditar nelas. Uma parte fundamental [do trabalho remoto] é acreditar que as pessoas farão suas atividades em qualquer lugar que estejam.”

Força de vontade conta: “Foque em conseguir os melhores benefícios e conter os atrasos.”

Use a tecnologia a seu favor: “Você ficaria surpreso com quanto pensamento criativo de qualidade pode ser capturado usando apenas duas ferramentas simples: uma conexão de voz e uma tela de computador”.

Pensamento positivo: “Se você deixar, as pessoas tem um incrível poder de superar nossas expectativas de moderação e responsabilidade”

Encontros presenciais: David Heinemeier Hansson, co-autor do livro, cita que na empresa em que trabalha com Fried de maneira remota, eles reúnem todos os funcionários três vezes ao ano.

“Um encontro cara-a-cara também é importante”

O mais importante é encontrar o seu método de gestão de equipe, que esteja alinhado com seu temperamento e que facilite o trabalho remoto, fortalecendo a qualidade de vida para que seus funcionários trabalhem mais motivados.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *